Encontrar a certidão do bisavô portugues, enquanto minha avó de 96 anos está viva.

Oi pessoal.

Gostaria de pedir ajuda a vocês. Estou quase sem esperança, porque tenho poucas informaçoes.

Meu bisavô chamasse Joaquim de Pinho Soares Junior, de acordo com o único documento que minha avó Celeste possui, uma carteira de trabalho dela.

Minha avó disse que ele nasceu em 1865 ou 1866. Dia 2 ou 3 de fevereiro. Disse também os nomes dos pais desse meu bisavô, Joaquim de Pinho Soares e Thereza.

Ela acha que ele nasceu em Porto. E teve filhos antes de vir para o Brasil, Alice Varela de Pinho Soares e Alvaro Varela de Pinho Soares.

Ultima endereço desse meu bisavô foi na rua Montanha, n 13 - Vila Nova de Gaia.

Eu só tenho essas informaçoes. Precisava muito tirar a cidadania, enquanto a minha avó tem saúde.

Por favor, me ajudem!!!


Comentários

  • @Ivan ,o assento de nascimento do seu bisavô pode estar no Arquivo Distrital do Porto ou de Aveiro.

  • @Ivan Pinho

    O registro que a @Mila encontrou: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=488563 - barra de rolagem 1018 tif -
    nascimento: 01/02/1866.

    freguesia de Bonfim- Porto.


    Registro de passaporte no Cepese:
    164847 Joaquim De Pinho Soares Júnior
    Porto Porto
    Joaquim de Pinho Soares
    &bnsp; Negociante
    46 Manaus Casado
  • Pessoal,

    Uma luz no fim do túnel!!!! Muito obrigado por cederem o tempo de vocês pra me ajudarem! Obrigado Mila, Vlad Pen e Mariza Guerra.

    Mas eu acho que tem uma coisa que não está batendo ainda. Ao verificar a certidão de batismo, o nome do meu trisavô está "Joaquim de Pinho Soares de Araujo", diferentemente do nome do pai dele que está mencionado no passaporte do meu bisavô "Joaquim de Pinho Soares".

    Será que ele não preencheu corretamente? Ou eu estou fazendo confusão?

    Acredito que o próximo passo seria fazer uma pesquisa no arquivo distrital do Porto para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, fornecendo os seguintes dados: Joaquim De Pinho Soares Júnior, Data do nascimento: 01/02/1866, Pai: Joaquim de Pinho Soares de Araújo e Mãe: Thereza de Jesus.

    Eu tentei fazer uma pesquisa por este site, mas não achei nada: http://pesquisa.adporto.pt/

    Abraços, Ivan Pinho


  • Pessoal,

    Documento da minha avó que comprova o nome do meu bisavô
    https://drive.google.com/file/d/0B6NuQFbD1HfCTDFEV2NrWDg4MFU/view?usp=sharing

    O nome da bisavó está diferente neste documento, porque essa é a esposa dele brasileira.

    Abraços, Ivan Pinho

  • @Ivan
    Alguma divergência é comum, o importante é o conjunto dos dados. Se a falta de um sobrenome não levanta dúvidas quanto ao registro não há com o que se preocupar. Veja nessa freguesia o casamento dos trisavós, quem sabe não tem o Araujo?
  • Olá pessoal,

    Eu devo estar cometendo algum erro de interpretação, pois fiz uma conta no arquivo distrital do Porto para solicitar uma pesquisa com objetivo de achar a certidão de nascimento do meu bisavô, pois a "Mila" que escreveu no forum achou a certidão de batismo, mas ele só retornam esse texto abaixo:

    Esse foi a minha segunda tentativa de pesquisa no arquivo.

    Olhe como eu preenchi os dados:

    DISTRITO: Porto
    CONCELHO: Porto
    FREGUESIA: Bonfim
    NOME: Joaquim de Pinho Soares Junior
    NOME DO PAI: Joaquim de Pinho Soares de Araújo
    NOME DA MÃE: Thereza de Jesus
    DATA INICIAL: 1866-02-01
    DATA FINAL: 1866-02-10
    INFORMAÇÃO ADICIONAL
    Estou procurando a certidão de Nascimento de Joaquim de Pinho Soares Junior.

