urgente me ajudem...

Oi pessoal, queria tirar uma dúvida.
Eu sou neta de português e estou tirando a cidadania portuguesa par minha mãe.
Já tenho todos os documentos em mãos,conforme abaixo.

1- certidões de nascimento do meu avô e da minha avó.
2 - certidão de nascimento da minha mãe, cópia autenticada da identidade da minha mãe
3- certidão de casamento do meu avô e da minha avó.
já autentiquei tudo no itamaraty.

Mas, estou com um problema.
Na certidão de nascimento da minha mãe consta o nome de solteira da minha avó (Teresinha), pois ela ainda não era casada com meu avô.
Depois, que minha mãe nasceu meus avós se casaram e na certidão de casamento consta o nome Terezinha (com z).
O certo é com "s", pois eu confirmei com a certidão de nascimento da minha avó.
Então, houve um erro no cartório na época em que eles se casaram, e colocaram o nome com "z".
O que eu faço, eu estou desesperada. Pois, não sei se isto será um problema. Eu tenho receio de entrar com o processo e for indeferido em Portugal, por causa disso. E gastar dinheiro à toa.
Me ajude....

Comentários

• A certidao da sua mae tem que ser em inteiro teor autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado.
    Necessita tambem preencher o formulario 1C, cujo link encontrará na Guia de Ajuda.
    Nao se preocupe con a s ou a z, pois segundo a experiencia de alguns amigos, eles nao sao rigorosos com essas pequenas diferencas.
    É possível que tenham que fazer a transcricao de casamento dos avós, caso eles nao tenham casado em Portugal e-ou o casamento deles nao apareca averbado na certidao de nascimento de cada um deles. Antes nao estavam tao rigorosos com esse ponto quando o declarante do nascimento do interessado (sua mae no caso) era o portugues e nao havia mudado de nome ao casar, mas agora ha havido diversos casos em que estao pedindo a transcricao do casamento.
    Se esta em SP a transcricao sai em aproximadamente 20 dias.
    Veja na certidao dos avos se o casamento esta averbado.
    Boa Sorte.
  • Vai necessitar tambem uma copia autenticada do RG da sua mae legalizada no consulado da sua regiao.
  • será que eu vou precisar dizer que meu avô é casado?

pq na época que minha mãe nasceu eles não eram casados, por isso na certidão de nascimento da minha mãe, o nome da minha avó é o de solteira.
    eles casaram depois e o meu avô nunca averbou o casamento dele.
    então para Portugal ele não é casado, né.
  • Karol...... vc vai mandar a certidão de casamento dos seus avós!
    Independente de sua mãe ter nascido antes deles terem se casado o que importa é que eles realmente se casaram!
    Ou seja p/, não tem como vc esconder que os seu avos são casados, e é quase certo q vc tera que averbar o casamento deles já q a certidão de casamento ira ser usado no processo.
    E se vc não levar a certidão de casamento dos seu avós, tera q provar vinculo na menor idade entre seu avós e sua mãe.
    Então separa o dinheiro do averbamento....
  • Vim do consulado hoje, eu não precisei da averbação do casamento dos meus avós. Pois, na certidão de nascimento da minha mãe eles ainda não eram casados. Eles alegaram que está ok.
    Vou lá na sexta para dar entrada no processo. e pensamento positivo...
  • Karol,
    Em que estado voce mora?
    Boa Sorte.
  • eu sou do rio de janeiro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.