É necessário transcrição de casamento? / Qual validade dos documentos necessários para atribuição
bruna_bastos
Member
Olá pessoal!
Estou com duas dúvidas.
Eu sou neta de português e estou dando entrada no processo de atribuição para minha mãe (filha do português) para posteriormente dar entrada na minha.
Moro em Recife/PE e fui ao consulado para saber melhor como dar entrada.
Eles disseram que é necessária a transcrição de casamento dos meus avós antes para dar entrada na atribuição da minha mãe.
Mas, nesse caso, meu avô era português e declarou a minha mãe no nascimento. Minha avó era brasileira.
Vi em algumas discussões que as conservatórias de Porto e Vila nova de Gaia aceitam sem transcrição. Ainda estão aceitando para esse caso?
A outra dúvida: Por questões de custos e burocracia estou achando mais viável fazer diretamente nas conservatórias em vez do consulado.
Mas, no consulado em Recife, pedem documentações com emissão recente até 6 meses. Queria saber se para as conservatórias também há esse tipo de validade?
Desde já agradeço a paciência e atenção.
Estou com duas dúvidas.
Eu sou neta de português e estou dando entrada no processo de atribuição para minha mãe (filha do português) para posteriormente dar entrada na minha.
Moro em Recife/PE e fui ao consulado para saber melhor como dar entrada.
Eles disseram que é necessária a transcrição de casamento dos meus avós antes para dar entrada na atribuição da minha mãe.
Mas, nesse caso, meu avô era português e declarou a minha mãe no nascimento. Minha avó era brasileira.
Vi em algumas discussões que as conservatórias de Porto e Vila nova de Gaia aceitam sem transcrição. Ainda estão aceitando para esse caso?
A outra dúvida: Por questões de custos e burocracia estou achando mais viável fazer diretamente nas conservatórias em vez do consulado.
Mas, no consulado em Recife, pedem documentações com emissão recente até 6 meses. Queria saber se para as conservatórias também há esse tipo de validade?
Desde já agradeço a paciência e atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
sim, ainda estão aceitando que não se transcreva o casamento do português, para a atribuição do(a) filho(a), quando este for casado com brasileira e tiver sido declarante em sua certidão. Mas, somente Vila Nova de Gaia e o ACP. Portanto, nada de consulado. Tem que enviar os documentos diretamente para Portugal.
Sim, terá que emitir a certidão brasileira de sua mãe do tipo reprográfica. Esta certidão, para ser apostilada, terá que ter sido emitida há menos de 6 meses. Ainda, se sua mãe tiver mais de 70 anos, aconselho a tirar novo RG, a fim de evitar cair em exigência por prova de vida.
até bem pouco tempo, as conservatórias aceitavam RGs da década de 70. Conheço algumas pessoas nesta situação. Porém, Tondela foi a primeira a pedir RG com menos de 10 anos de emissão. Ainda não vi essa exigência em VNGaia e ACP. Mas, não é interessante enviar um documento muito antigo. Acho que não vale a pena arriscar.