Certidão de Tarouca - 1907

Boa tarde a todos!

Pessoal, preciso muito da ajuda de vocês. Estou desde julho tentando, sem sucesso, avançar no processo de cidadania.
Já li bastante aqui no fórum e graças a vocês eu tive um rumo para conseguir a reunir os dados importantes de meu avô português. Logo que comecei a procura, enviei e-mail a pelo menos 20 conservatórias, até descobrir a origem de meu avô. Já fiz busca em sites como Family Search, Cepese, procurei na relação de navios que chegaram ao Rio de Janeiro, já paguei os 10 Euros pela busca do Portal Cidadão, mas não obtive resposta. Já enviei e-mail ao Consulado(RJ) e responderam com o seguinte:

"O Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, apresenta os melhores cumprimentos e informa o seguinte:
- Se houver possibilidade, orientamos que siga linha reta (nacionalidade através do pai e/ou mãe português, por atribuição). Um processo por vez.
- Em nosso site, é disponibilizado os itens possíveis para solicitação de nacionalidade. O requerente deve atender os requisitos para requerer a nacionalidade, todos os documentos solicitados são obrigatórios. Leia atentamente as instruções Para nacionalidade e as siga rigorosamente."

Pelo que entendi, eu dependo da conservatória de Tarouca, uma vez que fui orientado por e-mail enviado a mail@advis.dglab.gov.pt e mail@advis.dgarq.gov.pt, em que solicitei o número do assento, e eles informaram que só possuem documentos até 1888, sendo meu avô do ano de 1907. Só tem um problema: Tarouca não responde e-mails. Desde julho tentando e sequer tenho uma resposta.

Enfim, não sei mais onde procurar, a quem recorrer, portanto, agradeço imensamente a todos que tenham boa vontade em tentar me ajudar.

Eu tenho as seguintes informações:

Nome: Jacinto Rodrigues de Carvalho.
​Data de nascimento em Portugal: 15/10/1907.
​Data de falecimento no Brasil: 22/05/1965.
Filiação: Antonio Rodrigues de Carvalho / Conceição Fernandes.
Freguesia: Várzea da Serra.
Concelho: Tarouca.
Distrito: Viseu.
Esposa brasileira: Julia dos Santos Carvalho.
Filhos brasileiros: Jacinto dos Santos Carvalho / Conceição dos Santos Carvalho / Jorge dos Santos Carvalho.
Carteira para estrangeiros: 443021.

Obrigado desde já.

Comentários

  • Thiago,

    no Portal do Cidadão não tem busca. Se não encontrarem não cobram. Vc fez o pedido no Portal? Seria um bom caminho.

    Lígar para a Conservatória também seria - 254671500
  • Guilherme, eu preenchi todas as informações no Portal e paguei a taxa. Recebi um e-mail com assunto "Registo Civil Online - Aviso de Pagamento" e nele tem algumas informações como entidade, referência e a taxa de 10 Euros. Não sei em quanto tempo costumam responder, mas vou aguardar.
  • Thiago, se não responderem num tempo considerável, liga pro portal do cidadão tbm! (Skype baratinho)
  • Obrigado pela dica, Karina!
  • Thiago_LemosThiago_Lemos Member
    editado October 2017
    Pessoal, eu enviei um e-mail para a Conservatória dos Registos Centrais com todas as informações que tenho para obter a certidão de nascimento de meu avô e recebi a seguinte resposta:

    "Registo nº XXXX/11 da Conservatória do Registo Civil de Tarouca."

    Vocês sabem dizer se esse registro é o número do assento, ou se é apenas um chamado que eles abriram com a Conservatória de Tarouca?
  • @Thiago

    Esses é o número do assento informatizado, suficiente para preenchimento no campo apropriado do requerimento.

    Não divulgue dados pessoais como número de assento.
  • Thiago_LemosThiago_Lemos Member
    editado October 2017
    Mariza, sabe dizer se apenas o número do assento é suficiente para preenchimento dos formulários de Atribuição e Naturalização? Ou vou precisar do documento para enviar em algum momento?

    Outra dúvida: é mais vantajoso Atribuição, né? Posso pedir a meu pai(brasileiro) para dar entrada no processo e após ele conseguir, eu faço o processo por Atribuição, já que é garantido por lei e não tem como ser negado. Estou certo?

    Ah, obrigado pela dica. Já editei a pergunta e tirei o número do assento.
  • @Thiago

    Como disse no post anterior o número do assento + Conservatória são os dados suficientes para localização o registro. Vc não precisará enviar em papel.

    Certamente a atribuição é a melhor opção, para alguns a única forma. Os netos precisam provar ligação com Portugal.
  • Tudo bem.
    Perguntei isso, pois li o procedimento de Atribuição aqui no fórum, incluindo uma parte que diz: "Basta que você consiga levantar toda a documentação, incluindo a certidão de nascimento portuguesa dele."



