Problemas com o governo brasileiro após retificação???

Pessoal,
tenho uma curiosidade. Entre os dados que vamos tentar corrigir do meu avô, está data de nascimento. Ele é um ano mais velho... nasceu em 1925 ao invés de 1926.

Ele já está aposentado, então minha dúvida é se alguém teve problema com mudança de idade/data de nascimento com o governo brasileiro. Ele já é aposentado há anos, mas, sei lá... gostaria de saber de outros casos, só pra ter CERTEZA de que não teria problema algum.

Comentários

• E por que haveria problema? Primeiro, ele é mais velho, e não mais novo. Então, não seria problema para o INSS.
    Segundo, você não vai enviar a certidão nova de nascimento dele para tudo quanto é repartição brasileira, vai?
  • Eu não sei, Cynthia.. e é por isso que estou perguntando. Entendo que é pra isso que existe o fórum.

Você já trocou dados de certidão de parente vivo?

Eu gostaria de ouvir opiniões de quem já passou por isso, pra saber o que acontece na real.
  • A única coisa que eu penso que pode afetar (e talvez a favor do seu avô), dependendo de quando ele se aposentou e com que idade, se havia fator previdenciário, talvez o benefício dele pudesse ser maior, mas aí realmente é para conversar com um advogado especializado (o que não é o meu caso, não sou advogado) se ele poderia solicitar o recálculo e restituição de valores devidos (apenas dos cinco anos anteriores ao pedido de recálculo).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.