Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)
rafaeladrcosta
Member
Depois de anos de busca, uma alma abençoada aqui do fórum me ajudou a encontrar o lugar onde dizia a origem
do meu bisavô. A informação é a seguinte:
Trecho extraído do livro de casamento, fevereiro de 1923:
"(...) Elle com trinta anos de idade, filho legítimo de José Rodrigues Lages e de Maria Emilia Gabriella, nascido em
Portugal e baptizado na parochia de Armamar, diocese de Lamego."
O nome dele é Manoel Rodrigues e, se tinha 30 anos, logo pode ter nascido entre 1892 e 93.
Fiquei feliz e achei que tudo tinha se resolvido. Fiz uma busca nos seguintes livros do Concelho de Armamar, freguesia de
Armamar (que na época como pude constatar em todas as certidões lidas, levava o nome de "Parochia de Armamar, Diocese de Lamego):
Baptismos 1888-11-19 – 1891-02-22
Baptismos 1891-01-01 – 1893-10-20
Baptismos 1894-01-21 – 1899-01-23
Nessa busca, foram encontrados três irmãos dele, que eu nem sabia da existência:
- Joaquim - 03/1894
- Antonio - 10/1895
- José - 11/1897
Filhos de José Rodrigues Lages e Maria Emilia Pereira (que é citada como Maria Emilia Gabriella nos documentos
do meu biso no Brasil), netos maternos de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira e paternos de Antonio Rodrigues da Silva e Ana do Carmo.
Ainda na mesma freguesia e concelho, localizei a certidão de nascimento do pai dele, José Rodrigues Lages, filho de Antonio
Rodrigues ( ora "Bilro", ora "da Silva") e Ana do Carmo, nascido em 1863 em Travanca. Também achei um pedido de passaporte de 1908 no qual José, com 45 anos a época, informava que seu destino era o Rio de Janeiro. Se meu bisavô veio junto com o pai, tinha por volta de 16 anos à época.
Tudo indica que Antonio Rodrigues, avô do meu bisavô, também veio junto, pois tanto ele como
José Rodrigues Lages constam como testemunhas do casamento religioso dos meus bisavós no Rio de Janeiro.
Achei, ainda na mesma freguesia, a certidão de nascimento da mãe do meu bisavô, Maria Emilia, nascida em julho de 1862, filha
de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira.
Achei a certidão de casamento de José Rodrigues Lages e Maria Emilia, casados em 17 de julho de 1890 na igreja parochial de Armamar, concelho do mesmo nome, Diocese de Lamego.
Ou seja, achei tudo, menos o principal. E estou um pouco perdida. Alguém pode me dar uma sugestão pra direcionar a minha busca, levando em consideração que meu bisavô parece ser o único membro da família que não foi batizado na paróquia de Armamar?
Resumindo as informações:
Nome: Manoel Rodrigues
Pai: José Rodrigues Lages
Mãe: Maria Emilia Pereira/Gabriella
Provável data de nascimento: 1892 a 1893 (supostamente no mês de setembro)
Local de nascimento dos pais: Travanca. Local de batismo e casamento dos pais: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.
Irmãos: Joaquim, Antonio e José. Local de batizado dos irmãos: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.
Avós maternos: Gabriel Ferreira e Emilia Pereira
Avós paternos: Antonio Rodrigues Bilro/da Silva e Ana do Carmo
Tia paterna: Maria do Carmo (consta como madrinha de Joaquim)
Alguém tem uma luz, uma sugestão de uma paróquia ou freguesia próxima a paróquia de Armamar para pesquisar?
do meu bisavô. A informação é a seguinte:
Trecho extraído do livro de casamento, fevereiro de 1923:
"(...) Elle com trinta anos de idade, filho legítimo de José Rodrigues Lages e de Maria Emilia Gabriella, nascido em
Portugal e baptizado na parochia de Armamar, diocese de Lamego."
O nome dele é Manoel Rodrigues e, se tinha 30 anos, logo pode ter nascido entre 1892 e 93.
Fiquei feliz e achei que tudo tinha se resolvido. Fiz uma busca nos seguintes livros do Concelho de Armamar, freguesia de
Armamar (que na época como pude constatar em todas as certidões lidas, levava o nome de "Parochia de Armamar, Diocese de Lamego):
Baptismos 1888-11-19 – 1891-02-22
Baptismos 1891-01-01 – 1893-10-20
Baptismos 1894-01-21 – 1899-01-23
Nessa busca, foram encontrados três irmãos dele, que eu nem sabia da existência:
- Joaquim - 03/1894
- Antonio - 10/1895
- José - 11/1897
Filhos de José Rodrigues Lages e Maria Emilia Pereira (que é citada como Maria Emilia Gabriella nos documentos
do meu biso no Brasil), netos maternos de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira e paternos de Antonio Rodrigues da Silva e Ana do Carmo.
