Busca de certidão de Maria Solidade João, nascida em 1917

Boa noite, amigos.

Estou em busca da certidão da minha bisavó, Maria Solidade João. Ou qualquer pista que possa me ajudar a encontrar esse documento em Portugal. Seguindo o tópico com dicas, segue o que sabemos sobre ela:

1. Maria Solidade João, nascida em 12/05/1917, filha de Manoel João e Luzia da Silva;

2. Minha tia-avó diz que ela nasceu em Lisboa, mas também pode ter sido em Leiria. No fórum Geneall, a Mila (a quem agradeço demais!) encontrou um documento de uma Luzia da Silva, com a mesma filiação que minha bisavó. Lá dizia que ela havia nascido em Leiria. Infelizmente minhas tias-avós são muito simples e pouco sabem sobre os pais. Parece que são de uma época que não se conversava muito sobre família. Quando minha mãe perguntou se Maria Solidade tinha irmãos, a resposta foi que sua irmã se chamava Maria. Mas acho pouco provável que eles tenham colocado o nome de Maria nas duas filhas, né? De qualquer forma, o documento encontrado pela Mila foi esse:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9V9-6QYM?i=222&cc=2140223

3. Ela veio ao Brasil por volta de 1920;

4. Acredito que tenha desembarcado no Rio de Janeiro. Morava em Itápolis, interior de São Paulo.

5. Veio com a família. Tinha uma irmã e dois irmãos, um deles chamado Carlito.

6. Imigrou solteira;

7. Casou-se no Brasil com Joaquim Roberto Bortolussi/Bortolucci, no ano de 1936. Tiveram os filhos Pedro, Josefa, Maria Luiza, Isabel, João e um filho que faleceu novo, não sei o nome dele;

Agradeço desde já a ajuda em localizar qualquer pista que possa me levar a esse documento.

Abraços.

Comentários

  • Entre em contato com a Conservatória do Registo Civil de Leiria passando todas as informações que você puder afim de adquirir uma Cópia Autenticada do Registo de Nascimento.

    E-mail: civil.leiria@irn.mj.pt
    Telefone: +351 244817560

    O contato por telefone facilita muito, eu uso o Skype para entrar em contato com Portugal. Com R$25 de crédito consigo falar bastante.
  • Oi Marcio, tudo bem?

    Obrigada pela dica. Na verdade, eu já havia feito isso. O retorno que a Helena me deu foi de que ela podia ter nascido em Leiria, mas em outro concelho, uma vez que não tinha nenhum documento dela na conservatória em questão. Aí enviei email para todas as conservatórias, mas não me responderam. Somente através desse email que você me passou mesmo.

    Pedi à Helena que verificasse novamente e enviei o documento que anexei acima. Pedi à ela que verificasse a possibilidade de ter algum registro de Luzia da Silva (que até agora não sei se realmente é irmã da minha bisavó) e, através dele, chegarmos a algum lugar. Vamos ver.

    Abraços.
  • RIBEIRORDRGRIBEIRORDRG Member
    editado January 2018
    @Mariana Pereira

    Não sei já conseguiu a certidão da sua bisa, caso ainda não tenha, veja esse cartão de imigração do irmão dela, Manoel João Filho, nele consta a freguesia de Monte Redondo, que fica em Leiria.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G927-HNJM?i=486&cc=2140223
  • @ribeirordrg desculpa a demora pra responder.
    Consegui sim. Já entrei com o processo do meu avô. :D
    Mas obrigada! É sempre bom ter mais informações da família!
    Abraços!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.