Conservatórias mais tranquilas

Alguém saberia me dizer as Conservatórias que estão mais tranquilas com relação ao tempo de solicitação de nacionalidade?

Comentários

  • Complementando a dúvida: existe uma compilação das planilhas com os processos e os andamentos (e prazos, etc?) Vi uma planilha bem legal no tópico da ACP, mas não achei das outras conservatórias...
  • @Adriana a única Conservatória que faz processos de atribuição para netos de portugueses é a CRC de Lisboa...prazo : mais de 1 ano
  • @Adriana eu também tenho a mesma dúvida que você, mas no meu caso seria atribuição direta de minha avó viva com procuração. @Vlad Pen você sabe informar se existe uma planilha ou quais as conservatórias mais rápidas atualmente para processos realizados pessoalmente (ou outro tópico do fórum que possa responder a essa questão) ?
  • Isabela, para "atribuição direta de minha avó viva" vc precisará comprovar ligações efetivas com a comunidade portuguesa, cujos critérios ainda são meio nebulosos. Vc tem como comprovar essas ligações?
  • editado November 2017
    @Isabela , se vc mora em Portugal terá q "garimpar" novas conservatórias q fazem mais rápido. Quem sabe Coimbra ou Braga seja uma opção.
  • @jhmelman mas no meu caso é para atribuição a filhos. Meu pai é português. No entanto, gostaria de saber se tem alguma Conservatória com número de pedidos, relativamente baixo
  • @Isabela mas você já sabe como comprovar efetiva ligação com Portugal? Neste caso você precisa... o filho da sua avó (sua mãe ou pai) não está vivo? Se estiver é muito mais fácil fazer a nacionalidade deles antes, pra depois fazer a isso, porque daí você não precisa comprovar esse requisito e não tem chances da nacionalidade ser negada
  • @Adriana Chiradia; @Vlad Pen; @Wesley Prado
    Opa pessoal, acho que escrevi de forma confusa. Vou dar entrada no processo de atribuição para a minha avó, viva. Ela é filha de português, mas mora no Brasil. Depois vou fazer a da minha mãe e depois a minha... Como estou vivendo em Lisboa fica mais fácil ir presencialmente. Vou agora aproveitar para tirar algumas dúvidas com vocês sobre os documentos pois minha família está orgnizando tudo para me enviar.

    1. Procuração específica para este fim de minha avó autorizando declarar por ela: já peguei o modelo e minha avó fez no Brasil. É preciso apostilar esse documento?
    2. Certidão de nascimento dela, nascida no Brasil em 1933, tem que ser por cópia repográfica e apostilada?
    3. RG ou passaporte dele é preciso apostilar?
    4. Ela mudou o nome quando casou, nesse caso é preciso enviar a certidão de casamento dela? Há alguma orientação específica para este documento?
    5. Já tenho uma certidão de nascimento emitida em Coimbra na última semana do meu bisavô português, pai dela, por cópia repográfica. Este já serve?

    Muito obrigada! Estou avaliando onde vou dar entrada pessoalmente, já enviei email para algumas conversatorias, estou aguardando respostas. Mas estou tendendo para ir a Braga, CRP Porto ou Tondela. Caso saibam de outras opções, agradeço muito por me contarem.

    Obrigada!
  • @Isabela_Umbuzeiro

    1. Não precisa apostilar, apenas o reconhecimento de firma por autenticidade no cartório. Conferir a etiqueta após o reconhecimento.
    2. Sim e que seja o mais recente possível.
    3.Sim.
    4. Como em seguida será necessário a transcrição do casamento da sua avó sugiro que peça a certidão de casamento de inteiro teor apostilada de uma vez, fique com ela, mas apresente um xerox autenticado. Na verdade seria bom que a sua família enviasse a certidão de nascimento inteiro teor do seu avô, apostilada. O requerimento de transcrição vc mesma assina.
    5. Sim.

    Se vai dar entrada presencialmente eu sugiro Braga. Pelos relatos eles analisam a documentação e em seguida agendam para dali uns quinze dias, o processo é rapidamente concluído.
  • @Mariza Guerra, muito obrigada pelo retorno. Fiquei só com dúvida com relação a certidão de inteiro teor de meu avô. Seria mesmo a do marido da minha avó (a requerente da atribuição, filha do meu bisavô português)? O meu avô já é falecido, nesse caso é preciso apresentar também certidão de óbito?

    Eu também ainda não entendi exatamente em que momento vou precisar apresentar a transcrição do casamento. Tenho que ter todos os documentos para dar entrada? Ou posso já dar com as certidões de nascimento e procuração?

    Ainda, Braga precisa de agendamento ou basta ir?

    Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.