Sem Certidão de Nascimento, mas com Certidão de Batismo.

Galera, bom dia!
É o seguinte, minha avó é neta de português, mas ela não tem Certidão de Nascimento, apenas Certidão de Batismo. Há um ano mais ou menos eu enviei toda a documentação para a CRC de Ponta Delgada e eles me informaram que faltava a Certidão de Nascimento dela. Então eu desisti de tentar obter a nacionalidade para ela e consequentemente a minha.
Mas eu não me conformo com isso, e estou estudando alguma outra possibilidade, como registro tardio ou coisas do tipo.

Eu tenho todos os documentos necessários, desde Certidões dos Português, da Filha do Português e da minha avó, com exceção da Certidão de Nascimento dela.
Ela possui apenas a Certidão de Batismo! O que mais me entristece é que todos os irmãos dela possui a Certidão de Nascimento. Ela é a irmã mais velha de todos.

Vocês acham que realmente é o fim da linha para mim? Ou existe alguma outra possibilidade?
Entre vários comentários no forum descobri que as vezes uma CRC é mais rígida do que a outra, solicita documentos e correções que a outra não solicita. Vocês acham que a CRC de Lisboa aceitaria apenas com a Certidão de Batismo?

Obrigado

Comentários

  • Boa tarde @JoseWaldo, uma pena ninguém tê-lo ajudado até o momento. Geralmente, alguém responde no mesmo dia.
    Sou nova aqui, mas ando pesquisando muito aqui e fora. Vamos ver se posso ajudá-lo.
    Para o português a certidão de batismo geralmente é suficiente, mas para seus descendentes é necessário a certidão de nascimento. Sou neta e tanto eu como minha mãe q é a filha do português precisamos apresentar a certidão de nascimento; não tem como escaparmos disso.

    A lei mudou em julho passado e caso seu processo em Ponta Delgada não tenha sido extinto é melhor conseguir a certidão da sua avó, pois com a nova lei se pular geração, vc terá q comprovar ligação efetiva com Portugal. Se vc tem como comprova-la, não precisa se preocupar. Mas se não, veja como fica sua situação: