FORMULÁRIO 1D

Olá,
Gostaria de tirar dúvidas sobre o correto preenchimento e assinatura do formulário 1D.

Estou preparando o processo da minha mãe, neta de portugueses.

Ela fez uma procuração (peguei modelo aqui no fórum) para que eu possa fazer o processo dela.

Quadro 1: Dados da minha mãe (a interessada)

Quadro 2: Declarações sobre documentos dos avós portugueses da minha mãe.

Quadro 3: Dados do declarante (no caso EU)

Quadro 4: Relação dos documentos anexados ao formulário (incluindo a procuração da minha mãe delegando plenos poderes para mim)

Quadro 5: Assinatura do Declarante, nesse caso EU (a minha assinatura deve ser reconhecida por autenticidade)

Quadro 6: Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros.

Desde já agradeço
«1

Comentários

  • Vitor Valle

    A sua mãe tem os documentos relativos à comprovação de ligação efetiva com Portugal? Você assinará como procurador, porém vc preencherá o formulário com os dados do requerente que é a sua mãe.
  • Mariza Guerra

    Obrigado pela resposta!

    Sim, ela tem comprovante ligação efetiva com Portugal.

    A assinatura na procuração deve ser reconhecida por autenticidade ou não ?
  • @VitorValle reconhecimento de assinatura sempre por autenticidade.
  • @wsteles obrigado pela info sobre entrada por Lisboa.

    A ligação efetiva prova-se pelos deslocamentos regulares e a participação regular na vida cultural da comunidade portuguesa aqui no Brasil.

  • @VitorValle junto tudo que puder, até ticket de restaurante .
  • @Vlad Pen obrigado !
  • Boa noite,
    No formulário a assinatura tem que ser reconhecida no cartório por autenticidade?
    Não precisa levar ao consulado para assinar presencialmente?
    Reconhecer por autenticidade no cartório é o suficiente?
    Após esse processo, tem que apostilar o formulário?
    Grato.
  • @Marcus Matos,
    a assinatura tem que ser reconhecida ou por autenticidade em cartório ou presencialmente no consulado.
  • @Marcus Matos
    Não deve apostilar o formulário.
  • @Marcus Matos @Marcia @MAUROMB

    Posso reconhecer a assinatura do meu pai por autenticidade no cartório do Brasil no formulário e na procuração? Não é necessário ir ao Consulado reconhecer presencialmente? Preciso apostilar os documentos reconhecidos por autenticidade no Cartório do Brasil?
  • @Eduardo vc não precisa ir ao consulado.Somente as certidões tem q ser apostiladas.
  • @Vlad Pen no formulário 1D tem dois campos de assinatura no quadro 5, preciso assinar os dois ou somente um basta?
  • editado March 2018
    @Eduardo Bernardino,

    assine na frente do funcionário do cartório, somente na primeira linha.
  • editado March 2018
    @Marcia e @Vlad Pen, meu pai não possui cartão cidadão nem passaporte consigo preencher o formulário sem estes dados?
    Preciso fazer constar os dados do meu bisavô no formulário 1D do meu pai ou só os dele (certidão de nascimento portuguesa) basta? Este ultimo questionamento é refente ao quadro 2 do referido formulário.
    Caso eu venha a preencher o formulário do meu pai (tenho procuração) tenho que preencher o quadro 3 do formulário, todavia gostaria de saber o que colocar no item 2 do quadro 3, coloco como Procurador e Filho ou somente procurador?
  • @Eduardo Bernardino,

    seu pai ainda não é português, então tem que preencher a identificação civil dele com os dados do RG brasileiro.
    Veja no quadro 2 do formulário, caso você envie a certidão de registro de nascimento do português, não precisa preencher o item 2 (do quadro 2, onde tem freguesia, concelho, etc). Preencha os demais itens deste quadro.

    Porque usará uma procuração? Vai dar entrada pessoalmente no processo?
    Se vai enviar os documentos pelos correios, o ideal é que seu pai reconheça a assinatura dele em cartório e pronto. Nada de procuração. Mas, usando procuração, terá que preencher o quadro 3, com os dados do procurador (intervém na qualidade de procurador). E quem assina o formulário e reconhece a assinatura será o procurador.
  • @Marcia,

    Meu pai é português sim, pretendo fazer a convolação da cidadania dele, ele possui a certidão de nascimento portuguesa, porém tem que fazer a convolação para que eu tenha a possibilidade de ser português, Esclarecido isso, reitero o questionamento anterior.

