Sem Certidão de Nascimento, mas com Certidão de Batismo.

Galera, bom dia!
É o seguinte, minha avó é neta de português, mas ela não tem Certidão de Nascimento, apenas Certidão de Batismo. Há um ano mais ou menos eu enviei toda a documentação para a CRC de Ponta Delgada e eles me informaram que faltava a Certidão de Nascimento dela. Então eu desisti de tentar obter a nacionalidade para ela e consequentemente a minha.
Mas eu não me conformo com isso, e estou estudando alguma outra possibilidade, como registro tardio ou coisas do tipo.

Eu tenho todos os documentos necessários, desde Certidões dos Português, da Filha do Português e da minha avó, com exceção da Certidão de Nascimento dela.
Ela possui apenas a Certidão de Batismo! O que mais me entristece é que todos os irmãos dela possui a Certidão de Nascimento. Ela é a irmã mais velha de todos.

Vocês acham que realmente é o fim da linha para mim? Ou existe alguma outra possibilidade?
Entre vários comentários no forum descobri que as vezes uma CRC é mais rígida do que a outra, solicita documentos e correções que a outra não solicita. Vocês acham que a CRC de Lisboa aceitaria apenas com a Certidão de Batismo?

Obrigado

Comentários

  • Boa tarde @JoseWaldo, uma pena ninguém tê-lo ajudado até o momento. Geralmente, alguém responde no mesmo dia.
    Sou nova aqui, mas ando pesquisando muito aqui e fora. Vamos ver se posso ajudá-lo.
    Para o português a certidão de batismo geralmente é suficiente, mas para seus descendentes é necessário a certidão de nascimento. Sou neta e tanto eu como minha mãe q é a filha do português precisamos apresentar a certidão de nascimento; não tem como escaparmos disso.

    A lei mudou em julho passado e caso seu processo em Ponta Delgada não tenha sido extinto é melhor conseguir a certidão da sua avó, pois com a nova lei se pular geração, vc terá q comprovar ligação efetiva com Portugal. Se vc tem como comprova-la, não precisa se preocupar. Mas se não, veja como fica sua situação:

    Com a mudança, vc é o tataraneto do português; então, sua bisavó, avó e sua mãe terão q ser cidadãs portuguesas para q vc possa pedir a sua. Primeiro sua bisavó entra com processo, depois sua avó, sua mãe e em seguida vc e todos seus descendentes. Mas se alguma delas for falecida ou não quiser a cidadania, vc não terá como escapar da comprovação efetiva com Portugal, pois estará pulando geração.

    Qual ano de nascimento de sua avó?
    Os irmãos foram registrados na mesma cidade onde sua avó foi batizada?
    Se não, tente buscar nos cartórios onde os irmãos foram registrados, pois pode ser q não tenha sido registrada onde nasceu e/ou foi batizada.
    Os irmãos não sabem de alguma pista?

    Caro amigos do Fórum, se por acaso me equivoquei, peço desculpas e que me corrijam por favor para q Jose tenha as informações corretas. Obrigada!
  • editado November 2017
    @MaraB a postagem do @JoseWaldo foi 17/10 .Normalmente alguém sempre responde.De qualquer forma a avó dele como neta de português , terá q comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa conforme determina a nova lei.
  • Sim, @Vlad Pen, eu sei q alguém sempre responde; apenas estranhei o fato de ter passado mais de 1 mês sem resposta, pois o q percebo é q costuma-se responder no mesmo dia ou no máximo 7 dias após a publicação.

    Mas as informações q passei estão corretas?
    Vc disse q a avó dele deve comprovar laços, mas supondo-se q a bisavó dele esteja viva e ela sendo filha do português, não será necessário, pois a bisavó entra com pedido e tendo a cidadania, a avó entra com pedido e assim por diante ate chegar no José, correto?
    Se todos são vivos não é necessário comprovar laços. Agora, se for, me explique por favor.
  • @MaraB, se todos forem vivos desde o portugues originário, não é preciso comprovar laços efetivos.A nacionalidade vai passar direto de pai para filho.
  • Boa tarde @VladPen!
    O português originário vivo?? Fiquei confusa agora, rsrs, pois sou neta de português falecido; minha mãe filha dele é viva e não precisamos comprovar laços. Foi a informação q tive aqui no Forum: minha mãe entra com processo e tendo sua cidadania aprovada eu peço a minha em seguida.
    Entendo, com isso, que comprovar laços no meu caso e no caso do @JoseWaldo somente se nós quiséssemos pedir a cidadania através dos portugueses originários estando eles falecidos ou vivos; nos dois casos pularíamos as gerações seguintes até nós e teríamos, portanto, q comprovar laços efetivos.
  • @MaraB o que o Vlad quis dizer é que todos descendentes do português estejam vivos assim as gerações vão pedindo atribuição, uma em sequência da outra e não que o português tenha que estar vivo para os descendentes pedirem a atribuição.
  • @MaraMB foi como o Daniel disse,eu quis dizer se todos descendentes do português estiverem vivos
  • Ok, @DanielHenriques e @VladPen! Tudo esclarecido!
    Realmente é como as informações q obtive aqui no Fórum! Só me equivoquei na leitura da resposta do Vlad...rs Obrigada pela atenção e paciência!
    Mas o q será q houve com @JoseWaldo? Ou conseguiu as informações por outros meios ou desistiu ou leu nossas respostas e não quis responder...rsrs... Sorte p ele! Q dê tudo certo!
    Aliás, parabéns @VladPen, li em outra discussão q vc ja tem sua cidadania. Foi rápido! Sorte ter pedido antes da nova lei!! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.