Ainda na mesma freguesia e concelho, localizei a certidão de nascimento do pai dele, José Rodrigues Lages, filho de Antonio
Rodrigues ( ora "Bilro", ora "da Silva") e Ana do Carmo, nascido em 1863 em Travanca. Também achei um pedido de passaporte de 1908 no qual José, com 45 anos a época, informava que seu destino era o Rio de Janeiro. Se meu bisavô veio junto com o pai, tinha por volta de 16 anos à época.
Tudo indica que Antonio Rodrigues, avô do meu bisavô, também veio junto, pois tanto ele como
José Rodrigues Lages constam como testemunhas do casamento religioso dos meus bisavós no Rio de Janeiro.
Achei, ainda na mesma freguesia, a certidão de nascimento da mãe do meu bisavô, Maria Emilia, nascida em julho de 1862, filha
de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira.
Achei a certidão de casamento de José Rodrigues Lages e Maria Emilia, casados em 17 de julho de 1890 na igreja parochial de Armamar, concelho do mesmo nome, Diocese de Lamego.
Ou seja, achei tudo, menos o principal. E estou um pouco perdida. Alguém pode me dar uma sugestão pra direcionar a minha busca, levando em consideração que meu bisavô parece ser o único membro da família que não foi batizado na paróquia de Armamar?
Resumindo as informações:
Nome: Manoel Rodrigues
Pai: José Rodrigues Lages
Mãe: Maria Emilia Pereira/Gabriella
Provável data de nascimento: 1892 a 1893 (supostamente no mês de setembro)
Local de nascimento dos pais: Travanca. Local de batismo e casamento dos pais: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.
Irmãos: Joaquim, Antonio e José. Local de batizado dos irmãos: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.
Avós maternos: Gabriel Ferreira e Emilia Pereira
Avós paternos: Antonio Rodrigues Bilro/da Silva e Ana do Carmo
Tia paterna: Maria do Carmo (consta como madrinha de Joaquim)
Alguém tem uma luz, uma sugestão de uma paróquia ou freguesia próxima a paróquia de Armamar para pesquisar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sugiro que busque o Manuel com filiação de pai incógnito, apenas com a filiação materna, antes do casamento dos pais.
Acontecia batismos nas freguesias dos padrinhos. Veja nos registro dos irmãos se citam outra freguesia.
Esse pedido de passaporte, você só encontrou o do pai dele? Tem alguma informação de chegada ao Brasil? Não seria o cerne da busca em si, mas talvez ajudasse a ter mais informações pra localizar o registro dele...
Você procurou antes do casamento como te sugeri? Apenas com a filiação materna.
http://tombo.pt/f/amm02
Mas não consigo, dá erro. Alguém poderia tentar acessar e ver se tá abrindo pra eu saber se o problema é só comigo, por favor.
Se os irmãos não emigraram é quase certo que haverá averbações nos assentos. Mas, se saíram de Portugal pode ser que não tenha nenhuma informação. Vale a pena tentar. Quem sabe vc encontra algum familiar na freguesia? Eu encontrei os meus.
Envie os dados dos assentos e pergunte se há averbações referentes a outras freguesias.
Porque ele e minha bisavó portuguesa casaram aqui. Ela também é filha de pai incógnito no registo de batismo. Mas quando casa ela declara o nome do pai. Como é encarada essa situação?
PS: na certidão de casamento não consta o nome dos avós, só dos pais deles mesmo.
Cole aqui ou in box o link desse registro.
Esse de Funchal está bem fora da lógica.
A família andou por algumas freguesias:
Irmão da Maria Emília:
7462 José Ferreira
Vilarouco S. João da Pesqueira
Gabriel Ferreira Emilia Pereira
Sem Indicação 20 Brasil Solteiro
http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1143360 - passaporte de José Ferreira.
Você já solicitou informações sobre o prontuário do passaporte de José Rodrigues? Terá endereço da última morada e também acompanhantes.
http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1279816
O assento de cima é de uma Rosa e o de baixo de um Manoel.
"baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manoel e que nasceu neste .... lugar e freguesia
de ... no dia .... horas da noite, filho legitimo de J.. Rodrigues ... e Amelia Ferreira ou Emilia pereira? .... no
governo da sua casa e moradora neste lugar e freguesia..."
Foi tudo que consegui entender
Mais informamos que pesquisado o ano de 1913 foi localizado um registo de Manoel Rodrigues, natural da freguesia de Vale de Remigio, concelho de Mortágua, filho de José Rodrigues e Emilia Maria.
Caso seja este o processo de passaporte, poderemos remetê-lo por correio, devendo suportar para além do custo da reprodução, a tarifa de portes definida na tabela oficial dos CTT.