    ______________

    Resposta deles:

    IPO DE ATO: Baptismo/nascimento

    MENSAGEM RECEBIDA
    Exmo. Senhor
    Vimos por este meio informar que o documento pretendido foi localizado , conforme já indicado no pedido 695029
    Para submeter um pedido de reprodução, vá ao separador Meus Pedidos e crie um novo pedido de reprodução a partir do código de referência:
    PT/ADPRT/PRQ/PPRT02/001/0009
    Joaquim
    assento nº 57, fl.31
    01018.tif
    Durante o preenchimento do formulário, opte por selecionar o tipo de cópia PARCIAL, para completar a totalidade dos dados.
    Com os melhores cumprimentos,
    Arquivo Distrital do Porto

    _____________________

    O problema é que esse documento a gente já localizou! O objetivo é acharmos a certidão de nascimento. Será que ele não nasceu em porto?

    Desculpe a ignorância, devo estar cometendo um erro primário na minha pesquisa.

    Desculpe também tomar o tempo de vocês.

    Abraços, Ivan Pinho



  • A certidão de batismo é a certidão de nascimento. Peça uma certidão ao Arquivo Distrital, eles vão mandar um documento com valor legal que poderá ser usado para dar entrada no pedido de cidadania da sua avó. Não sei se o preço é único para todos os Arquivos Distritais, pedi recentemente uma do meu avô no de Viseu e foi 17 euros a certidão e 4,10 as despesas de correio internacional.
  • @Ivan Pinho assento de nascimento (certidão) somente após 1911, antes eram apenas os registros de batismos mesmo. Com ele você dá entrada na atribuição de sua avó normalmente.
    A resposta é que o arquivo foi localizado e para solicitar basta criar um novo pedido de reprodução e informar a referencia PT/ADPRT/PRQ/PPRT02/001/0009 Joaquim assento nº 57, fl.31 01018.tif
    Não é esse o registro do seu bisvô?
  • @Ivan

    O assento de batismo possui valor de certidão de nascimento.
  • Oi @paulo @Mariza @Mila @jhmelman e @daniel .

    Você estão me ajudando muito! Obrigado por cederem o tempo de vocês. No início da pesquisa eu estava até sem animo, mas agora toda a família está empolgada e participando do processo. Muito legal. Cada avanço comemoramos bastante.

    Hoje fiz o pagamento e solicitei informações sobre o passaporte do meu bisavô português.

    Infelizmente não consegui achar a certidão de casamento do meu bisavô no Brasil, nem a certidão de nascimento de minha avó.

    Contarei com os seguintes documentos somente:

    1) Documento de identidade de minha avó (Celeste)
    2) Certidão de casamento de minha avó (Celeste)
    3) Certidão de Bastimento do meu bisavô (Joaquim de Pinho Soares Junior)
    4) *Passaporte do meu bisavô (Joaquim de Pinho Soares Junior)

    *Este último ainda não sei quais informações irei encontrar.


    Analise de um leigo (eu. rsrsrs) sobre esses documentos:

    - Na certidão de identidade tem o nome completo do meu bisavô.
    - Na certidão de casamento dela também tem
    - Na certidão de batismo dele tem a cidade de origem, data de nascimento e nomes dos pais.
    - No passaporte possui o nome completo dele e a data de nascimento.

    Se a data de nascimento do passaporte bater com a data de nascimento no registro de bastimo, eu acho que vai rolar. Vocês sabem se no passaporte tem os nomes dos pais?


    Abraços, Ivan PInho



  • Infelizmente, não estou com sorte.

    Consegui achar o cartório que registrou a certidão de casamento de minha avó, mas não havia nenhum documento anexado. Eles me falaram que antigamente o pessoal apresentava título de eleitor, assinava e pronto. Assim, não conseguirei a certidão de nascimento dela. O advogado disse que somente com a certidão de nascimento dela conseguirei a cidadania, disse que a identidade não serve, mesmo tendo o nome completo do bisavô.

    Engraçado, que na identidade dela, diz que ela nasceu em tefé no Amazonas, mas o funcionário do cartório disse que não achou lá.

    Gostaria de contratar um profissional acostumado em realizar essas pesquisas. Caso alguém aqui tenha interesse, segue meu whatsapp para conversamos sobre orçamento e os procedimentos. 24 99991-6908.

    Poxa, fiquei desanimado.

    Abrs, Ivan


  • @Ivan, não é permitido divulgar números de telefones no fórum
  • Ops, desculpe. como faço pra apagar. rsrsrsr
  • @Ivan Pinho

    A busca por certidões brasileiras é trabalhosa. É preciso seguir os passos da família, isto é, saber onde se fixaram na região. Se a referência é Tefé contrate um despachante na cidade para fazer a busca.
  • Vi no site do CNJ que Tefé tem 2 cartórios, o primeiro instalado em 1940... Não sei se há alguma outra região que seria responsável pelos registros antes disso...

    http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/
    "Clique aqui para Produtividades e localização de Serventias extrajudiciais. "
    Amazonas
    Tefé
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.