arquivo central do porto ou conservatórias?

boa tarde grupo, tenho uma dúvida aqui, se alguém puder me auxiliar, ficarei grato. Lá vai:
pesquisando no forum, vi que lá orientavam a quem busca atribuição dar entrada no arquivo central do porto (passo nº 8) e, pelo que vi no grupo de discussão do whats, pensei que poderia ser em qq conservatória (leio muito de Ovar). Alguém poderia me esclarecer??
e mais uma: ao enviar os documentos, devo envir tb uma carta de solicitação explicando que gostaria que fosse feita a atribuição?? pq acho estranho mandar um envelope apenas com documentos. Se sim, alguem tem um modelo ai??
Muito obrigado

Comentários

• @eduardo ACP(Arquivo Central do Porto) tb é umas das conservatórias aptas a fazer o processo assim como Tondela, Ovar, etc.No envelope q for enviar os documentos escreva "ATRIBUIÇAO DE NACIONALIDADE"
  • Debora EDebora E Member
    editado December 2017
    Olá. Também estou na luta de descobrir para qual Conservatória é melhor enviar...[APAGADO]
    Obrigada!
  • @Debora E,
    neste fórum, não é permitida a divulgação de outros grupos.
    Solicito não insistir.
  • @Mei, ou alguem que pudesse me orientar: farei a atribuição da minha avó sem a transcrição do casamento da sua mãe portuguesa, pois na data do seu nascimento, minha bisavó ainda era solteira e a minha avó foi registrada somente alguns dias depois da data do nascimento. já comecei a reunir os documentos e no inicio de janeiro preciso escolher pra onde enviar o processo.
    comecei a pesquisar aqui no forum qual conservatoria seria a melhor opção e li em alguns topicos que o ACP seria a mais indicada para fazer atribuiçoes em que nao sao obrigatorias as transcriçoes. gostaria de entender se realmente isto procede, pois tb li relatos de algumas pessoas que tb nao fizeram transcrição, mas enviaram para outras conservatorias e deu tudo certo.
    esclareço que minha avó tem 89 anos, portanto o ideal seria enviar para um conservatoria que nao fosse tao exigente quanto à prova de vida, pois este documento custa bem caro aqui onde moro, cerca de 400 reais. alem disso, vi que existem conservatorias q exigem ainda mais documentos, alem da prova de vida.
    o rg que enviaremos será super novo, emitido em menos de 1 mes.
    agradeço desde ja.
  • @Rebecca o caso da ACP que você se refere (VNGaia também é igual) é o caso de os pais serem casados quando o filho nasceu e o pai ser o português e também ser o declarante. É diferente do caso de sua avó, seus bisavós não eram casados quando sua avó nasceu pode mandar para qualquer conservatória.
    Qual é menos provável pedir prova de vida não sei te dizer mas ACP me parece que é exigente quanto a prova de vida. Vamos ver se alguém que já teve caso de parente com idade avançada se manifestar.
  • @Rebecca, eu tentaria por Ovar
  • @Mei, eu não sei o que seria uma certidão certificada. O que possuo eh uma cópia do assento de batismo (ela nasceu em 1898), emitida pela conservatória de Valpaços, num papel que possui um selo de alto relevo e um carimbo de autenticação no verso, assinado por uma funcionária de lá. Guardei no mesmo envelope que chegou. Seria essa mesmo ou tem q ser algum outro tipo?
  • @Rebecca é exatamente esse o assento certificado (tem marca em relevo e assinatura do funcionário garantindo a autenticidade)
  • editado December 2017
    @vlad pen, me lembro q vc sugeriu que eu enviasse para ovar qdo mencionei q talvez eu fosse enviar tb a transcrição, mas, por motivos financeiros, só poderei fazer a atribuição por enquanto... sua indicação foi só por isso ou pela questão de lá ser menos exigente, ou algum outro motivo tb?
  • @Daniel Henriques, obrigada!! Ok, então acho q já tenho tudo certinho, só aguardar a emissão do novo RG e apostilar tudo...
  • editado December 2017
    @Rebecca,te indiquei Ovar pq são menos exigentes, mas são meio demorados ,apesar q minha naturalização saiu em 6 meses.Não posso reclamar de Ovar.Eu mandaria para lá..,mas vc decide.
  • @vlad pen, entendi. Mas vc acha q o caso da atribuição da minha avó pode cair em alguma exigência além da prova de vida? Me parece q a documentação q possuo está toda ok, então será q se eu optar por uma conservatória mais ágil teria algum problema? Dei uma olhada no topico de ovar e parece q o pessoal tem reclamado bastante dos atrasos por lá... Como o tempo, no caso da minha avó, tb eh importante, nao sei se compensaria enviar pra lá... Eh realmente difícil fazer essa escolha...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.