Certidões de Castro Daire - 1901 e 1912
martapfe
Member
Boa tarde! Gostaria do enorme favor de vocês para localizar os documentos de meus avós portugueses.
Seguem todas as informações que possuo:
AVÔ:
Nome: Joaquim Fernandes.
Data de Nascimento: 26/08/1901.
Filiação: José Fernandes / Anna de Jesus.
Carteira para estrangeiros(SRE): 65.404.
Freguesia: Mões.
Concelho: Castro Daire.
Distrito: Viseu.
AVÓ:
Nome: Maria Flauzinda Fernandes.
Data de Nascimento: 16/11/1912.
Filiação: Antonio do Valle / Maria Augusta.
Carteira para estrangeiros(SRE): 1.045.525.
Freguesia: Mões. (?)
Concelho: Castro Daire. (?)
Distrito: Viseu. (?)
Obs: Não tenho certeza quanto às informações de local de nascimento da minha avó, mas deduzo que tenha nascido na mesma cidade de meu avô.
Obrigada.
Marta Fernandes.
Seguem todas as informações que possuo:
AVÔ:
Nome: Joaquim Fernandes.
Data de Nascimento: 26/08/1901.
Filiação: José Fernandes / Anna de Jesus.
Carteira para estrangeiros(SRE): 65.404.
Freguesia: Mões.
Concelho: Castro Daire.
Distrito: Viseu.
AVÓ:
Nome: Maria Flauzinda Fernandes.
Data de Nascimento: 16/11/1912.
Filiação: Antonio do Valle / Maria Augusta.
Carteira para estrangeiros(SRE): 1.045.525.
Freguesia: Mões. (?)
Concelho: Castro Daire. (?)
Distrito: Viseu. (?)
Obs: Não tenho certeza quanto às informações de local de nascimento da minha avó, mas deduzo que tenha nascido na mesma cidade de meu avô.
Obrigada.
Marta Fernandes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Envie os dados do Joaquim Fernandes à Conservatória de Castro Daire e solicite a busca pelo registro: registos.cdaire@irn.mj.pt
Seria irmão de Maria Flauzinda?
281574 Carlos Caldeira Do Vale
S. Martinho Seia
António do Vale Maria Augusta
Sem Indicação 30 Brasil Casado
Também enviei email para a Conservatória dos Registos Centrais, mas eles orientaram a mandar a solicitação para o Arquivo Distrital de Viseu. Já o fiz.
Apesar de a filiação ser parecida, ela não tinha irmão. Obrigada pela sua pesquisa.
Pessoal, consegui obter o assento de meu avô. Recebi a seguinte resposta de Castro Daire:
"Informo que o assento de nascimento do Sr. Joaquim foi informatizado hoje sob o nº XX/2017 do SIFF de Castro Daire, pelo qual deverá dirigir-se a uma qualquer conservatória ou Consulado e com o número ora fornecido obtelas-á."
Depois que consegui o assento, enviei e-mail ao Arquivo Distrital para obter uma cópia da certidão de nascimento para o processo de atribuição, pois o nascimento foi há mais de 100 anos. Recebi resposta informando que eles só possuem os registros até o ano de 1899. Então eu enviei um e-mail para a conservatória de Castro Daire e recebi a seguinte resposta:
"Bom dia, para pedir directamente a esta conservatória terá que ser através de vale postal, e posteriormente enviada a certidão para o Brasil, não é a forma mais fácil nem mais rápida. Poderá fazer o pedido através do “portal do cidadão”, ou directamente num qualquer consulado."
Minhas dúvidas: Portugal aceita, para fins de Atribuição, a cópia do Portal do Cidadão como registro de nascimento, que é exigido por ter mais de 100 anos?
É possível obter a certidão pelo Consulado? Eu havia lido que através do Consulado só é possível solicitar certidões com até 100 anos. Estou certa?
Muito obrigada!
Marta Fernandes.
Como o @Vlad disse a certidão está informatizada, não importa se tem mais de cem anos. Poderá solicitar uma cópia no Consulado também.
Para preenchimento do requerimento de nacionalidade precisará apenas do número informatizado e a indicação da Conservatória.