Erros na certidão brasileiras aceitos em CRC Tondela

@A_quem_possa_interessar, passo minha experiência com documentos com nomes divergentes nas certidões brasileiras que foram aceitos em CRC Tondela:

Certidão de nascimento de minha avó de 1913 – sobrenome dos pais e do avô contava como CarapeTTO quando o certo seria CarRapeTA.
Solução: Solicitado correção dos nomes dos pais da minha avó, pois eu tenho a certidão de casamento deles onde consta o sobrenome correto na certidão e nos documentos apresentados para o casamento de 1907. Nome do avô não tinha como provar acabei mantendo CarapeTTO. Valor gasto (R$ 107,00 em SP). ACEITO EM TONDELA.

Certidão de casamento de minha avó de 1935 – sobrenome dela consta como Car( )apeta, sem um R e com a data de nascimento errada.
Solução: Fiz a correção apenas do ano de nascimento que julguei ser necessário, o R faltando eu mantive pois li e perguntei para os moderadores do fórum sobre tal erro, que acabaram explicando que por tratar de um erro que não mudava a fonética do nome não precisava me preocupar. Valor gasto (R$ 107,00 em SP). ACEITO EM TONDELA.

Certidão de nascimento de minha mãe: sobrenome da mãe dela constava como Carrapeta mas sem o sobrenome do marido (não arrumei), apenas arrumei o nome e sobrenome da avô portuguesa, utilizei a certidão de casamento dos pais da minha mãe que tinha o nome certo da avô portuguesa. Valor gasto (R$ 107,00 em SP). ACEITO EM TONDELA.

Certidão de casamento de minha mãe: sobrenome do pai faltando no sobrenome da mãe dela, não arrumei. ACEITO EM TONDELA.

A atribuição e a transcrição de casamento da minha mãe foi realizada em Tondela, sendo que consegui arrumar todas as certidões sem a necessidade de advogado, apenas com ajuda dos participantes deste fórum, em especial a ajuda da @Theresa Lima e do @WladPen que mostram o caminho a seguir!!! o site é rico em informação basta dedicar um tempo para leitura e vocês conseguirão.
Boa sorte e boa leitura a todos.

Comentários

  • Boa tarde,

    Pode me tirar uma duvida ?

    Na certidão de nascimento da minha avó brasileira consta o nome da sua mãe Portuguesa (minha bisavó) como MARIA DA GLÓRIA. No assento português dela seu nome é MARIA DA GLÓRIA e no campo 'apelido' está CORDEIRO, sendo o nome da sua família.

    A dúvida é: Necessito adicionar este sobre sobrenome na certidão da minha avó ? A conservatória em Portugal aceitaria dessa forma ?

    Obrigado desde já.
  • @denis, ja respondi no outro tópico q vc postou
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.