Pai em branco no assento de nascimento e preenchido em certidões brasileiras

Pessoal, bom dia! Tenho uma dúvida com relação à necessidade de retificar a certidão de nascimento da minha avó e não consegui encontrar a resposta aqui no fórum. Será que vocês conseguiriam me ajudar? O caso é o seguinte:

Vou solicitar a nacionalidade portuguesa da minha avó (Alcina) por atribuição de seus pais, ambos portugueses (José Maria e Isabel Maria) para, posteriormente, chegar até mim. Em sua certidão de nascimento e casamento os nomes de seus pais estão corretos (haviam erros, mas conseguimos retificar em cartório).

Porém, os nomes do pai de sua mãe e do pai de seu pai (pai de José Maria e pai de Isabel Maria) constam nas certidões de nascimento e casamento da Alcina, apesar de estarem em branco em seus assentos de nascimento e casamento. Sendo assim, os nomes de suas mães estão corretos, mas os de seus pais estarão divergentes e o cartório já se negou a retificar essas informações.

Verifiquei que esses nomes de pais também constam nos REs dos portugueses, estando iguais aos das certidões brasileiras.

O pai da minha avó não foi o declarante em sua certidão de nascimento e o casamento de seus pais (ambos portugueses) ocorreu em Portugal.

Vocês acham que a falta dessa informação no assento de nascimento português dos pais da minha avó impediria a atribuição da nacionalidade portuguesa? Qual seria a conservatória mais flexível com esse tipo de divergência?

Muito obrigada desde já!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.