  • Sim, Thiago, mas você tem o número informatizado, e isso é ótimo. Alguns assentos estão nos Arquivos Distritais, portanto não estão no sistema informatizado. Cada caso é um.
  • Entendi. Obrigado, Mariza!
  • Pessoal, boa tarde!
    Voltei com mais dúvidas. Estou na fase de levantar os documentos brasileiros de meu pai para dar entrada no processo de atribuição para ele e, assim que finalizado, será a minha vez no processo. Eu vou solicitar a certidão de inteiro teor reprográfica e fiquei com algumas dúvidas: meus pais são brasileiros e casados, ambos vivos. O documento que eu preciso solicitar ao cartório é o de casamento ou nascimento? Pergunto isso, pois não sei se para Portugal a certidão de casamento anula a de nascimento.

    Quando o processo de meu pai estiver pronto e ele tiver a cidadania, eu não irei precisar solicitar a transcrição do casamento dele, pois o declarante da minha certidão de nascimento é ele mesmo. Estou certo?

    Desde já, obrigado! Vocês têm me ajudado bastante.
    Abraço!
  • @Thiago_Lemos,
    Neste caso você precisa solicitar a certidão de nascimento reprográfica do seu Pai para dar entrada no pedido de atribuição dele.
  • @Thiago

    A certidão de nascimento do requerente precisa ser a reprográfica.

    No processo de atribuição do seu pai não precisa enviar a certidão de casamento dele. Apenas a Conservatória de Gaia e ACP dispensam transcrição de casamento quando o português casado com brasileira é o declarante do nascimento do filho.

    Sugiro que o seu pai atualize o estado civil. Além de ser uma obrigação do cidadão vc terá mais opção de Conservatória para o seu processo.
  • Mariza, só não entendi a parte do estado civil. Se meus pais ainda são casados e vivos e o documento a ser enviado é o de nascimento, não ficou muito claro pra mim.
  • @Thiago

    O seu pai será atribuído, isto é, terá um assento de nascimento português. Só após esse processo ele poderá atualizar o estado civil de casado. Portanto não precisará enviar a certidão de casamento nesse momento.
  • @Thiago_Lemos, seu pai tem que pedir a atribuição de nacionalidade e, quando concluído o processo, será feito o assento (registro) dele em Portugal. Nesse momento ele será solteiro, daí tem que ser dado entrada no processo de transcrição do casamento dele para então ser emitida a certidão de casamento dele em Portugal e então ele passará a ser casado lá. São dois processos separados. Mesmo que na certidão de nascimento dele conste o casamento ele não será "casado" automaticamente em Portugal durante o processo de atribuição, somente após efetuada a transcrição do casamento.
    Para você pedir a atribuição não teria que esperar a transcrição se der entrada no processo pela ACP ou VNGaia mas, como a @Mariza Guerra falou é obrigação do portugues que vive no exterior manter seu estado civil atualizado.
  • Entendi, Mariza e Daniel. Meu pai não pretende morar em Portugal. Ainda assim, pela experiência de vocês, acham necessário que ele dê entrada nesse trâmite do casamento em Portugal? Caso ele não faça isso, enrolaria meu processo em algum momento?
  • @Thiago_Lemos o máximo que pode acontecer com seu processo é a conservatória questionar a não transcrição e exigir que seja feita. ACP e VNGaia não estão exigindo a transcrição caso o portugues seja o declarante do nascimento, todas as outras conservatórias exigem.
  • Beleza! Obrigado pelos esclarecimentos.
  • Bom dia a todos!

    Pessoal, venho trazer mais uma dúvida pra vocês. rsrs

    É o seguinte... eu fiz questão de solicitar a certidão de meu avô pelo Portal do Cidadão, mesmo já tendo o assento informatizado. Pois bem, ficou pronta hoje e a dúvida é: quando eu for preencher o formulário de cidadania por atribuição, qual é o assento que eu devo usar nele? Existe o assento original, de 1926 e também existe o informatizado, de 2011. Como vocês já explicaram antes, o assento informatizado é o suficiente pra preenchimento, mas fiquei com essa dúvida porque no final do documento tem uma linha assim:

    "Cota: Informatização do assento nº XX/1926, lavrado em 12/02/1926, na Conservatória de Tarouca - 2011-11-07.

    Muito obrigado pela ajuda de sempre. Um abraço!

    Thiago Lemos.
  • @Thiago_Lemos

    minha bisavó é de Tarouca também. ela nasceu em 1906

    como vc conseguiu entrar em contato com eles para obter a sua certidão?

    mandei mail para todos os endereços de e-mails que achei na internet para a conservatória de Tarouca mas não obtive respostas tem mais de mês :(

    agrdeço se me der o caminho das pedras....

  • @ergonauta basta solicitar no civil online Civil Online (mj.pt) pagar os 10 eur c cartao visa. Eles terão de em 5 dias uteis enviar a certidao para vc. A conservatoria ainda tem todos os assentos desde 1899. Indique a data de 1923, e nas observações escreva, que sabe que Fulano tal é de tarouca, e que nasceu por volta de 1906 mas não sabe a data ao certo nem a freguesia. Tem que colocar 1923 no formulario pq por defeito o sistema so aceita pedidos até 100 anos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.