Onde procurar certidão de 1888, sem saber distrito ou freguesia?

Olá, eu tenho lido as discussões por aqui e tenho problema semelhante a alguns colegas, mas já tentei fazer buscas em sites e afins, sem sucesso.
Sou tetraneta de portuguesa, que emigrou para o Brasil, casou e teve minha bisavó materna. A linhagem até mim pelo lado materno segue viva, então imagino que eu tenha que fazer a atribuição uma a uma até chegar a mim. Mas não consigo encontrar a certidão de nascimento (pelo ano, deve ser de batismo) da minha tetravó. Será que alguém com mais experiência poderia me ajudar na busca?
Tenho a certidão de casamento da minha tetravó e o registro no serviço de estrangeiros, mas em nenhum consta informação sobre a localidade de nascimento, apenas Portugal. Seguem abaixo as informações que obtive sobre ela:

Nome de solteira (tetravó): Angelina Roza Lisbôa
Nome de casada (tetravó): Angeliza Roza de Almeida
Nome da mãe: Virgínia Maria Lisbôa
Nome do pai: José João Lisbôa
Data de nascimento: 20/01/1888
Chegada no Brasil (segundo o SRE): 10/05/1911
Data de casamento no Brasil: 02/12/1930

Já me falaram na família que ela deve ser de tras-os-montes, mas ninguém sabe ao certo. Estou preocupada porque minha bisavó já está com idade avançada (104 anos) e eu não consigo avançar nessa busca... Toda ajuda será muito bem vinda!

Comentários

  • @Daniele R

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:27FD-YQH - com os dados do cartão de imigração você conseguirá informações no prontuário no Arquivo Nacional do Rio.
  • Sim, eu já fiz essa pesquisa. Como eu havia dito, não obtive resultados nos sites de busca. Não sei o que posso estar fazendo de errado.
    Sobre o Arquivo Nacional, eu já tenho cópia do serviço de registro de estrangeiro. Não tem informação de localidade, apenas como natural de Portugal.
  • @Daniele R
    Eu entendi o que você disse. Se você comparecer ao Arquivo Nacional com os dados desse cartão vc terá acesso ao prontuário. Poderá ainda enviar pedido pelo site, porém é mais demorado: http://www.arquivonacional.gov.br/atendimento.html

    http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sian/arquivos/1137951_39050.pdf - o nome de Angelina Rosa consta na página 3/8 n. 58. Embarcou no porto de Leixões, é uma indicação que era do Norte de Portugal
  • Mariza, obrigada pela ajuda. É que eu realmente não entendi o que seria esse prontuário.. quando fui no Arquivo Nacional, eles me deram os seguintes documentos:
    - certidão de casamento
    - registro no serviço de estrangeiros (663989)
    - atestado de residência no Brasil
    - certidão dactiloscópica
    - foto
    No formulário do SRE, constam informações vagas, tais como:
    "natural de Portugal (...) nacionalidade portuguesa"
    "nome da embarcação: Não"
    "porto de desembarque: Não"
    "tem provas dessas alegações? Não"
    Caso seja esse o prontuário ao qual esteja se referindo, não há informações precisas...caso seja outro, me informar por favor o nome que volto lá no Arquivo Nacional para solicitar.
  • @Daniele R

    O prontuário seria esse.
  • Daniele,

    com um pouquinho de sorte: Assento nº 1 do ano de 1885, nascimento 28/01/1885, da freguesia de Vilares, concelho de Murça, distrito de Vila Real (clica no m0010.tif)
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1071848
  • editado November 2017
    E a certidão de batismo é o documento hábil para dar entrada no pedido de cidadania da sua bisavó. Corre, voa! e pede logo a certidão ao Arquivo Distrital de Vila Real.

    Agora, é da caligrafia da pessoa ou o nome parece estar grafado como "Ingellina"? Será que dá problema?
  • Guilherme, muito obrigada! Não sei como conseguiu entender a caligrafia!
    Realmente o nome parece estar grafado como Ingellina... será a mesma pessoa? Pois a minha tetravó disse ter nascido em 20/01/1888...
  • Parece com I mesmo. De uma olhada na página seguinte, a primeira palavra é Igreja e está igualzinho.
  • Também achei que parece um i, mas se comparar com o i na palavra igreja do mesmo registro está um pouco diferente. Vamos ver se a expert em achar certidões @Mariza Guerra da uma luz.
    Os dados de filiação batem, você tem os nomes dos avós dela para verificar com os que constam no registro?
    Acho difícil não ser esse o registro dela.
  • @Mtrin, @Jhmelman, @Daniel Henriques

    No assento parece ser Ingelina sim, em alguns registros o A é bem nítido, porém não há dúvidas de que se trata da Angelina que a @Daniele procura pois, na lista do navio (data de chegada informada no cartão de imigração) consta que ela estava com 26 anos, portanto teria nascido em 1885. Mas, na dúvida basta folhear o livro até 1888.

