Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

Depois de anos de busca, uma alma abençoada aqui do fórum me ajudou a encontrar o lugar onde dizia a origem
do meu bisavô. A informação é a seguinte:

Trecho extraído do livro de casamento, fevereiro de 1923:

"(...) Elle com trinta anos de idade, filho legítimo de José Rodrigues Lages e de Maria Emilia Gabriella, nascido em
Portugal e baptizado na parochia de Armamar, diocese de Lamego."

O nome dele é Manoel Rodrigues e, se tinha 30 anos, logo pode ter nascido entre 1892 e 93.

Fiquei feliz e achei que tudo tinha se resolvido. Fiz uma busca nos seguintes livros do Concelho de Armamar, freguesia de
Armamar (que na época como pude constatar em todas as certidões lidas, levava o nome de "Parochia de Armamar, Diocese de Lamego):


Baptismos 1888-11-19 – 1891-02-22

Baptismos 1891-01-01 – 1893-10-20

Baptismos 1894-01-21 – 1899-01-23


Nessa busca, foram encontrados três irmãos dele, que eu nem sabia da existência:

- Joaquim - 03/1894
- Antonio - 10/1895
- José - 11/1897

Filhos de José Rodrigues Lages e Maria Emilia Pereira (que é citada como Maria Emilia Gabriella nos documentos
do meu biso no Brasil), netos maternos de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira e paternos de Antonio Rodrigues da Silva e Ana do Carmo.

Ainda na mesma freguesia e concelho, localizei a certidão de nascimento do pai dele, José Rodrigues Lages, filho de Antonio
Rodrigues ( ora "Bilro", ora "da Silva") e Ana do Carmo, nascido em 1863 em Travanca. Também achei um pedido de passaporte de 1908 no qual José, com 45 anos a época, informava que seu destino era o Rio de Janeiro. Se meu bisavô veio junto com o pai, tinha por volta de 16 anos à época.

Tudo indica que Antonio Rodrigues, avô do meu bisavô, também veio junto, pois tanto ele como
José Rodrigues Lages constam como testemunhas do casamento religioso dos meus bisavós no Rio de Janeiro.


Achei, ainda na mesma freguesia, a certidão de nascimento da mãe do meu bisavô, Maria Emilia, nascida em julho de 1862, filha
de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira.


Achei a certidão de casamento de José Rodrigues Lages e Maria Emilia, casados em 17 de julho de 1890 na igreja parochial de Armamar, concelho do mesmo nome, Diocese de Lamego.


Ou seja, achei tudo, menos o principal. E estou um pouco perdida. Alguém pode me dar uma sugestão pra direcionar a minha busca, levando em consideração que meu bisavô parece ser o único membro da família que não foi batizado na paróquia de Armamar?

Resumindo as informações:

Nome: Manoel Rodrigues
Pai: José Rodrigues Lages
Mãe: Maria Emilia Pereira/Gabriella

Provável data de nascimento: 1892 a 1893 (supostamente no mês de setembro)

Local de nascimento dos pais: Travanca. Local de batismo e casamento dos pais: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.

Irmãos: Joaquim, Antonio e José. Local de batizado dos irmãos: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.

Avós maternos: Gabriel Ferreira e Emilia Pereira
Avós paternos: Antonio Rodrigues Bilro/da Silva e Ana do Carmo

Tia paterna: Maria do Carmo (consta como madrinha de Joaquim)

Alguém tem uma luz, uma sugestão de uma paróquia ou freguesia próxima a paróquia de Armamar para pesquisar?











