Algm sabe...
Minha mãe tem nacionalidade portuguesa. Ela conseguiu por ser filha de português, entrou com um processo junto ao consulado, teve que providenciar diversos documentos dos meus avós e tal.
Para me passar a nacionalidade, tenho que entrar com processo também. Mas os documentos a serem providenciados são os de meus avós ou dos meus pais? Agora eu considero o cidadão português minha mãe?
Para me passar a nacionalidade, tenho que entrar com processo também. Mas os documentos a serem providenciados são os de meus avós ou dos meus pais? Agora eu considero o cidadão português minha mãe?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se sua mãe possui nacionalidade portuguesa o ideal é vc fazer o seu processo por atribuição diretamente da sua mãe...
As questões que vc tem que levantar são
*Quem declarou seu nascimento na sua certidão de nascimento ( pai ou mãe ? )
* Vc tem a certidão portuguesa de sua mãe?
Se vc tiver a certidão dela já facilita bastante e o ideal é fazer a transcrição do casamento de sua mãe junto ao consulado e posteriormente fazer seu processo diretamente pela CRC enviando os documentos diretamente para Portugal que é o processo mais rapido
Segundo algumas informações daqui da comunidade o único consulado que faz esse processo com rapidez é o de São Paulo e portanto não vale a pena dar entrada nos processos pelos consulados de outros estados.
Voce usara os documentos da sua mae agora.
Se esta em SP ou Mato Grosso do Sul pode usar o Consulado de Sao Paulo. O site esta em reforma, mas comecara a funcionar a partir do dia 15.
Se esta em outro estado é possível que seja melhor mandar o seu processo pelo correio.
A transcricao de casamento dos seus pais tera que ser feita, pois é muito provavel que a sua mae tenha mudado de nome ao casar, nao seja a sua declarante, etc. Sem contar que ultimamente estao mais rigorosos quanto a isso.
Aguardamos.