FORMULÁRIO 1D
Vitor Valle
Member
Olá,
Gostaria de tirar dúvidas sobre o correto preenchimento e assinatura do formulário 1D.
Estou preparando o processo da minha mãe, neta de portugueses.
Ela fez uma procuração (peguei modelo aqui no fórum) para que eu possa fazer o processo dela.
Quadro 1: Dados da minha mãe (a interessada)
Quadro 2: Declarações sobre documentos dos avós portugueses da minha mãe.
Quadro 3: Dados do declarante (no caso EU)
Quadro 4: Relação dos documentos anexados ao formulário (incluindo a procuração da minha mãe delegando plenos poderes para mim)
Quadro 5: Assinatura do Declarante, nesse caso EU (a minha assinatura deve ser reconhecida por autenticidade)
Quadro 6: Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros.
Desde já agradeço
Gostaria de tirar dúvidas sobre o correto preenchimento e assinatura do formulário 1D.
Estou preparando o processo da minha mãe, neta de portugueses.
Ela fez uma procuração (peguei modelo aqui no fórum) para que eu possa fazer o processo dela.
Quadro 1: Dados da minha mãe (a interessada)
Quadro 2: Declarações sobre documentos dos avós portugueses da minha mãe.
Quadro 3: Dados do declarante (no caso EU)
Quadro 4: Relação dos documentos anexados ao formulário (incluindo a procuração da minha mãe delegando plenos poderes para mim)
Quadro 5: Assinatura do Declarante, nesse caso EU (a minha assinatura deve ser reconhecida por autenticidade)
Quadro 6: Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros.
Desde já agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A sua mãe tem os documentos relativos à comprovação de ligação efetiva com Portugal? Você assinará como procurador, porém vc preencherá o formulário com os dados do requerente que é a sua mãe.
Obrigado pela resposta!
Sim, ela tem comprovante ligação efetiva com Portugal.
A assinatura na procuração deve ser reconhecida por autenticidade ou não ?
A ligação efetiva prova-se pelos deslocamentos regulares e a participação regular na vida cultural da comunidade portuguesa aqui no Brasil.
No formulário a assinatura tem que ser reconhecida no cartório por autenticidade?
Não precisa levar ao consulado para assinar presencialmente?
Reconhecer por autenticidade no cartório é o suficiente?
Após esse processo, tem que apostilar o formulário?
Grato.
a assinatura tem que ser reconhecida ou por autenticidade em cartório ou presencialmente no consulado.
Não deve apostilar o formulário.
Posso reconhecer a assinatura do meu pai por autenticidade no cartório do Brasil no formulário e na procuração? Não é necessário ir ao Consulado reconhecer presencialmente? Preciso apostilar os documentos reconhecidos por autenticidade no Cartório do Brasil?
assine na frente do funcionário do cartório, somente na primeira linha.
Preciso fazer constar os dados do meu bisavô no formulário 1D do meu pai ou só os dele (certidão de nascimento portuguesa) basta? Este ultimo questionamento é refente ao quadro 2 do referido formulário.
Caso eu venha a preencher o formulário do meu pai (tenho procuração) tenho que preencher o quadro 3 do formulário, todavia gostaria de saber o que colocar no item 2 do quadro 3, coloco como Procurador e Filho ou somente procurador?
seu pai ainda não é português, então tem que preencher a identificação civil dele com os dados do RG brasileiro.
Veja no quadro 2 do formulário, caso você envie a certidão de registro de nascimento do português, não precisa preencher o item 2 (do quadro 2, onde tem freguesia, concelho, etc). Preencha os demais itens deste quadro.
Porque usará uma procuração? Vai dar entrada pessoalmente no processo?
Se vai enviar os documentos pelos correios, o ideal é que seu pai reconheça a assinatura dele em cartório e pronto. Nada de procuração. Mas, usando procuração, terá que preencher o quadro 3, com os dados do procurador (intervém na qualidade de procurador). E quem assina o formulário e reconhece a assinatura será o procurador.
Meu pai é português sim, pretendo fazer a convolação da cidadania dele, ele possui a certidão de nascimento portuguesa, porém tem que fazer a convolação para que eu tenha a possibilidade de ser português, Esclarecido isso, reitero o questionamento anterior.
Meu pai não possui cartão cidadão nem passaporte consigo preencher o formulário sem estes dados somente com a certidão portuiguesa?
ah, OK, então.
Neste caso, antes de enviar o pedido, seu pai terá que solicitar o cartão cidadão.
Tenho duas dúvidas muito importantes para tirar e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:
1- Eu imprimi o formulário em duas páginas distintas, porém no cartório foi feito o apostilamento com o carimbo e visto nas duas páginas. Corre o risco de ser indeferido apenas por este motivo?
2-Nos dados de documento de identificação eu coloquei as informações do RG, porém já há a naturalização e cartão cidadão. Devo fazer um novo formulário com os dados do cartão cidadão, ao invés do RG?
Obrigado!
Preciso de mais uma ajuda se possível, revisando as instruções de preenchimento do impresso 1D, paguei por cartão , confirmado o pagamento com seu código e recebi pelo email o formulário 1D que imprimi colorido as duas paginas separadas e já reconheci firma presencial no cartório da minha mãe.
Já ia postar hj pela DHL, mas lendo novamente as instruções diz que o presente modelo do formulário é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha(frente e verso) para salvaguarda da identificação ou de reconhecimento da assinatura.
Terei problemas em enviar o impresso em duas folhas separadas?
O cartório colocou a marca da metade do carimbo no verso da folha 1 (branco) bem no cantinho da folha e a outra metade do carimbo no cantinho da folha 2 ( parte da frente).
A folha 1 contém Quadro 1 ao Quadro 2.
A folha 2 Quadro 3 ao Quadro 5 assinaturas.
Alguém já enviou o formulário em folhas separadas com reconhecimento de firma na segunda folha?
E o selo do cartório de reconhecimento atras da folha 2 (branco) não há espaço nas folha da frente do formulário para o selo.
O 1D não será aceito, se impresso em duas folhas separadas. Faça o seguinte : imprima o verso da folha onde sua mãe reconheceu assinatura. Esses documentos têm que ser impressos coloridos e numa única folha frente e verso.
Vou ter que fazer novamente porque a folha que foi feito a assinatura o selo de reconhecimento foi colocado na parte do verso em branco pq não há espaço no folha do formulário e pelo que relataram no fórum o cartório cola um pedaço de uns 3 cm de papel sulfite com o selo de autenticidade na parte de baixo na folha onde contem a assinatura.
Assim seria aceito?
No Campo residente em:... coloquei rua e numero
Embaixo:
Cod. Postal: como indicaram (Colocar 1 n. do cep antes do quadradinho para couber)
Depois ao lado tem mais espaços, coloco Bairro, Cidade e Estado? Pq não tem referência.
e em baixo País: Brasil
.Irei a Lisboa em abril de 2019, e pretendo dar entrada presencialmente o meu processo de neta. Deverei levar o formulário preenchido e autenticado do Brasil, ou será preenchido no ato da entrega do processo? Obrigado!