Novato - Documentações e procedimentos

Ola pessoal.

Tenho 21 anos e estou muito interessado em conseguir a cidania portuguesa para poder morar fora e poder estudar e alcançar meus sonhos e objetovos.

Quando descobri os beneficios da cidadania comecei a pesquisa como se faz e achei diversos escritórios que fazem, sempre me cobrando valores de 6 até 12 mil reais. Como terei que pagar sozinho fica complicado. Achei esta comunidade e gostaria muito, mas muito mesmo da ajuda de quem puder me orientar como devo fazer, pois estou inseguro de fazer por mim mesmo todo o procedimento.

Minha situação:

Tenho meus documentos todos em perfeito estado e completos, sou neto de portugueses, sendo avó falecida e avô vivo. Os dois tem os seguintes documentos:

Comentários

• continuação

Avô - José Ribeiro de Freitas: - Bilhete de identidade português (Atualizado)
    - Inscrição no consulado português de São Paulo
    - Passaporte (atualizado, tendo viajado este ano para Portugal)
    - Passaporte (Antigo)
    - Registro Civil (Antigo)
    - Título de viagem única
    - Passaporte duplo (avó e avô portugueses - antigo

Avó - Alexandrina Ferreira de Freitas: - Bilhete de identidade português
    - Certidão de Nascimento e declaração
    - Certidão de óbito
    - Certificado de estrangeiro
    - CIC
    - Certidão de casamento (Xerox autenticada)

Meus documentos:

Thiago Ribeiro de Melo Freitas: - Certidão de Nascimento (Original)
    - RG (atualizado)
    - CPF
    - Certificado de dispensa do exército
    - Título de eleitor
    - Carteira de motorista (atualizada)
  • continuação

O único documento que realmente não tenho é a certidão de nascimento do meu avô e preciso da ajuda de vcs com isso, por favor.

Peço que me ajudem, pois com tantos escritórios, uns falando uma coisa e outros outra, estou meio perdido e senti que o pessoal dessa comunidade é muito bacana e uns ajudam os outros.

Meu e-mail é thirmf@hotmail.com

Obrigado !!!
  • Thiago

Voce nao tem a certidao de seu avo, mas nos docs dele que vc tem, ja consta todos os dados que precisa para poder pedir uma atraves do portal do Cidadao.
    Vc tem 2 maneiras de obter a sua cidadania:
    1- Direto pelo seu avo, seria por naturalizacao e vc seria portugues a partir da data de sua naturalizacao ou,
    2 - Sua mae ou pai, quem for o filho do portugues, obter a cidadania por atribuicao e depois vc faria a sua, vc seria portugues desde a data de seu nascimento e poderia passar a seus descendentes, sucessivamente.
    Informe quem eh o filho do portugues e se esse teria interesse em tirar tambem a cidadania, depois lhe daremos os passos seguintes.
  • Thiago,

seu caso esta facil, peca a certidao do seu avo no portal do cidadao, e nos diga se quer fazer por atribuicao ou naturalizacao.
  • Dúvida

ENtão gente, pedi as certidões de nascimento do meu avô e avó no site do portal do cidadão. Alguém sabe quanto tempo demora para enviarem?
    Também tem a questão da averbação do casamento. No site do portal do cidadão tinha o campo para colocar data do casamento e local e tb data de óbito e local do cônjuge, se falecido. EU preenchi os campos com as informações devidas, com isso é necessária alguma averbação ?
    Gostaria de saber se eu posso dar entrada só com as certidões deles, ou se teria que ter a certidão de casamento também, pois eles casaram aqui no Brasil no interior de São Paulo... tenho a copia autenticada da certidão de casamento ja.
    Quanto a que tipo de processo, vou fazer por atribuição, e gostaria de saber se posso fazer só do meu pai (ja pedi a certidão dele tb pq é nascido em Sp e pelo que vi o documento precisa ter menos de 6 meses é isso?), pois fazendo só a do meu pai evitaria gastos com o processo da minha mãe, dai então só o meu depois.
    Li também que o processo mais rápido é pelo consulado, de 3 a 4 meses, e tb peguei os procedimentos de reconhecer as certidões e legalizar pelo Itamaraty.

Após o recebimento das certiões qual o próximo passo?

Obrigado pela ajuda.
  • thiago

bastava pedir a certidão só do teu avô, teu pai ou tua mãe é filho do portugues?
  • continuação

Sim, meu pai é filho do portugues.
  • Thiago,

voce esta em Sao Paulo ? Se sim, faca o processo atraves do consulado, eh bem mais rapido, mas tera que fazer a transcricao de casamento dos seus avos primeiro, leva 15 dias, e em seguida entrar com o pedido de nacionalidade do seu pai, mais 30 dias em media. Pela CRC tem demorado 5 meses cada processo de atribuicao, a unica vantagem de enviar pelo correio eh que voce nao precisaria gastar com a transcricao de casamento dos avos e dos seus pais, voce decide.
  • Ajudem Pf !!!

Ola gente,

Recebi as certidões dos meus avós pelo site do portal do cidadão, mas vieram somente as xerox das folhas. Nelas não constam, no campo de averbação, nem o casamento e nem o óbito da minha avó. Queria saber como proceder agora, ja estou com a certidão recente do meu pai, que consta a averbação do casamento com a minha mãe e esta com firma reconhecida. Qual o próximo passo? Parece que tenho que averbar o óbito da minha avó e o casamento dos meus avós, é isso?

Também gostaria de saber se posso pedir a cidadania somente do meu pai, porque ai só passo a dele para mim e evito de gastar com a da minha mãe.

Agradeço desde já a ajuda de todos mais uma vez.
  • Thiago,
    Os avós casaram aonde?
    Se casaram no Brasil voce tem que pedir a transcricao do casamento deles. Se esta em SP faca-o pelo consulado cujo site entrara novamente em funcionamento dia 15-08 para que possa pesquisar.
    Se o filho do portugues é o seu pai, voce pode fazer somente a dele, mas tera que depois fazer a transcricao de casamento dele com sua mae.
    Se voce nao tem filhos poderia tambem pedir sua naturalizacao diretamente dos avos sem que o seu pai tivesse que solicitar a dele. Converse com ele.
    Entre na guia de ajuda ou leia os diversos topicos e veja os documentos necessarios.
  • Li acima e vi que os avos casaram no BR e nao transcreveram entao o casamento em Portugal. A certidao de casamento tem que ser em inteiro teor. Esta so pode ser solicitada pelos nubentes caso estejam vivos ou pelo descendente mais proximo, no caso o seu pai.
    Falei sobre a naturalizacao para voce, mas se tem pressa, penso que fazendo pelo consulado de SP 2 atribuicoes e as transcricoes de casamento (avos e pais) saira mais rapido que uma naturalizacao que demora quase 1 ano e so é feita em Lisboa (correio ou pessoalmente).
    Pense e pergunte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.