«1

Comentários

  • @Rafaela

    Sugiro que busque o Manuel com filiação de pai incógnito, apenas com a filiação materna, antes do casamento dos pais.
    Acontecia batismos nas freguesias dos padrinhos. Veja nos registro dos irmãos se citam outra freguesia.
  • Citam Folgosa, mas o arquivo distrital de Viseu não disponibilizou os livros dos anos que preciso. E já fiz um pedido de busca agora se eu fizer de novo, eles vão me cobrar, certo? Mesmo o livro não estando digitalizado?
  • Alguns Arquivos não cobram.
  • Então, no caso, é a mãe do meu bisavô que é natural de Folgosa, batizada na Parochia de Nossa Senhora da Graça, Freguesia de Folgosa, Concelho de Armamar. Descobri que os livros dessa freguesia pertencem a Diocese de Lamego e consegui acessá-los pelo site do Tombo. Conferi o período de 1890 até 1899 e não localizei. Eu realmente estou muito preocupada de todos os irmãos estarem registrados numa mesma freguesia e ele não. Medo dele não ter sido registrado e eu nunca achar essa certidão. :(
  • Favoritei o tópico só pra descobrir o desfecho, hehehe

    Esse pedido de passaporte, você só encontrou o do pai dele? Tem alguma informação de chegada ao Brasil? Não seria o cerne da busca em si, mas talvez ajudasse a ter mais informações pra localizar o registro dele...
  • Só encontrei o do pai. Mas enviei um e-mail ao Arquivo Distrital de Viseu perguntando se é possível acessar o livro pra obter mais informações. Quero muito descobrir se ele declarou algum acompanhante.
  • Nenhuma informação especial no livro. Além de olhar os livros de Folgosa, acabei de pesquisar nos de São Romão, de onde os avós dele eram. Nadica de nada. Alguém sabe dizer se pra pedir passaporte eram obrigados a apresentar documento? Pq o pai do Manoel, além de ter sido obrigado a apresentar seu registo de baptismo ainda levou duas testemunhas. Como será que meu biso pediu passaporte sem ter documento? Porque seus pais batizaram todos os filhos direitinho, menos ele? Gente, eu vou pirar. Sou muito determinada quando quero achar alguma coisa mas tá muito difícil esse caso.
  • @rafaela

    Você procurou antes do casamento como te sugeri? Apenas com a filiação materna.
  • Oi @Mariza sim! Eu pesquisei a partir de 1888 (os pais casaram em 1890) mas talvez eu deva ir mais longe e pesquisar a década de 80 inteira, né? Se ele nasceu antes de 1888 então aqui no Brasil ele sempre se declarou bem mais novo. Porque além do casamento, tenho vário documentos do departamento de imigração que ele sempre declara o ano de 1892. Mas não custa tentar.
  • A década inteira seria exagero, mas a partir de 1886 seria bom
  • Para aumentar meu drama: todos os dias, por volta das 20 horas, horário de Brasília, os documentos digitalizados do Advis ficam indisponíveis, durando também toda a madrugada. Só pela manhã e pela tarde funcionam. E fiz o teste em todos os navegadores possíveis. Ainda não consegui finalizar a busca nesse período entre 1886 - 1890 por isso.
  • Não sei se é no site tombo.pt que dá pra baixar cada livro em um zip e ver as imagens separadamente...
  • Se bem que se é que achei o local certo, não tem o ano que você quer pra baixar...
    http://tombo.pt/f/amm02
  • O livro que eu estou querendo terminar de olhar é esse: http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1052712
    Mas não consigo, dá erro. Alguém poderia tentar acessar e ver se tá abrindo pra eu saber se o problema é só comigo, por favor.
  • @rafaeladrcosta eu olhei as últimas 5 ou 6 páginas pelo celular e abriu. Você não consegue abrir a partir de qual?
  • Oi Daniel. Naquele momento que postei estava indisponível. Agora tá funcionando. Eu fiquei monitorando o dia inteiro. Daqui a pouco deve parar de funcionar. Acontece todos os dias próximo das 20 horas, horário daqui.
  • Gente, sigo na busca e tentando encontrar formas de continuar com a pesquisa. Pensei em tentar investigar os irmãos, já que ele tem três. Tenho o registo de baptismo de cada um deles. Será que enviando o registo, pelo número do assento, a conservatória tem como saber se (e quando) eles casaram, quando morreram ou algo do tipo? Eles tem esse controle pelo número do assento ou se eu não tiver ideia de quando aconteceram esses eventos eles não tem como fazer essa pesquisa? Sabe me dizer @Mariza?
  • @Rafaela

