DÚVIDAS-processo de atribuição...
Tenho pai português, casado no Brasil com uma portuguesa (minha mãe), minha mãe morreu no Brasil, meu pai se casou novamente (com outra portuguesa), voltou para Portugal, e faleceu em Portugal.
Fui dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade portuguesa pelo Consulado de Portugal, de São Paulo; Eles têm a ficha do meu pai, as datas dos casamentos, o registro de óbito da minha mãe, acho que quase todos os dados do meu pai; Porém eles não tem a averbação do casamento dele com minha mãe em Portugal (acho eu! Foi o que eles disseram).
Vamos à questão; O Consulado pediu uma Certidão de Casamento de Inteiro Teor de meu pai, que no cartório custa R$ 42,00; acho caro, tendo em vista que pedi uma Certidão de Óbito de meu pai para a CRC via internet, para receber pelo correio, e só paguei 17 euros. A Certidão de Casamento é para averbar o casamento no Brasil de meu pai, em Portugal. E para fazer essa averbação o consulado nos subtrai o valor de R$ 230,05.
Sem a averbação do casamento, não posso tirar minha atribuição.
1-) Na realidade é necessário essa averbação?
O pior de tudo foi que quando fui ao Cartório buscar a Certidão de Casamento de meus pais, o funcionário pediu para que eu confirmasse com o Consulado, se era preciso averbar o óbito de meu pai em Portugal, na sua Certidão de Casamento brasileira, e me disse que se necessário, o custo é de R$ 100,00. Haja dinheiro!!!!
2-) É necessário essa averbação do óbito em Portugal na Certidão de Casamento brasileira?
Obrigado pela ajuda!!!!
Viva PORTUGAL...
Fui dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade portuguesa pelo Consulado de Portugal, de São Paulo; Eles têm a ficha do meu pai, as datas dos casamentos, o registro de óbito da minha mãe, acho que quase todos os dados do meu pai; Porém eles não tem a averbação do casamento dele com minha mãe em Portugal (acho eu! Foi o que eles disseram).
Vamos à questão; O Consulado pediu uma Certidão de Casamento de Inteiro Teor de meu pai, que no cartório custa R$ 42,00; acho caro, tendo em vista que pedi uma Certidão de Óbito de meu pai para a CRC via internet, para receber pelo correio, e só paguei 17 euros. A Certidão de Casamento é para averbar o casamento no Brasil de meu pai, em Portugal. E para fazer essa averbação o consulado nos subtrai o valor de R$ 230,05.
Sem a averbação do casamento, não posso tirar minha atribuição.
1-) Na realidade é necessário essa averbação?
O pior de tudo foi que quando fui ao Cartório buscar a Certidão de Casamento de meus pais, o funcionário pediu para que eu confirmasse com o Consulado, se era preciso averbar o óbito de meu pai em Portugal, na sua Certidão de Casamento brasileira, e me disse que se necessário, o custo é de R$ 100,00. Haja dinheiro!!!!
2-) É necessário essa averbação do óbito em Portugal na Certidão de Casamento brasileira?
Obrigado pela ajuda!!!!
Viva PORTUGAL...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obrigado!!!!
quem foi o declarante do seu nascimento ?
Independente de quem tenha sido o seu declarante, se voce quiser fazer seu processo atraves do consulado, tera que averbar o casamento, se seu pai foi o seu declarante, podera enviar direto pra CRC, e provavelmente nao precisara fazer a transcricao, por que provavelmente ? Pela lei voce tem direito a cidadania mesmo sem o casamento averbado, acontece que, ultimamente, os conservadores estao exigindo a transcricao mesmo para os que tem o portugues como declarante, minha opiniao, eu sei que vai mais dinheiro, mas eu faria tudo pelo Consulado de Sao Paulo, a nacionalidade tem saido bem rapido, media de um mes, se enviar pelo correio, serao 5 meses e ainda correra o risco de pedirem a transcricao, e atrasara ainda mais.
E se o Pai não era casado, e teve o filho de um caso e registrou a criança, como sendo seu filho, como fica a questão Cibelle?
Mediante o pedido de averbação do casamento pela CRCL com se deve proceder Cibelle?
Desde já agradeço pela sua opinião.