Certidões de Castro Daire - 1901 e 1912

martapfemartapfe Member
Boa tarde! Gostaria do enorme favor de vocês para localizar os documentos de meus avós portugueses.

Seguem todas as informações que possuo:

AVÔ:
Nome: Joaquim Fernandes.
Data de Nascimento: 26/08/1901.
Filiação: José Fernandes / Anna de Jesus.
Carteira para estrangeiros(SRE): 65.404.
Freguesia: Mões.
Concelho: Castro Daire.
Distrito: Viseu.

AVÓ:
Nome: Maria Flauzinda Fernandes.
Data de Nascimento: 16/11/1912.
Filiação: Antonio do Valle / Maria Augusta.
Carteira para estrangeiros(SRE): 1.045.525.
Freguesia: Mões. (?)
Concelho: Castro Daire. (?)
Distrito: Viseu. (?)

Obs: Não tenho certeza quanto às informações de local de nascimento da minha avó, mas deduzo que tenha nascido na mesma cidade de meu avô.

Obrigada.
Marta Fernandes.

Comentários

  • @martapfe

    Envie os dados do Joaquim Fernandes à Conservatória de Castro Daire e solicite a busca pelo registro: registos.cdaire@irn.mj.pt


    Seria irmão de Maria Flauzinda?

    281574 Carlos Caldeira Do Vale
    S. Martinho Seia
    António do Vale Maria Augusta
    Sem Indicação 30 Brasil Casado
  • Olá, Mariza. Segui a sua orientação e já mandei o e-mail.

    Também enviei email para a Conservatória dos Registos Centrais, mas eles orientaram a mandar a solicitação para o Arquivo Distrital de Viseu. Já o fiz.

    Apesar de a filiação ser parecida, ela não tinha irmão. Obrigada pela sua pesquisa.
  • Boa tarde a todos!

    Pessoal, consegui obter o assento de meu avô. Recebi a seguinte resposta de Castro Daire:

    "Informo que o assento de nascimento do Sr. Joaquim foi informatizado hoje sob o nº XX/2017 do SIFF de Castro Daire, pelo qual deverá dirigir-se a uma qualquer conservatória ou Consulado e com o número ora fornecido obtelas-á."

    Depois que consegui o assento, enviei e-mail ao Arquivo Distrital para obter uma cópia da certidão de nascimento para o processo de atribuição, pois o nascimento foi há mais de 100 anos. Recebi resposta informando que eles só possuem os registros até o ano de 1899. Então eu enviei um e-mail para a conservatória de Castro Daire e recebi a seguinte resposta:

    "Bom dia, para pedir directamente a esta conservatória terá que ser através de vale postal, e posteriormente enviada a certidão para o Brasil, não é a forma mais fácil nem mais rápida. Poderá fazer o pedido através do “portal do cidadão”, ou directamente num qualquer consulado."

    Minhas dúvidas: Portugal aceita, para fins de Atribuição, a cópia do Portal do Cidadão como registro de nascimento, que é exigido por ter mais de 100 anos?

    É possível obter a certidão pelo Consulado? Eu havia lido que através do Consulado só é possível solicitar certidões com até 100 anos. Estou certa?

    Muito obrigada!

    Marta Fernandes.
  • @martapfe se o assento já se encontra informatizado, pode ser a cópia do portal do cidadão,Mas se puder,peça uma cópia direto na Conservatória.
  • @Marta

    Como o @Vlad disse a certidão está informatizada, não importa se tem mais de cem anos. Poderá solicitar uma cópia no Consulado também.

    Para preenchimento do requerimento de nacionalidade precisará apenas do número informatizado e a indicação da Conservatória.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.