Ajuda com Busca de Certidão
Olá amigos,
Também estou em busca da certidão de meu avô, mas estou esbarrando em diversos obstáculos.
Meu avô, nascido em 1919, meio imediatamente após o nascimento para o Brasil, e não tem certidão. Ele também desconhece o local exato do nascimento, apenas estima-se que tenha sido na região de Coimbra.
Tentei contato com o Consulado de Ribeirão Preto para verificar a existência da ficha consular, mas não foi encontrada. O único documento que ele ainda possui é o RNE.
Devo ir para Portugal nos próximos meses, e gostaria de aproveitar a viagem para tentar buscar alguma coisa lá. Mas não sei bem qual o caminho que deveria fazer.
Será que o único caminho é descobrir quais os cartórios de cada uma das freguesias de Coimbra, e visita-los um a um?
Dado a data de nascimento, qual o local mais provável que essa certidão seja encontrada?
Agradeço de antemão a ajuda de todos!
Também estou em busca da certidão de meu avô, mas estou esbarrando em diversos obstáculos.
Meu avô, nascido em 1919, meio imediatamente após o nascimento para o Brasil, e não tem certidão. Ele também desconhece o local exato do nascimento, apenas estima-se que tenha sido na região de Coimbra.
Tentei contato com o Consulado de Ribeirão Preto para verificar a existência da ficha consular, mas não foi encontrada. O único documento que ele ainda possui é o RNE.
Devo ir para Portugal nos próximos meses, e gostaria de aproveitar a viagem para tentar buscar alguma coisa lá. Mas não sei bem qual o caminho que deveria fazer.
Será que o único caminho é descobrir quais os cartórios de cada uma das freguesias de Coimbra, e visita-los um a um?
Dado a data de nascimento, qual o local mais provável que essa certidão seja encontrada?
Agradeço de antemão a ajuda de todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
quais as informações que constam no RNE dele, provavelmente ele deve ter sido registrado lá em portugal, pois senão não poderia ter viajado para o brasil sem nenhum documento, ainda mais sendo recem nascido, deve ter sido registrado sim.
Tentei uma busca no museu do imigrante para encontrar o certificado de desembargue, sem sorte...
tenta mandar um e-mail pra crc de coimbra com todas essas informações que tens, de repente eles conseguem algo.
crc.coimbra@dgrn.mj.pt
Veja documentos dos bisavós: atestados de obito, talvez um passaporte, registros de estrangeiros, etc.
Ai podera encontrar algum dado do local de onde sairam.
Voce tem que se esforcar em conseguir mais dados ai no BR mesmo.
Ânimo que sim é possível encontrar.
Boa Sorte.
Denise, infelizmente minha maior dificuldade é que não temos as certidões de óbito de meus bisavós, minha família foi muito descuidada com esses assuntos e toda essa memória foi perdida. Vou tentar buscar nos cartórios daqui alguma coisa, mas acho que sem datas e dados adicionais é bem complicado.
De qualquer forma, obrigado aos dois por suas respostas. Vamos ver se consigo algo.
este e-mail que te informei é da região de coimbra, como falaste que ele pode ser de lá, da uma tentada.
Nos cemiterios ha registros tambem. Dai voce tem que pesquisar onde moravam e onde morreram, para ser mais facil a busca nos cartorios.
Se seu avo teve mais irmaos, tem que ver onde foram registrados, pois as pessoas geralmente fazem todos os registros num mesmo cartorio, caso nao se mudem.
Tambem esta o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro onde muita gente conseguiu informacao.
Entre na Guia de Ajuda da comunidade e vera mais dicas.
Paciência.
Encontrei este link que tem enderecos de e-mail de todos os cartorios de registro civil, talvez como ultimo recurso irei encaminhar a consulta a todos.
http://www.oa.pt/cd/Conteudos/Dire
Denise, a unica referencia que achei para realizar consulta no Arquivo Nacional foi a seguinte pagina:
http://assisbrasil.org/arquinac.h
Aí informam que pode ser realizada consulta por e-mail.
Dependendo do retorno, gostaria de realizar uma consulta fisica, que pode ser mais minunciosa. Alguem ja fez esse tipo de consulta? Basta chegar la e faze-la?
Mais uma vez agradeço a ambos.
Abraços!
Amigos, agradeço a todos pelo auxílio: consegui encontrar o registro de meu avô.
Como a única coisa que sabia era a localização aproximada de seu nascimento, enviei e-mail a todas as Conservadorias do Distrito de Coimbra, solicitando individualmente a busca pelos dados. E felizmente uma delas, a de Figueira da Foz, respondeu positivamente
Um grande abraço!!
que bom emerson, e rapido hein. qualquer que precisar estamos por aqui. abraços