Certidão de inteiro teor + certidão com as razões para a não emissão de cópia reprográfica

...porque "é o que tem pra hoje".

O cartório onde estou registrado me falou em email (a própria tabeliã) que não dispõe de equipamento hábil para a reprodução da certidão, e ficou de fazer uma certidão/declaração informando os motivos de não poder fazer em cópia reprográfica (ainda não recebi, está vindo pelos Correios). Imagino (na verdade espero!) que isso supra a necessidade de reprográfica.

A pergunta é: apostilo os dois? (de qualquer forma, acho melhor pecar por excesso do que por falta)

Comentários

  • Saiu a atribuição da minha mãe, estou "nos finalmentes" pra mandar a documentação... Alguém tem alguma ideia sobre isso?
  • @jhmelman vou deixar meus 2 centavos, como o apostilamento serve, basicamente, para validar documentos emitidos por cartório / instituições públicas eu acredito que seria melhor apostilar esse documento que informa a impossibilidade de emissão por cópia reprográfica. Concordo com você que é melhor pecar por excesso do que por falta ainda mais que se cair em exigência, por causa de um apostilamento, vai sair muito mais caro enviar o documento apostilado mais tarde do que fazer o apostilamento agora, além do atraso no processo.
  • @Daniel
    Obrigadão! Sim, sim, é justamente essa a minha linha de raciocínio.

    Sabe se tem alguma Conservatória com maior ou menor possibilidade de encrencar com a falta da certidão reprográfica? (umas são mais exigentes, outras menos...)
  • @jhmelman você fez transcrição de casamento de sua mãe?
    Lembro de ter lido uma conservatória que aceita inteiro teor digitada sem reclamar mas agora não estou me lembrando qual é. Apesar que acho que já justificando a impossibilidade de emissão de certidão reprográfica não haveria problema.
  • @Daniel Henriques
    Acabei de saber que foi feita. :) PD.
  • @jhmelman até fui dar uma olhada aqui http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest mas não sei se está atualizado, todas estão constando que aceitam a inteiro teor não reprográfica caso não seja possível emitir a reprográfica.
    Pesquisa aqui no fórum se ACP ou a 3ª CRC Porto aceitam, pelos últimos relatos parece que estão sendo as mais rápidas.
  • ACP vai passar a receber mais tipos de processos agora, não tem isso?
  • Pois é mais está meio nebuloso o que vai acontecer. Se eu fosse mandar hoje provavelmente mandaria pra 3ª só pra garantir.
    Mas ainda estou no processo de transcrição do casamento de maus pais, documentos foram apostilar hoje :)
  • Atualização do tópico apenas para informação:
    Apostilei os dois documentos (certidão IT e declaração de impossibilidade de emissão) e enviei, na época, para a 3ªCRC/Porto. Foi aceito sem cair em exigência, minha nacionalidade já saiu há um tempo. No momento a 3ªCRC do Porto não faz mais atribuição de nacionalidade, mas acredito que não haja problemas em outras Conservatórias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.