saiu!!!!!!!!!!

pessoal, é com misto de muita felicidade (eu confesso) e uma certa estranheza, pois cheguei agora em casa e recebo uma carta da CRC informando que o processo de meu pai foi favorável.

por que da estranheza? porque o meu processo foi enviado em julho sob o número 31XXX/2010, ou seja, estava esperando esse processo apenas para outubro, na melhor das hipóteses, mas foi enviado agora.

parecer favorável quer dizer o que afinal de contas? que não tem mais volta, o meu pai é portuga???

desculpem as perguntas tolas, mas é que nessas horas a gente fica meio desnorteado mesmo.

uma outra coisa que eu queria acrescentar e agora nem tão feliz assim:

entrei nessa comunidade ainda no ano de 2008 sem saber absolutamente nada sobre cidadania portuguesa, só sabia que meu avô era português da região de tras-os-montes e mais nada.

ao ir lendo os posts dessa gloriosa comunidade eu percebi que eu tinha o direito de ter tal cidadania sendo que não sabia de nada sobre o meu avo e acabou que eu postei no MALFADADO tópico "busca de certidões".

aquilo não me ajudou em nada, muito pelo contrário, pois eu depositei as minhas fichas naquela personagem já comentada aqui. plena besteira minha, mas sabem de uma coisa? bem feito para mim, pois sempre soube que quando queremos muito uma coisa temos que correr atras e não tinha feito isso.

o problema disso tudo foi que eu acabei trocando emails com a tal personagem e sempre alimentando a mesma com informações que eu ia conseguindo através de entrevista com familiares mais antigos.

nos idos de 2009 eu estava com toda documentação reunida e pronta sendo que essa tal personagem conseguiu me ludibriar e fazer com que eu enviasse os documentos para ela, pois ela conseguiria com mais facilidade e assim fiz. outro erro meu, olha que eu nunca fui de confiar nas pessoas, mas enfim, achei que poderia fazer. o que aconteceu? quase um ano de espera e me dando diversas informações, mas nunca o numero do processo para eu ir acompanhando pelo brasil. passou cerca de um ano desde...

Comentários

• continuação

isso tudo eu resolvi reunir novamente a documentação para poder enviar novamente, sendo que agora para o lugar que eu sempre deveria ter enviado.

em julho desse ano consigo mandar novamente e agora eu tenho essa grata surpresa ao chegar em casa. me causou estranheza, confesso, pois sempre soube que estava atrasando mas enfim, quem sabe a crc resolveu trabalhar novamente?

bom depois disso tudo eu sinceramente agradeço a todos que realmente me ajudou, até mesmo há pouco tempo, pois quando começou a surgir um boato que filho de pai portugues deveria fazer também o averbamento, pensei que o processo do meu pai poderia retornar para fazer essas correçoes. acabou que não houve essa necessidade.

enfim, depois desse desabafo todo pessoal, peço que pensem bem antes de utilizar caminhos diversos do comum e que não aceitem as facilidades que possam surgir, pois pode acontecer o que aconteceu comigo. até que a minha situação não foi das piores, pois eu vi casos aqui de pessoas que perderam o direito de naturalização por se tornar maior de idade. isso realmente é lamentável.

mas sinceramente, eu não desejo nada de mal para essa pessoa e que ela tenha feito bom uso do dinheiro que lhe foi enviado. a única coisa que penso é que a vida sempre será uma via de mão dupla, pois o que a gente planta, colhemos.

no mais, desejo sorte a todos e também cuidarei do meu processo agora.

fiquem na paz.....
  • Cris

parabens pelo seu pai!!!e agora eh do dar entrada na sua :D:D:D

mas vou te falar uma parada hein......essa CRC tah de sacanagem cara, so pode!!!
    eu a cada dia entendo menos essas numerações deles!!!To quase acreditando q eh um jogo de sorte!!!
  • realmente michele, coisa de louco que eu não entendo mais nada. sorte a minha?

mas o seu caso é parecido?
  • Parabéns!!!!

