Descendente de Cabo Verde tem direito a nacionalidade portuguesa ?

Olá a todos !!! Sou neto de uma pessoa que nasceu na ilha de cabo verde ( por volta de 1880 ) , quando este era colônia de Portugal . Eu tenho direito a nacionalidade portuguesa através desta pessoa nascida em cabo verde ?

Comentários

  • @Douglas Freitas PC,

    antes de qualquer coisa, terá que verificar qual a nacionalidade que seu avô (ou avó) possuía ao falecer.
    Se ele (ou ela) tinha a nacionalidade portuguesa ou não. Falo isso, porque, após o fim da colonização, Portugal tirou a nacionalidade de quem nasceu em território caboverdiano (inacreditavelmente, porque era território português!)

    E, sendo assim, manteve-se a nacionalidade portuguesa somente quem era descendente de português, basicamente.

    Então, procure ver a nacionalidade do avô (ou avó), e depois responda:
    - Onde você nasceu?
    - E em que ano você nasceu, antes ou depois da independência (1975)?


    Interessante que Cabo Verde tem parceria especial com a União Européia, e poderia se tornar parte da mesma um dia.
  • Alguem sabe se eu posso tirar cidadania pelo meu bisavô que nasceu na ilha do cabo verde , e ele faleceu em 1968 antes da independência.
  • @Lucas, direto como bisneto vc não pode.Primeiro seria seu avô, depois seu pai,depois vc.
  • Douglas Freitas, se o seu avô nasceu em Cabo Verde colonia emigrou como cidadão português. Cabo Verde teve a independência de Portugal em julho de 1975, e todos os caboverdianos que residiam em Cabo Verde nesta altura perderam a nacionalidade, mas os que residiam no exterior manteve a nacionalidade portuguesa. O seu avô emigrou com passaporte português e de certeza que fez uma inscrição no consulado portugues onde ele se instalou. Se ele nao tiver esta inscrição feita que comprove que ele ainda é português, então é necessário fazer a inscrição da certidão de nascimento dele nos Registos Centrais em Portugal.
  • @Nelson Lima Olá, por favor veja se pode me ajudar. Meu avô nasceu em Cabo Verde em 1894, bem antes da independência de Cabo Verde, veio para o Brasil em 1920. O que você informou para o Douglas valeria para meu avô também? Eu teria que ir no consulado aqui no Rio para verificar a inscrição que comprove que ele é português? Porque o que eu ouço dizer é que: se ele nasceu antes da independência de Cabo Verde, em 1975, ele é português de fato e seus descendentes como minha mãe por exemplo, teria direito a cidadania portuguesa por atribuição. Desde já agradeço.
  • @SimoneCristina envie um e-mail para rcentrais.diversos@irn.mj.pt e explique seu caso.
  • Boas.

    Meu Avô faleceu em 1956 e conservou a Nacionalidade Portuguesa.

    Eu nasci antes da Independência de Cabo Verde, tenho direito a petição da Nacionalidade Portuguesa?

    Tenho irmãos que nasceram depois da Independência, terão os mesmos direito a petição da Nacionalidade Portuguesa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.