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1067159 - o passaporte foi tirado 18 dias antes da chegada ao Brasil.
  • Não tenho os dados dos avós, infelizmente. Tentarei falar com minha bisavó, mas acho pouco provável que ela lembre os nomes dos bisavós dela rsrs... De todo modo, parece estar batendo ela ser de Vila Real, já que na família era falado que ela era de trás-os-montes, e parece que por vezes Vila Real é dita Vila Real de Trás-os-Montes... finalmente uma luz no fim do túnel.

    Caso eu queria solicitar o documento, vi que há um formulário a ser preenchido em http://www.advrl.org.pt/servicos/registo2.html

    No caso, qual o tipo de documento que devo solicitar, dentre as opções disponibilizadas (abaixo)?
    - facultar fotocópia
    - passar certidão de:
    - cópia integral
    - modelo internacional (Convenção de Viena - 08/09/76)
    - narrativa
  • Daniele,

    não tenha dúvida que essa é a portuguesa que procura. Faltou dizer que é neta materna de Maria LISBOA.

    Agora o que não consegui entender é que a tetravó chegou ao Brasil em 1911 (casou em 1930) e sua bisavó nasceu em 1912/13 (104 anos). E onde está a trisavó?
  • Ah, contei errado... a Angelina é minha trisavó. Obrigada pela correção.
  • Alguém saberia responder à questão abaixo, por gentileza?

    Para eu solicitar a certidão de batismo, vi que há um formulário a ser preenchido em http://www.advrl.org.pt/servicos/registo2.html

    No caso, qual o tipo de documento que devo solicitar, dentre as opções disponibilizadas (abaixo)?
    - facultar fotocópia
    - passar certidão de:
    - cópia integral
    - modelo internacional (Convenção de Viena - 08/09/76)
    - narrativa
  • editado November 2017
    @Daniele R, no site do irn consta "de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia" acredito que seja facultar fotocópia a opção mais adequada. Sinceramente a única vez que solicitei foi na atribuição de minha mãe e isso foi em 2000 ou 2001, pelo que me recordo era por fotocópia que foi mas como já se vão tantos anos...
  • @Daniele R

    Atualmente as Conservatórias estão preferindo a certidão narrativa pois nem sempre a integral está legível.
  • @Mariza Guerra posso aproveitar e tirar uma dúvida minha? A certidão brasileira para atribuição consta que tem inteiro teor reprográfica, é apenas a xerox do livro ou tem que ter a digitada e a xerox? Estou esperando a certidão de nascimento de meu pai chegar pelos correios para transcrever o casamento e depois enviar meu pedido de atribuição e agora me surgiu a dúvida.
  • @Daniel Henriques

    A reprográfica é o modelo exigido, é indicado enviar a digitada apenas quando está ilegível, mas o apostilamento deve ser feito na reprográfica.
  • @Mariza Guerra
    Ok, obrigado
  • Mariza, obrigada pela informação. Saberia me dizer se essa narrativa serve para depois eu transcrever o casamento?
    E o ADR é o lugar mais indicado para eu solicitar esta certidão de batismo (o mais rápido)?
  • Digo, ADVR.
  • @Daniele

    O pedido precisa ser feito ao Arquivo de Vila Real sim. A certidão narrativa certificada é aceita para qualquer tipo de processo. Para a transcrição poderá ser a cópia impressa do livro.

    Pode ser que a divergência no nome traga problema.
  • Obrigada a todos. Fiz o pedido da certidão pelo site do ADVR, não sei quanto tempo eles demoram a responder.
    Também não sei ao certo os detalhes dos próximos passos, mas primeiro vou aguardar a resposta deles e, conforme for, peço ajuda novamente a vocês.
    Essa questão da diferença do nome está me preocupando, pois não sei como provar que a tal Ingellina é a Angelina Rosa que chegou ao Brasil.
  • @Daniele R

    O registro de passaporte é importante para provar que se trata da mesma pessoa. Aguarde o retorno do ADVR. Você poderá solicitar a cópia do prontuário para verificar o assento em teor narrativo que deve constar no processo Quem sabe o padre acertou a ortografia?
  • Mariza,

    o ADVRL só tem os processos de passaporte a partir de 1927.
  • @Guilherme Moreira

    Sempre me esqueço desse detalhe. Obrigada.
  • Mariza, o pessoal do ADVR está me perguntando se pretendo apenas uma cópia simples ou a certificação idêntica ao registo de nascimento. Qual a mais indicada, sabendo que preciso primeiro fazer a transcrição do casamento e depois o processo de atribuição?
  • @Daniele R

    É preciso que tenha a certificação. Para a transcrição envie um xerox simples, pois irá precisar da certificada para a atribuição.
  • Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.