Reconhecimento de assinatura - Formulário 1D
gabsvf
Member
Bom dia, pessoal!
Busquei sobre esse assunto no fórum mas achei as respostas bem divergentes. No formulário 1D está escrito o seguinte:
2. O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:
- perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;
- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;
- em Consulado de Portugal no estrangeiro;
- por Advogado ou Solicitador, ou
- pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de outubro.
Se o procurador for advogado ou solicitador é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação da respetiva cédula profissional.
Dúvida 1: Pelo que entendi e que me disseram, os cartórios brasileiros não se encaixam em nenhuma das opções. É isso mesmo?
Dúvida 2: Fiz um agendamento para o Consulado de SP para validar a assinatura, mas não tem a opção no site de Nacionalidade por atribuição de netos... só tem Nacionalidade portuguesa por: casamento, união de facto, naturalização, naturalização para filhos de naturalizados e prova de vida. Solicitei a opção de naturalização. Será que terei problemas? Alguém já fez esse reconhecimento pelo consulado e pode contar como foi? É feito na hora?
Abraços
Busquei sobre esse assunto no fórum mas achei as respostas bem divergentes. No formulário 1D está escrito o seguinte:
2. O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:
- perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;
- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;
- em Consulado de Portugal no estrangeiro;
- por Advogado ou Solicitador, ou
- pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de outubro.
Se o procurador for advogado ou solicitador é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação da respetiva cédula profissional.
Dúvida 1: Pelo que entendi e que me disseram, os cartórios brasileiros não se encaixam em nenhuma das opções. É isso mesmo?
Dúvida 2: Fiz um agendamento para o Consulado de SP para validar a assinatura, mas não tem a opção no site de Nacionalidade por atribuição de netos... só tem Nacionalidade portuguesa por: casamento, união de facto, naturalização, naturalização para filhos de naturalizados e prova de vida. Solicitei a opção de naturalização. Será que terei problemas? Alguém já fez esse reconhecimento pelo consulado e pode contar como foi? É feito na hora?
Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Cartório Notarial é o nosso Cartório de Notas.
Enviei o 1D com a minha assinatura reconhecida por autenticidade no cartório.
Se o reconhecimento nos nossos cartórios não for válido cairei em exigência.
Fique tranquilo. Assinei o 1D no cartório e o meu processo está para despacho.
Não apostilei. Apenas o Consulado de São Paulo o exige.
Moro em Paris e como meus prazos estao bem justos, gostaria de confirmar se o reconhecimento de minha assinatura do formulario modelo 3 PRECISA SER no Consulado de Portugal daqui ou posso ir num Cartorio Notarial Oficial daqui? (no caso da França, o reconhecimento se faz nas Prefeituras do Local.)
Agradeço se alguem puder me ajudar :-)
O reconhecimento da firma por autenticidade somente no Consulado de Portugal
Os que são feitos nas prefeituras não valem