processo de transcrição do casamento Brasil no assento de nascimento em Leiria

Pessoal, quem puder, poderia confirmar o procedimento... naturalização para neto, sem pais e avós vivos

recebi a certidão de batismo/nascimento pelo arquivo distrital de Leiria, ai solicitei a CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE LEIRIA que verificasse a existência do assento de nascimento de minha avó, eles informaram que assentos anteriores a 1915 foram transferidos ao Arquivo Distrital de Leiria.

voltei a falar com Arq Distrital de Leiria e eles informaram que a transcrição/averbamento deve ser feita via pedido ao Consulado.
Seria isso mesmo, não vai demorar muito mais? estou entendendo que tenho de solicitar a transcrição e só depois de efetuada solicitar a naturalização.

Será que estou entendendo errado? pois, já estou com toda documentação, pagar custas, apostilar e enviar para Arquivo Central de Lisboa.

Comentários

  • @Figueiredo é comum Leiria falar q transcrição de casamento tem q ser solicitada no Consulado. Antes de dar entrada no processo de atribuição tem sim q fazer a transcrição de casamento. Faça por Ponta Delgada.
  • @VladPen muitissimo obrigado pela orientação.

    sem abusar de sua boa vontade, saberia informar se no requisito "Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional"
    o item "A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro" qual documento devo informar para comprovar residencia? estou optando pela declaração de IR, que no caso também comprovaria rendimentos
    para o item "A deslocação regular a Portugal", estou optando pela cópia do passaporte com os carimbos de entrada

    Atenciosamente
  • @Figueiredo junte tudo q for possivel q o possa relacionar com Portugal , passagem aérea, reserva de hotel, ticket de restaurante, passaporte , festas, Clubes, tudo mesmo.Isso foi um conselho q a própria atendente da Crc Lisboa deu a uma pessoa aqui no Fórum.
  • @VladPen muitíssimo obrigado novamente, Ponta Delgada já respondeu que faz...só não entendi pq pediram certidão de nascimento de meu avô se é p transcrever o casamento, mas vá la, procurando a certidão do avô p fazer, vai sair tão caro quanto processo de naturalização 170 euros.
  • @figueiredojrr tem que apresentar a certidão dos nubentes para transcrição do casamento. Se o assento do português não estiver informatizado tem que enviar, senão basta indicar o número do assento que a conservatória obtém no sistema eletrônico.
  • @VladPen fiquei confuso, ponta delgada vai fazer a transcrição mas disse que eu se eu quiser tenho que pedir novo assentamento em no arquivo distrital de leiria, preciso novo assentamento de nascimento com a transcrição do estado civil? ou somente indico que esta foi feita em ponta delgada no processo? agradeço no que puder ajudar.
  • @Figueiredo quando a transcrição de casamento for feita em PD , ela ja passa a constar no sistema informatizado. Para fazer a atribuição de nacionalidade vc vai precisar de uma nova cópia do assento de nascimento do português . O ideal seria mandar ( ou ter mandado)a cópia do original para PD e guardar o original para a atribuição de nacionalidade.
  • @VladPen Agradeço, sim, já estou mandando a copia do assentamento que obtive em Outubro para a transcrição. So achei que após a transcrição deveria solicitar uma nova copia do assentamento de nascimento onde estivesse a transcrição nela.
  • @VladPen favor poderia me esclarecer mais algumas dúvidas. desculpe mas qdo chega a hora de enviar a documentação surgem muitas dúvidas.

    como minha vó já é falecida, pais tbm, quando da transcrição de casamento tbm preciso fazer a transcrição do óbito dela?

    meu filho faz 18 anos em janeiro_19, assim o tempo é crucial para ele ter a cidadania tbm, já estou com toda documentação pronta e apostilada será que posso mandar para Portugal para fazer a atribuição de nacionalidade ao msm tempo que mando a transcrição para PD? que imagino que vai terminar antes.

    pelo que li aqui no fórum, após ter o nr do processo posso complementar a documentação, correto? é que ficou faltando a matricula do imóvel para comprovar residencia.

    Quando mando o processo e este entra na "fila" atribuição este se "congela" no tempo? ex: se passar de 1 ano meu filho ainda tem direito a cidadania pois o processo iniciou antes da maioridade.
  • @figueiredojrr

    1- vc não precisa fazer a transcrição de óbito da sua avó

    2-Primeiro vc terá q esperar a conclusão do seu processo e depois se for o caso fazer a sua transcrição de casamento.

    3-Sobre o imóvel, não lembro exatamente se vc adquiriu um imóvel ou vai adquirir em Portugal. Tudo q vc puder comprovar de laços é melhor enviar tudo de uma vez só.

    4-Assim q seu processo for concluido e deferido, seu filho poderá requerer a nacionalidade portuguesa mesmo sendo maior de idade.
  • @VladPen Ufa que alivio, agradeço imensamente, enviei documentação dia 26, já que não precisa transcrição de óbito, mando para PD a transcrição de casamento na próxima semana.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.