Registrar ou não divorcio em Portugal

Senhores, sou filha de português nato, ainda vivo, residente no Brasil. Casou, separou e divorciou da minha mãe no Brasil, sentença transitada em julgado e já consta nas certidões daqui. Ele nao se casou de novo.Em Portugal, consta ainda casado na Conservatória de Lamego. Para tirar o cartão cidadão, ele teve que apresentar a certidão e consta divorciado. Meu pai nao casou e nem.pretende ae casar, nem no Brasil e nem Portugal. Ele nao tem.bens em nenhum pais. Para eu dar entrada em meus direitos , preciso que ele faca o processo em Portugal no tribunal de relações ? Ele foi o declarante da minha certidão de Nascimento. Agradeço a ajuda

Comentários

  • editado November 2017
    @Sandracac... se se pai está com o estado civil atualizado, vc pode pedir asua atribuição normalmente direto em uma conservatória seguindo as dicas aqui do fórum.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao
  • @Vlad Pen o que vc chama de estado civil atualizado. No Brasil sim, a sentença já tem mais de 8 anos, em Portugal está cadado
  • @Sandracac não é necessário fazer o processo de separação em Portugal pra você solicitar sua nacionalidade. Pode dar entrada normalmente no seu pedido de atribuição.
  • Daniel, obrigada pela ajuda. Qual conservatória você sugere ?
  • @Sandracac
    Como você falou que seus pais constam como casados em Portugal me parece que Tondela é a mais indicada. Caso não tivesse transcrito o casamento em Portugal você poderia mandar direto para VNGaia ou ACP Porto, que parece estar mais rápida entre essas duas, pois essas duas ultimas aceitam o processo com o portugues sendo o declarante na certidão de nascimento sem exigir a transcrição do casamento.
  • daniel meu pai é declarante do meu nascimento, sim. Neste caso, posso fazer VNgaia ?
  • @Sandracac pode sim, como você disse que eles estão casados em Portugal pode fazer por qualquer uma por isso sugeri Tondela. Parece que ACP esta um pouco mais rápida que Gaia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.