Cartório se nega a desarquivar o processo de habilitação de casamento
pedroparreira
Member
Boa tarde pessoal.
Primeiramente não estou em busca da cidadania português (apesar de ter descendência) e sim italiana mas como encontrei esse forúm para discussão resolvi pedir uma ajuda.
Estou atrás da certidão de nascimento da minha bisavó (brasileira) e de casamento do meu trisavô (italiano), a de nascimento dele italiana foi localizada.
Como tinhamos a certidão de casamento da minha bisavó resolvi pedir o desarquivamente do processo de habilitação do casamento dela no cartório aonde o mesmo foi registrado.
Mas para a minha surpresa o cartório se negou justificando que séria muito dificil achar todos os documentos, que teria que ler muitos livros, que tem a questão dos arquivos mortos e etc...
Quem foi até a este cartório foi meu pai mas minha dúvida é: tem alguma lei para este caso? do cartório se negar um documento que está lá?
O Cartório em questão fica em Guidoval - MG
Obrigado.
Primeiramente não estou em busca da cidadania português (apesar de ter descendência) e sim italiana mas como encontrei esse forúm para discussão resolvi pedir uma ajuda.
Estou atrás da certidão de nascimento da minha bisavó (brasileira) e de casamento do meu trisavô (italiano), a de nascimento dele italiana foi localizada.
Como tinhamos a certidão de casamento da minha bisavó resolvi pedir o desarquivamente do processo de habilitação do casamento dela no cartório aonde o mesmo foi registrado.
Mas para a minha surpresa o cartório se negou justificando que séria muito dificil achar todos os documentos, que teria que ler muitos livros, que tem a questão dos arquivos mortos e etc...
Quem foi até a este cartório foi meu pai mas minha dúvida é: tem alguma lei para este caso? do cartório se negar um documento que está lá?
O Cartório em questão fica em Guidoval - MG
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tem algum amparo legal isto?
Para fazer isso o estado nomeia um Juiz de direito em cada cidade para fazer valer os direitos e deveres de cada um.
Todo e qualquer cidadão que se sentir ofendido, injustiçado, ou lesado por funcionários ou Tabeliães de qualquer cartório, deve procurar o Fórum da sua cidade e procurar saber quem é o Juiz corregedor daquele cartório e levar até ele a sua denúncia ou reclamar dos serviços de cartório que lhe foi prestado.
Todas as denúncias são analisadas pelo Juiz e quando houver fundamento daquele que foi reclamar dos serviços de cartório o Tabelião será convidado através de um ofício a comparecer ao fórum afim de prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
A punição ao Tabelião vai desde uma advertência verbal a desoneração do cargo, portanto sua denúncia com fundamentos não será em vão.
Não é interessante para o Tabelião que o usuário procure um Juiz corregedor para reclamar dos serviços de cartório prestado por ele, porém ainda há aqueles se prevalecem de de algumas situações certos da impunidade devido a falta de informação da população na hora de reclamar ou denunciar.
Essa alegação é válida? Por que fizeram uma busca, então?
vi aqui no forum a sugestao de pesquisar por tal processo no site do arquivo nacional, mas, nao sei se por burrice minha mesmo, nao consigo saber nem por onde começar a pesquisa pelo site. achei super confuso...
Pesquise nesse link:
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G5H-PTG:113332701,113332702?cc=1582573
@mariza eu agradeço pelo link e acabei de pesquisar mais uma vez, mas já havia pesquisado inumeras vezes no Family search... abri acho q todos os índices de nascimentos e livros de registros de nascimento e nada... procurei inclusive em Itaguaí e Nova Iguaçu, cogitando a possibilidade dele ter registrado o seu nascimento em data próxima a do casamento, mas tb não encontrei. Li e reli as listas mil vezes... tá realmente difícil...
Onde tive dificuldade foi no link do arquivo Nacional.. . Não consegui achar uma lógica na pesquisa, são muitos campos a ser preenchidos e tudo q tentei não adiantou.. .achei o site muito confuso...
Entre a Lei do registro civil brasileiro - que passou a valer mesmo em 1888- e o nascimento do seu bisavô - 1901- há um curto espaço de tempo, portanto ele pode não ter sido registrado apenas o batizado.
O apostilamento em BH /cartório Jaguarão é o mais barato do Brasil, poderá enviar por Sedex.
@rebecca se quiser entrar com uma reclamação conjunta contra esse cartório, to dentro... são muito preguiçosos.
Que bom que encontrou. Só agora vi o seu post para a Rebecca dizendo estar na mesma situação, eu poderia ter enviado o link citando o seu nome também. No fim deu certo. Sucesso!
sobre o nascimento q vc procurava, vc encontrou em data muito posterior a do nascimento? foi em data proxima a do casamento? talvez eu possa apresentar o seu caso la em itaguaí para provar que o que peço tem fundamento...
Por gentileza, poderia informar se depois de ameaçar o cartório sobre a habilitação de casamento, ela foi encontrada?
Ou de fato foi inutilizada?
Conseguiu emitir a certidão negativa que atesta a inexistência da habilitação do casamento?
Essas respostas são importantes para auxiliar colegas em outros casos.
Obrigado
pessoal, uma duvida. Tem como desarquivar o registro de nascimento de uma pessoa? o pai que é o imigrante foi o declarante
@RodrigoMartorano , basta solicitar a certidão de inteiro teor. Se quiser ver o livro, peça reprográfica.
@CamilaMacri por exemplo, os registros da cidade em que o imigrantes nasceu, foram queimados. tanto civil quanto religioso. O imigrante não foi casado no Brasil, então não tem como desarquivar o casamento. Minha duvida é: tem como desarquivar o nascimento da filha do imigrante, para ver se consta algum documento dele?
@RodrigoMartorano
São coisas diferentes. Para casar, era montado um "processo" antes, a tal "habilitação do casamento", onde os noivos traziam documentos ou testemunhas para provar quem eles eram e podiam casar (não eram casados com outra pessoa, ou parentes muito próximos etc). É desse processo que se pede o desarquivamento para ver o que consta nesses documentos ou declarações.
Para nascimento, a pessoa chegava lá no passado com 2 testemunhas e declarava verbalmente tudo e o escrivão lançava no livro, Não tinha um "processo" igual à habilitação de casamento, Por isso, podem acontecer mais facilmente coisas "estranhas" em alguns registros de nascimento (nomes de ascendentes e datas erradas etc)
A certidão de inteiro teor vai refletir tudo que foi dito no momento de registrar a criança. Não haverá nada mais arquivado.
@RodrigoMartorano , desculpa, não expliquei direito, mas o @CarlosASP fez . Obrigada, Carlos rs
Estava na correria aqui e a msg foi pela metade rs
@CamilaMacri @CarlosASP muito obrigado pela ajuda pessoal! vocês são nota 10 !