SEM A MINHA NACIONALIDADE PRONTA POSSO IR PARA PORTUGAL E ESPERAR LÁ?

Olá!!!
Gostaria de saber se posso morar em Portugal sem a minha nacionalidade ainda estar pronta. Tirar os documentos como nif e etc...?
Faz 6 meses que minha nacionalidade está "Aguardando integração dos crcentrais", dei entrada da mesma no consulado de São Paulo.

TBM gostaria de saber se existe algum lugar onde posso saber o numero do assento?


grato!

Comentários

  • @João Ricardo vc pode ficar durante 3 meses em Portugal como turista e pode ser renovado por mais 3
  • @João Ricardo...

    Acompanhamento de andamento de processos é feito pela Linha de Registos...(Talvez...Por ter feito pelo consulado... possa também ligar lá)...

    LIGUE : 00 XX 351 211 950 500 >>> OPÇÃO 1 >>> OPÇÃO 1 Informe o NOME do requerente e a DATA DE NASCIMENTO...(XX = OPERADORA)...
    (É também aí que obtém o número do assento...***QUANDO SEU PROCESSO FOR FINALIZADO é claro)...

    Quanto a aguardar seu processo ser finalizado morando em Portugal...Mandei um Link pra você InBox de um vídeo que assisti sore o assunto...(Não sei se pode postar aqui)...

    Boa Sorte...

  • ok!

    muito abrigado irei conferir...

  • Pesquisando, vi que preciso do número do meu assento para dar continuidade em tudo certo?

    Como consigo esse número de assento pelo SIRIC caso já possua?
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado September 2017
    Quando vc tiver o nº do seu assento, já será um português.
  • @João...
    Acompanhando o andamento dos processos semelhantes ao seu aqui pelo Fórum você pode ter uma ideia aproximada dos prazos para finalização do mesmo...
    Quando dessa forma verificar que o prazo de finalização de seu processo se aproxima...Faça como disse acima...Ligue na Linha de Registos para saber a fase em que se encontra...E quando receber do atendente a informação de que seu processo já foi concluído...Pode aproveitar para perguntar o número de seu assento...
    Aí sim...Com seu número de assento em mãos...Pode ¨Dar continuidade em tudo¨...Pois...Como disse o Wesley Prado...Você já será Português...
  • hoje liguei nos registros me informaram o numero do processo 2913 - 2017 e a atendente me informou que meu processo esta na ultima fase!!
  • É por aí mesmo @João...Como você ligou hoje...Aguarde umas 3 ou 4 semanas e ligue novamente...Se seu processo já estiver finalizado peça o Nº do assento...Com o Nº em mãos...Já pode ir adiante...(De qualquer forma eles enviarão uma via do documento para a morada que você indicou no requerimento).
  • @nilton hessel essa fase final demora?
  • @João...Isso varia muito...
    Vou te passar a minha mais recente experiência...:

    Temos dois processos... (Aquisição)...em Tondela...(Numerados em Fevereiro de 2017)

    ***Liguei na LR em 01/09/2017...E me passaram a seguinte informação...:

    Processo do meu Irmão... *JÁ FOI PARA REGISTO*
    Processo da minha Irmã... *AINDA ESTÁ EM ANÁLISE*

    ***Voltei a ligar na LR em 28/09/2017...Quinta Feira passada...E...:

    OS DOIS PROCESSOS JÁ FORAM FINALIZADOS E AS CERTIDÕES ENVIADAS PARA A MORADA DOS REQUERENTES

    Quando voltar a ligar...Tente descobrir em qual dessas fases está seu processo...:

    *INSTRUÇÃO (Ver se o processo é viável)
    *ANÁLISE
    *ATRIBUIÇÃO
    *DESPACHO
    *REGISTO E CONCLUSÃO

    Boa Sorte...!!!


  • Ok muito obrigado!
  • @joaoricardo, qto tempo durou seu processo todo? Qual seu descendente? Abs
  • @Nilton Hessel vc pode me enviar o link do vídeo tbm? O processo do meu pai está na fase de registo, assim que eu tiver o número do assentamento darei entrada no meu. No entanto, gostaria de ir em março/2018 e queria saber se, no caso do meu não ficar pronto até lá, eu ir como turista e aguardar o término do processo já morando lá. Desde já, obrigado!
  • @nilton hessel muito obrigado com as informacoes! Hoje liguei lá e saiu minha nacionalidade... queria agradecer a todos...
  • Dei entrada em meus documentos pelo Consulado de SP em junho 17, e o mesmo chegou a CRC de Lisboa em 31/08/17, e deu entrada no sistema.
    Mas estou me mudando para Portugal em 16/07/18, e mandei um email para perguntar sobre os prazos e recebi o seguinte e-mail:(abaixo)
    Pergunta: se Me passaram um processo de Nascimento, significa que meu processo está perto de ser concluído?
    Meu pai é Português, nascido em Coimbra e minha mãe já tem cidadania tbm.
    Alguem tem ideia deste prazo de conclusão?
    Mto mto obrigada

    -São Paulo
    2017-08-31
    Hermínio xxxxxxxxxo; Crixxxxxxxxxxxxxx ço; Pxxxxxxxxxxxxxxnço;
    Processo de Nascimento
    7xxx/2017(me passaram o numero do meu processo de nascimento)
    Por Integrar Centrais

    Exmº Senhor(a)
    Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respetivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.
    Dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, mesmo tratando-se de processos em reapreciação ( com diligências respondidas) e de acordo com orientação superior, a integração dos assentos é feita de acordo com a data da resposta à diligência, pelo Consulado, em sistema.
    Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa .
    Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.
    Desde já se informa que o motivo “Viagens” não poderá ser considerado motivo para alegar urgência no pedido.
    Os utentes irão ter que aguardar, uma vez que não nos é possível fornecer uma previsão para conclusão dos processo e consequente integração - não só pela quantidade de processos entrados em sistema, mas como também ao fator “ recursos humanos” disponíveis para fazer face à situação.
    O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados
    Por isso, no pressuposto que os interessados não se encontram indocumentados, deverão apresentar o documento de identificação de que são detentores, enquanto seus processos não forem concluídos.
    Quando os registos se encontram integrados por esta Conservatória, o Consulado instrutor dará conhecimento aos interessados
    Com os melhores cumprimentos
    O oficial Jorge Pontes
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.