Nomes diferentes em Portugal e no Brasil...

Não sei se alguém por aqui passa ou passou por este problema.

Minha situação é a seguinte: sou neto de português já falecido e tenho todos seus documentos, inclusive sua certidão de nascimento portuguesa. Ocorre que ao migrar para o Brasil ele teve o seu nome alterado: de José Augusto Antunes de Abreu, para José Antunes e Abreu, ou seja, o "Augusto" foi suprimido do seu nome...

E assim ficaram todos os demais documentos dele, do meu pai e os meus em que o nome do meu avô é citado (certidões de nascimento, casamento e óbito).

Sei que ele não averbou nem o seu casamento com minha avó e nem tanpouco o seu óbito foi averbado em Portugal, e acho que estes seriam os primeiros passos a serem dados.

Para eu iniciar o processo, é preciso acertar o nome dele em todas as certidões aqui no Brasil? Se sim, como fazer??? Estou no Rio de Janeiro.

Comentários

• Kiko

Exato. E sse e um trabalho para advogados.

Uma pergunta, seu Pai esta vivo? Se estiver. Vc de primeiro alterar o nome no avo na certidao dele, e se seu avo foi o declarante na hora do registro de seu Pai, entao nao precisara averbar o casamento Dele (avo). Apenas concerte o nome. A paternidade ja estara provada na menoridade, conforme a exigencia das CRCs

Na certidao de nascimento de seu Pai consta o nomes de seus bisavos. Isso ajuda em muito

Boa sorte
  • Sim, Alex, o meu pai ainda está vivo.

Verifiquei a Certidão de Nascimento do meu pai e lá consta como declarante o meu avô português, bem como constam também os nomes dos meu bisavós.

Uma perguntinha idiota: o que são as CRCs?
  • Francisco

Faça como eu vai no cartório civil e peça para corrigir através de um processo administrativo sem precisar de um Advogado, só que tem que fazer pressão e dizer que você sabe da lei de correções em documentos sem precisar de um advogado..porque esses cartórios civil e de imóveis são uma verdadeira máfia no Brasil..
  • Obrigado pela dica, Paulo.

Vc saberia me dizer exatamente quais são estas Leis?
  • Se vc fosse do Rio te indicava uma amiga advogada e que super eficiente e nao tem essa de mafia. Ela ta por dentro dessas burocracias e leis. Seja criterioso na escolha de um. So eles podem fazer essas correcoes
  • Kiko,
    Nenhuma pergunta é idiota quando o objetivo é esclarecer.
    CRC - Conservatoria dos Registos Centrais ou pode ser também Conservatoria dos Registos Civis.
    Na primeira se fazem entre outras coisas os processo de cidadania.
    Da segunda existem varias e tem mais ou menos as funcoes dos nossos cartorios: registro de nascimento, casamento, etc.
  • Alex;

Eu estou no Rio de Janeiro! Se vc puder me indicá-la, eu ficaria eternamente grato.

Denise;

Obrigado pelos esclarecimentos.
  • Comigo aconteceu o cumulo da bagunça que toma conta dos cartórios civil e de imóveis do nosso pais. Como eu não tinha muito conhecimento da cidadania Portuguesa , quis fazer tudo certinho . primeiro, fui averbar o óbito do meu pai constatei o 1° erro ; que o n° da certidão de óbito expedida por um cartório de São Paulo ,não batia com o n° averbado na certidão de casamento do meu pai no cartório de Santos. 2° erro ;sobrenome Fonseca DA MINHA AVÓ não constava na certidão do casamento do meu Pai.3 ERRO ; Minha mãe estava com o nome trocado por conta deles mesmo . ai eu fiquei muito p.e rodei a baiana denrto do cartório de Santos falei que ia chamar a imprensa ..e que tinha certidões de nascimento minha do meu pai e da minha mãe todas corretas. até que então o dono do cartório mandou eu fazer um requerimento administrativo, juntei a esse requerimento certidões vindos de Portugal dos meus avós , tataravós, da minha mãe e a minha mandei anexar e foi direto para o Juiz corregedor que corrigiu tudo dentro de 15 dias.ai eu pergunto o erro é todos deles mais eles não querem assumir . Peço desculpa a todos dessa comunidade mais vocês não sabem o que eu passei de raiva com esses cartórios .tai registrado a minha revolta contra essa máfia que impera no Brasil a mais de 100 anos e que um dia vai ter que mudar....
  • Kiko,
    com relacao ao numero da lei, aparece na guia de ajuda da comunidade. De uma olhadinha la.
  • entendi.. ou mais ou menos..srrsrrsrs

entaum, o mais importante agora, é a certidao do pai da minha avo.. e ai, verei qual a real situacao...
    e com certeza, venho aqui pedir mais helps...

muito obrigada a todos ate o momento..
  • em q caso e pq deve-se fazer a trascricao ?

Gente, desculpa a pergunta boba..
    mas é q eu fiz meu processo por naturalizacao.. (me pai é falecido, e nao tinha a cidadania..)

e agora estou iniciando o processo da minha avo, filha de portugueses...

no meu processo eu nao fiz nenhuma transcricao de casamento..

agora deverei fazer ?
    como isso funciona ?

agradeco muito as respostas...
  • ah, entendi...

no caso foi sim o pai da minha avo o declarante.. e os bisas se casaram em Portugal e vieram pro Brasil..
    entaum preciso transcrever alguma coisa?
    nao , ne...

é so o C1 assinado
    a certidao do portuga,
    da minha vo de inteiro teor..
    RG autenticada e reconhecida pelo consulado e pelo itamaraty..

precisa da certidao de casamento deles em portugal?

em , vou correr atras disso...

obrigada.
  • Nem sempre, por ter casado em Portugal,ja esta averbado, depende de quando foi, no meu caso, meus avos eram casados em portugal e nao tinham o casmento averbado, mas isso foi ha muitoooooooooooooooo tempo.
  • se o declarante do nascimento da sua avo foi o portugues, nao precisa de transcricao, MAS, ultimamente, a CRC tem implicado quando os pais do requerente foram casados, e tem pedido a transcricao, o processo para ate que esta seja feita, ou, pode ser que nao pecam, nao da pra saber, mas fica um alerta que existe essa possibilidade.
  • Se eles casaram em Portugal possivelmente o casamento saira averbado na certidao do bisavo. Verifique isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.