Conservatórias mais tranquilas
Adriana Chiaradia
Member
Alguém saberia me dizer as Conservatórias que estão mais tranquilas com relação ao tempo de solicitação de nacionalidade?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Opa pessoal, acho que escrevi de forma confusa. Vou dar entrada no processo de atribuição para a minha avó, viva. Ela é filha de português, mas mora no Brasil. Depois vou fazer a da minha mãe e depois a minha... Como estou vivendo em Lisboa fica mais fácil ir presencialmente. Vou agora aproveitar para tirar algumas dúvidas com vocês sobre os documentos pois minha família está orgnizando tudo para me enviar.
1. Procuração específica para este fim de minha avó autorizando declarar por ela: já peguei o modelo e minha avó fez no Brasil. É preciso apostilar esse documento?
2. Certidão de nascimento dela, nascida no Brasil em 1933, tem que ser por cópia repográfica e apostilada?
3. RG ou passaporte dele é preciso apostilar?
4. Ela mudou o nome quando casou, nesse caso é preciso enviar a certidão de casamento dela? Há alguma orientação específica para este documento?
5. Já tenho uma certidão de nascimento emitida em Coimbra na última semana do meu bisavô português, pai dela, por cópia repográfica. Este já serve?
Muito obrigada! Estou avaliando onde vou dar entrada pessoalmente, já enviei email para algumas conversatorias, estou aguardando respostas. Mas estou tendendo para ir a Braga, CRP Porto ou Tondela. Caso saibam de outras opções, agradeço muito por me contarem.
Obrigada!
1. Não precisa apostilar, apenas o reconhecimento de firma por autenticidade no cartório. Conferir a etiqueta após o reconhecimento.
2. Sim e que seja o mais recente possível.
3.Sim.
4. Como em seguida será necessário a transcrição do casamento da sua avó sugiro que peça a certidão de casamento de inteiro teor apostilada de uma vez, fique com ela, mas apresente um xerox autenticado. Na verdade seria bom que a sua família enviasse a certidão de nascimento inteiro teor do seu avô, apostilada. O requerimento de transcrição vc mesma assina.
5. Sim.
Se vai dar entrada presencialmente eu sugiro Braga. Pelos relatos eles analisam a documentação e em seguida agendam para dali uns quinze dias, o processo é rapidamente concluído.
Eu também ainda não entendi exatamente em que momento vou precisar apresentar a transcrição do casamento. Tenho que ter todos os documentos para dar entrada? Ou posso já dar com as certidões de nascimento e procuração?
Ainda, Braga precisa de agendamento ou basta ir?
Muito obrigada!