urgente me ajudem...
Oi pessoal, queria tirar uma dúvida.
Eu sou neta de português e estou tirando a cidadania portuguesa par minha mãe.
Já tenho todos os documentos em mãos,conforme abaixo.
1- certidões de nascimento do meu avô e da minha avó.
2 - certidão de nascimento da minha mãe, cópia autenticada da identidade da minha mãe
3- certidão de casamento do meu avô e da minha avó.
já autentiquei tudo no itamaraty.
Mas, estou com um problema.
Na certidão de nascimento da minha mãe consta o nome de solteira da minha avó (Teresinha), pois ela ainda não era casada com meu avô.
Depois, que minha mãe nasceu meus avós se casaram e na certidão de casamento consta o nome Terezinha (com z).
O certo é com "s", pois eu confirmei com a certidão de nascimento da minha avó.
Então, houve um erro no cartório na época em que eles se casaram, e colocaram o nome com "z".
O que eu faço, eu estou desesperada. Pois, não sei se isto será um problema. Eu tenho receio de entrar com o processo e for indeferido em Portugal, por causa disso. E gastar dinheiro à toa.
Me ajude....
Eu sou neta de português e estou tirando a cidadania portuguesa par minha mãe.
Já tenho todos os documentos em mãos,conforme abaixo.
1- certidões de nascimento do meu avô e da minha avó.
2 - certidão de nascimento da minha mãe, cópia autenticada da identidade da minha mãe
3- certidão de casamento do meu avô e da minha avó.
já autentiquei tudo no itamaraty.
Mas, estou com um problema.
Na certidão de nascimento da minha mãe consta o nome de solteira da minha avó (Teresinha), pois ela ainda não era casada com meu avô.
Depois, que minha mãe nasceu meus avós se casaram e na certidão de casamento consta o nome Terezinha (com z).
O certo é com "s", pois eu confirmei com a certidão de nascimento da minha avó.
Então, houve um erro no cartório na época em que eles se casaram, e colocaram o nome com "z".
O que eu faço, eu estou desesperada. Pois, não sei se isto será um problema. Eu tenho receio de entrar com o processo e for indeferido em Portugal, por causa disso. E gastar dinheiro à toa.
Me ajude....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Necessita tambem preencher o formulario 1C, cujo link encontrará na Guia de Ajuda.
Nao se preocupe con a s ou a z, pois segundo a experiencia de alguns amigos, eles nao sao rigorosos com essas pequenas diferencas.
É possível que tenham que fazer a transcricao de casamento dos avós, caso eles nao tenham casado em Portugal e-ou o casamento deles nao apareca averbado na certidao de nascimento de cada um deles. Antes nao estavam tao rigorosos com esse ponto quando o declarante do nascimento do interessado (sua mae no caso) era o portugues e nao havia mudado de nome ao casar, mas agora ha havido diversos casos em que estao pedindo a transcricao do casamento.
Se esta em SP a transcricao sai em aproximadamente 20 dias.
Veja na certidao dos avos se o casamento esta averbado.
Boa Sorte.
pq na época que minha mãe nasceu eles não eram casados, por isso na certidão de nascimento da minha mãe, o nome da minha avó é o de solteira.
eles casaram depois e o meu avô nunca averbou o casamento dele.
então para Portugal ele não é casado, né.
Independente de sua mãe ter nascido antes deles terem se casado o que importa é que eles realmente se casaram!
Ou seja p/, não tem como vc esconder que os seu avos são casados, e é quase certo q vc tera que averbar o casamento deles já q a certidão de casamento ira ser usado no processo.
E se vc não levar a certidão de casamento dos seu avós, tera q provar vinculo na menor idade entre seu avós e sua mãe.
Então separa o dinheiro do averbamento....
Vou lá na sexta para dar entrada no processo. e pensamento positivo...
Em que estado voce mora?
Boa Sorte.