Transcrição de casamento e nacionalidade

Olá! Eu já li muitos tópicos sobre esse assunto mas ainda não ficou claro pra mim.
Meu pai recentemente fez o pedido de nacionalidade por atribuição dele. Quando sair a cidadania dele, sendo ele o declarante do meu nascimento, eu posso entrar com o pedido da minha nacionalidade em seguida, ou é obrigatório que ele faça a transcrição do casamento dele antes? Muito obrigada!

Comentários

  • Também no caso ele não irá fazer o pedido do cartão do cidadão e passaporte por enquanto.
  • Biα,

            antes de responder, por favor, esclareça uma coisa:

             No outro post vc diz que seu é bisneto de português. Como ele pediu a nacionalidade portuguesa por atribuição?

  • Foi passado de pai pra filho por atribuição, mesmo!
  • Oi Bia,

    embora a lei que trata de assuntos de nacionalidade, não exija, que  se faça a transcrição (por exemplo quem não é casado, filho fora do casamento, etc..) os consulados aqui, exigem que se faça.
    Eu sugiro que após a obtenção da nacionalidade do seu pai, você dê entrada na sua, pela CRC.Caso eles peçam a transcrição do seu pai, o seu processo ficará aguardando até a transcrição ser feita.
    Quando fiz  a minha , não pediram nada.E no meu assento de nascimento consta o nome da minha mãe, tudo certinho.

    Abços

    Carlos
  • Bia,
    Como disse o Carlos, se voce for fazer a sua por um consulado, necessariamente tera que fazer a transcricao de casamento. Se for de SP faz-se por correio e é bem rápido.
    A lei exige que os casamentos, divorcios, obitos, etc. sejam transcritos em Portugal, mas às vezes fazendo o processo direto em Lisboa eles nao obrigam quando o declarante é o portugues e nao mudou de nome ao casar (maes).
    Se nao tem pressa, siga o conselho do Carlos. O maximo que pode acontecer é demorar um pouco mais o seu processo caso pecam a transcricao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.