Preciso de ajuda com processo de transcrição!

Boa tarde pessoal,

Fiz a atribuição de nacionalidade da minha mãe por VNGaia e já tenho número do assento de nascimento português dela. Agora, para fazer a minha atribuição, antes preciso fazer a transcrição de casamento dela e do meu pai, pois ele foi o declarante na minha certidão de nascimento, certo?

Pesquisei bastante aqui no fórum, mas ainda estou meio perdido. Tenho as seguintes dúvidas:

1) Eu fiz a atribuição da minha mãe por VNGaia, preciso fazer a transcrição de casamento obrigatoriamente por lá também?
2) Se não for necessário fazer obrigatoriamente por VNGaia, qual CRC vcs recomendam?
3) Qual formulário devo usar? Achei vários aqui no fórum, mas não sei qual o certo.
4) No formulário que tenho que preencher para enviar, vai o número do assento português da minha mãe, ou tenho que enviar essa informação separada? Como devo proceder?

Agradeço muito se alguém puder me ajudar!

Comentários

• @Gustavo Mendes pode fazer em qualquer conservatória, Ponta Delgada é bem rápida e acho que a mais indicada.
    Não existe formulário, apenas faça um requerimento. Aqui tem o modelo e está bem detalhado como preencher e a documentação necessária (2 primeiros posts)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Pessoal tenho uma duvida:
    Quando eu for realizar a transcrição de casamento e óbito de minha portuguesa, os documentos que eu apostilei ficarão retidos no consulado, ou ao termino da transcrição eles devolvem? Estou com essa duvida pois o custo do apostilamento não é barato, além do fato de ter que pedir tudo novamente em inteiro teor aos cartórios.
    Obrigado
  • @Edujust , as certidões ficam retidas e não serão devolvidas.Se fizer por Ponta Delgada não precisa da certidão de óbito.
  • Muito obrigado @Daniel Henriques!
  • @vlad Pen, obrigado pela informação. Fiquei na duvida pois liguei no consulado portugues de Sp e eles me informaram que não ficam com nenhum documento. Todos são devolvidos após o término das transcrições segundo eles. Meu medo é ter que pedir todos os documentos aos cartórios e apostilar tudo novamente se ficaram retidos...
  • @ Gustavo mendes, bom dia estou iniciando tb o processo. No meu caso minha bisavó é a portuguesa. Depois que eu fizer a trancrição de casamento e Obito da Portuguesa e o processo de minha avó sair eu tb terei que fazer transcrição de casamento dela e em seguida da minha mae tb? ou a transcrição é feita apenas do(a) portugues?
  • @Edujust, quando a nacionalidade e adquirida pela mulher portuguesa , a transcrição é sempre obrigatória. Terá que fazer a transcrição da sua bisavó,da sua avó e da sua mãe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.