Essa carta vem junto com o número do assento... então signfica que seu pai já é portuga e que vc está com a certidão em mãos!!!
    Agora é correr pra segunda etapa!!!! Sucesso e sorte sempre!!!!
  • Cris

Parabens! agora corra traz do seu prejuizo que q a tal da Rosangela te causou.
    Peco aos moderadores mais uma atencao a este caso. E saber porque ela ainda nao foi banida daqui da comunidade.
  • é verdade..... na verdade a mim, somente a demora mesmo. mas imagine se eu tivesse 17 anos de idade e quisesse fazer por aquisição?

realmente eu estava aguardando esse momento de hoje para poder desabafar. por isso que estou aqui hoje para desejar sorte a todos e falar para não cometer os mesmos erros que eu cometi.
  • Cris

foi sorte msm a sua, digo isso pq o meu eu dei entrada em junho e tem a numeração 30XXX\ 2010 e ligo pra la e tah sempre em análise...
    mas tipo gracas a Deus q saiu o do seu pai dps dessa dor de cabeça q vc teve com seus docs...agora eh nao desistir e dar entrada na sua o qt antes!!!:D:D
  • Cris,
    Parabéns e Boa sorte na proxima.
    Se puder transcreva o casamento dos seus pais como medida de seguranca na aprovacao do seu processo, pois a CRC nos ultimos tempos tem encrencado com algumas pessoas (leia alguns posts aqui).
  • =P

Acho que a sorte veio em forma de rapidez para compensar o tempo perdido de acordo com o seu relato. Parabéns!

...mas a pergunta que não quer calar rs...
    Todos vem dizendo ultimamente que o tempo está até demorando mais que o normal.
    O seu foi enviado em julho e finalizado em agosto. Como assim?rs
  • Cris,

parabens !

Alguma vez voce ligou na CRC e pediu informacoes passando o nome do seu pai ?

Realmente um mes eh muito rapido nesses tempos da CRC, como voce eh a segunda a dizer que saiu em um mes, depois de enrolacao de um ano, fico imaginando algumas possibilidades.
  • Cibele,
    Tambem imagino algumas possibilidades, mas o numero do processo estava acima dos 30000/10 ou sera 30000/09??? mmmmmmmmmmmm
  • glauco

se eu te falar que nem eu sei...... enfim, pelo menos uma notícia boa nessa situação toda.
    liguei hoje na crc e a atendente me disse que mais duas semanas sai o assento do meu pai.

com certeza vou fazer a averbação do casamento dele sim.

obrigado mais uma vez a todos
  • cibele e denise

sempre ligava informando o número do processo do meu pai sim. mas só para lembrar que o processo dele é 313xx/2010 e não 2009.

o interessante que minha prima mandou antes um pouco e o dela entrou na vala comum, tanto é que ontem eu liguei para ela informando sobre o parecer favorável e ela ligou hoje pedindo informações sobre o processo dela sendo que os dizeres da atendente foi o usual.

eu também estava querendo desvendar esse mistério, pois agora mando o meu e tambem quero esse prazo exíguo. rsrsrsrsrsrrs brincadeira.
  • cibele

voce poderia falar essas possibilidades???? fiquei em duvida... rsrsrsrssrs
  • Bom ou ruim?

Fiquei até com medo agora.
    O processo do meu avô é 26xxx/2010 entregue em maio e a mulher pediu pra eu ligar só em janeiro.
    =/
  • Parabéns!!!
  • Nao tenham pressa. E aqui e igual passar na faculdade. Doi no bolso, Preparem-se portugas. Impostos, seguros, etc etc etc... Esse e o outro lado da moeda de um Cidadao Europeu
  • Maestro,
    Voce sempre alerta a todos sobre as obrigacoes. Poderia explicar, como medida preventiva, quais sao as obrigacoes para os que serao ou sao portugueses, mas continuam morando no Brasil ou em outros paises que nao sao da UE, por exemplo?
  • pessoal, agora que o registro do meu pai saiu, eu já posso fazer o meu processo. a minha mãe me perguntou se ela também teria direito (agora todo mundo quer!!!! rsrsrsrsrs) e eu respondi que sim já ela se casou com meu pai antes de 81. mas os documentos que ela precisaria apresentar e o trâmite que eu não sei.

se alguém souber eu agradeço pela ajuda.
  • No site do Consulado em SP tem uma explicacao. De uma olhadinha.
  • denise

esse é o problema denise. eu vi a explicação no site e achei relativamente simples sendo que aquele formulário que é para ser preenchido creio ser somente na circunscrição de são paulo o que não serviria para mim.
    pensei de ter um formulário nos moldes do 1c, mas não existe. quando o meu pai for lá no consulado do rio fazer o averbamento ele vai se informar.
  • Cris,
    Esse é o melhor caminho mesmo, pois eles dirao se podem fazer por correio, atraves deles ou pessoalmente em Portugal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.