    Meu pai não possui cartão cidadão nem passaporte consigo preencher o formulário sem estes dados somente com a certidão portuiguesa?
  • @Eduardo Bernardino,

    ah, OK, então.
    Neste caso, antes de enviar o pedido, seu pai terá que solicitar o cartão cidadão.
  • Pessoal, boa noite.
    Tenho duas dúvidas muito importantes para tirar e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:
    1- Eu imprimi o formulário em duas páginas distintas, porém no cartório foi feito o apostilamento com o carimbo e visto nas duas páginas. Corre o risco de ser indeferido apenas por este motivo?
    2-Nos dados de documento de identificação eu coloquei as informações do RG, porém já há a naturalização e cartão cidadão. Devo fazer um novo formulário com os dados do cartão cidadão, ao invés do RG?
    Obrigado!
  • editado June 2018
    @PauloCardoso o apostilamento do formulário 1D não é obrigatório. Se for conversão de nacionalidade vc pode colocar os dados do Cartão Cidadão ao invés do RG.
  • Bom dia amigos

    Preciso de mais uma ajuda se possível, revisando as instruções de preenchimento do impresso 1D, paguei por cartão , confirmado o pagamento com seu código e recebi pelo email o formulário 1D que imprimi colorido as duas paginas separadas e já reconheci firma presencial no cartório da minha mãe.

    Já ia postar hj pela DHL, mas lendo novamente as instruções diz que o presente modelo do formulário é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha(frente e verso) para salvaguarda da identificação ou de reconhecimento da assinatura.

    Terei problemas em enviar o impresso em duas folhas separadas?

    O cartório colocou a marca da metade do carimbo no verso da folha 1 (branco) bem no cantinho da folha e a outra metade do carimbo no cantinho da folha 2 ( parte da frente).
    A folha 1 contém Quadro 1 ao Quadro 2.
    A folha 2 Quadro 3 ao Quadro 5 assinaturas.

    Alguém já enviou o formulário em folhas separadas com reconhecimento de firma na segunda folha?

    E o selo do cartório de reconhecimento atras da folha 2 (branco) não há espaço nas folha da frente do formulário para o selo.
  • Bom dia, @Marlo,

    O 1D não será aceito, se impresso em duas folhas separadas. Faça o seguinte : imprima o verso da folha onde sua mãe reconheceu assinatura. Esses documentos têm que ser impressos coloridos e numa única folha frente e verso.
  • Bom dia Marcia td bem

    Vou ter que fazer novamente porque a folha que foi feito a assinatura o selo de reconhecimento foi colocado na parte do verso em branco pq não há espaço no folha do formulário e pelo que relataram no fórum o cartório cola um pedaço de uns 3 cm de papel sulfite com o selo de autenticidade na parte de baixo na folha onde contem a assinatura.
    Assim seria aceito?
  • Por favor só mais um dúvida
    No Campo residente em:... coloquei rua e numero
    Embaixo:
    Cod. Postal: como indicaram (Colocar 1 n. do cep antes do quadradinho para couber)
    Depois ao lado tem mais espaços, coloco Bairro, Cidade e Estado? Pq não tem referência.
    e em baixo País: Brasil
  • @Marlo coloque somente cidade, estado e país.
  • @Vlad obrigado
  • Boa tarde pessoal . Gostaria de tirar uma dúvida sobre o Formulário ID.
    .Irei a Lisboa em abril de 2019, e pretendo dar entrada presencialmente o meu processo de neta. Deverei levar o formulário preenchido e autenticado do Brasil, ou será preenchido no ato da entrega do processo? Obrigado!
  • @Anacris,pode levar preenchido e assinar na frente do atendente
  • obrigada!
  • Boa noite . Gostaria de tirar uma dúvida , o formulário 1D deverá ser impresso em colorido ( frente e verso) , o pagamento de 175 euros poderá ser pago em dinheiro, quando for dado a entrada do processo pessoalmente em Lisboa? Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.