Procuração para ser representado em Portugal
Mauro Pinheiro
Member
Bom dia. Sou neto de português. Meu amigo irá a Portugal em dezembro e pretendo entrar no processo de nacionalidade portuguesa por atribuição de minha mãe. Por conta disso já peguei no site IRN o modelo de procuração aceitável. A minha dúvida é a seguinte: essa procuração, para ser valida, eu terei que fazer do tipo "particular" ou "pública"?
Eu seu que ela tem que ter o apostilamento de Haia.
Eu seu que ela tem que ter o apostilamento de Haia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
pode ser particular,digitalizada e com firma reconhecida por autenticidade
Ah,e apostilada
O modelo que vc tem é esse?
"PROCURAÇÃO
_______________________________ estado de (casado/solteiro/divorciado/viúvo)
______________________, natural da freguesia de _____________________,
concelho de _____________________, filho de ________________________ e de
________________, com residência habitual em ______________________, de
nacionalidade ____________________, portador do passaporte (ou outro documento de
identificação equivalente) nº _____emitido em ( data de emissão )____/___/_____, por
(entidade emissora) _____________, constitui seu procurador o Senhor
____________________ (nome completo do procurador), portador do bilhete de
identidade (ou outro documento de identificação equivalente ) nº _____________
emitido em (data de emissão) _______________, por (entidade emissora)
________________, com residência habitual em ___________________________, a
quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória
dos Registos Centrais, praticando e assinando tudo o que seja necessário ao indicado
fim, nomeadamente a declaração para fins de atribuição da nacionalidade, podendo, se
necessário, substabelecer os poderes que lhe forem confiados, assim como, para registar
junto das autoridades portuguesas o casamento dos pais, cumprir exigências, levantar
documentos, consultar processos e tudo o que se tornar necessário aos fins indicados .
Em (local) ______________ aos (dia) ____, de (mês) __________ de (ano)________.
(Assinatura)
____________________________________________"
Como assim?
Obrigado.
a)Por semelhança: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é feita a comparação entre a assinatura constante no documento e as assinaturas constantes na ficha de firma do interessado. O reconhecimento de firma por semelhança atesta que a assinatura constante no documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado no cartório.
b) Por autenticidade: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é certificado que o interessado compareceu ao Cartório, foi identificado, e assinou o documento e o Livro de Termo de Comparecimento na presença do tabelião ou escrevente. Neste caso, o signatário deve comparecer pessoalmente ao Cartório.
Tenho todas as certidões brasileiras devidamente averbadas e apostiladas.
Como meu finado avô casou-se e morreu aqui no Brasil no ato de transcrever esses dados lá em Portugal é nescessário que, na procuração, esteja expresso esse poder, o de transcrever? Pois agora depois de pronta a procuração me dei conta não citar a palavra "transcrição".
Muito obrigado.
Vou a Portugal e levarei o documento de minha prima para averbar seu casamento, ambos com cidadania portuguesa, além dos documentos necessários o que mais devo levar, será uma procuração? Se for como fazer, pois procurei e não encontrei.