Algm sabe...

Minha mãe tem nacionalidade portuguesa. Ela conseguiu por ser filha de português, entrou com um processo junto ao consulado, teve que providenciar diversos documentos dos meus avós e tal.
Para me passar a nacionalidade, tenho que entrar com processo também. Mas os documentos a serem providenciados são os de meus avós ou dos meus pais? Agora eu considero o cidadão português minha mãe?

Comentários

• Igφr Rαβellφ

Se sua mãe possui nacionalidade portuguesa o ideal é vc fazer o seu processo por atribuição diretamente da sua mãe...
    As questões que vc tem que levantar são
    *Quem declarou seu nascimento na sua certidão de nascimento ( pai ou mãe ? )
    * Vc tem a certidão portuguesa de sua mãe?
    Se vc tiver a certidão dela já facilita bastante e o ideal é fazer a transcrição do casamento de sua mãe junto ao consulado e posteriormente fazer seu processo diretamente pela CRC enviando os documentos diretamente para Portugal que é o processo mais rapido

Segundo algumas informações daqui da comunidade o único consulado que faz esse processo com rapidez é o de São Paulo e portanto não vale a pena dar entrada nos processos pelos consulados de outros estados.
  • Para dar entrada pelo consulado de Sao Paulo, tem que apresentar comprovante de residencia, portanto nao sao todos que podem fazer por la, somente as pessoas que residao na jurisdicao do consulado de Sao Paulo.
  • Igor,
    Voce usara os documentos da sua mae agora.
    Se esta em SP ou Mato Grosso do Sul pode usar o Consulado de Sao Paulo. O site esta em reforma, mas comecara a funcionar a partir do dia 15.
    Se esta em outro estado é possível que seja melhor mandar o seu processo pelo correio.
    A transcricao de casamento dos seus pais tera que ser feita, pois é muito provavel que a sua mae tenha mudado de nome ao casar, nao seja a sua declarante, etc. Sem contar que ultimamente estao mais rigorosos quanto a isso.
    Aguardamos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.