    Se os irmãos não emigraram é quase certo que haverá averbações nos assentos. Mas, se saíram de Portugal pode ser que não tenha nenhuma informação. Vale a pena tentar. Quem sabe vc encontra algum familiar na freguesia? Eu encontrei os meus.
  • Obrigada por responder, Mariza. Então teoricamente é só apresentar os assentos para a conservatória que eles tem como identificar, a partir daí? Apesar da conservatória de Armamar não ter respondido meu primeiro e-mail, sobre os livros de registo pós 1899, vou enviar essa dúvida. Caso continuem sem responder o jeito vai ser ligar.
  • @rafaela

    Envie os dados dos assentos e pergunte se há averbações referentes a outras freguesias.
  • @Mariza obrigada. Vou fazer isso. Na década de 40, minha vó era criança e conta que muito se falava entre os mais velhos de uma correspondência vinda de Portugal de alguém interessado em comprar umas terras que o pai do meu avô, Sr. José Rodrigues, possuía (provavelmente eram em Travanca), que alguns dos irmãos mais velhos dela ficaram mt interessados, mas que ninguém tinha dinheiro pra ir pra Portugal resolver isso e que deixaram pra lá. Tomara que tenham ficado pra alguém da família e não pra desconhecidos. E sim, seria muito legal descobrir parentes por lá, sobretudo enquanto minha vó ainda estiver viva.
  • Achei um registo de Manoel, filho de Maria Emilia e pai incógnito. Nesta certidão não consta o nome nem dos avós maternos, só dos padrinhos. Caso viesse a ser ele o meu bisavô, como provar isso a conservatória?

    Porque ele e minha bisavó portuguesa casaram aqui. Ela também é filha de pai incógnito no registo de batismo. Mas quando casa ela declara o nome do pai. Como é encarada essa situação?

    PS: na certidão de casamento não consta o nome dos avós, só dos pais deles mesmo.
  • @rafaeladrcosta

    Cole aqui ou in box o link desse registro.
  • Tinha achado no Family Search até ir pesquisar sobre Funchal e ver que fica na Ilha da Madeira :(. Acho praticamente impossível que uma pessoa nascida em Armamar tenha tido um filho na Ilha da Madeira naquela época. Ou tô errada?
  • @rafaeladrcosta

    Esse de Funchal está bem fora da lógica.
    A família andou por algumas freguesias:

    Irmão da Maria Emília:
    7462 José Ferreira
    Vilarouco S. João da Pesqueira
    Gabriel Ferreira Emilia Pereira
    Sem Indicação 20 Brasil Solteiro


    http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1143360 - passaporte de José Ferreira.

    Você já solicitou informações sobre o prontuário do passaporte de José Rodrigues? Terá endereço da última morada e também acompanhantes.
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1279816
  • ai que pena que o site tá fora do ar agora :(. Não consigo ver. Esse José é irmão da Maria Emilia (minha tataravó) ou da Maria Emilia de Funchal? @Mariza
  • Alguém consegue ler esse assento: http://cloud.archeevo.pt/details?id=14017 final m008.

    O assento de cima é de uma Rosa e o de baixo de um Manoel.


    "baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manoel e que nasceu neste .... lugar e freguesia
    de ... no dia .... horas da noite, filho legitimo de J.. Rodrigues ... e Amelia Ferreira ou Emilia pereira? .... no
    governo da sua casa e moradora neste lugar e freguesia..."

    Foi tudo que consegui entender
  • Amélia Ferreira
  • Obrigada, Guilherme.
  • Em resposta ao solicitado em 2017/11/06, proc. acima referenciado, informamos que, pesquisados os registos de passaporte do ano de 1911 não foi localizado o registo de passaporte de Manoel rodrigues.

    Mais informamos que pesquisado o ano de 1913 foi localizado um registo de Manoel Rodrigues, natural da freguesia de Vale de Remigio, concelho de Mortágua, filho de José Rodrigues e Emilia Maria.



    Caso seja este o processo de passaporte, poderemos remetê-lo por correio, devendo suportar para além do custo da reprodução, a tarifa de portes definida na tabela oficial dos CTT.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.