Dúvida: Itamaraty e formulários

Olá!

Eu estou providenciando os documentos para minha avó, filha de portugues, tirar a cidadania por atribuição.  

Tenho umas dúvidas: primeiro, quais os documentos exatamente devo mandar legalizar no itamaraty? E se fizer o processo pelo consulado de são paulo não preciso legalizar os documentos no consulado, certo?

Segundo: estou seguindo os passos em dois sites: o cidadaniaportugesa.com e o site do consulado de são paulo, porem os documentos sao um pouco diferentes e os formulários tbm! minha avó é viuva então imagino que o guia do consulado seja mais adequado, ams fiquei confusa quanto aos formulários…

Aqui fala uma coisa, e o requerimento é o Mod. 1C:

http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos#.Uquld341Jb8

E aqui no site do consulado, pela requerente ser viuva tem mais documentos e o formulario é específico para viuvos:


http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-filhoa-de-pai-ou-mae-portugueses-requerente-viuvos/

Obrigada!

Paloma

Comentários

  • Paloma, pelo que entendi vc é de SP.

    Siga as orientações e use os formulários do CGPSP, que vc não terá nenhum problema! Fiz isso com o meu avô, que é filho de Portugueses. A unica diferença que minha avó também é viva...

    Boa sorte!!
  • Oi Wladmir!


    Obrigada! Mas la eles nao falam sobre o itamaraty! Pelo que entendi o que deve ser legalizado são todas as certidões de nascimento brasileiras, é isso? inclusive do conjuge do portugues e do conjuge do requerente? e voce sabe se pra ser legalizado no itamaraty a certidão tem que ter firma reconhecida?

    Obrigada!

  • imagePaloma Passetto:

    Oi Wladmir!


    Obrigada! Mas la eles nao falam sobre o itamaraty! Pelo que entendi o que deve ser legalizado são todas as certidões de nascimento brasileiras, é isso? inclusive do conjuge do portugues e do conjuge do requerente? e voce sabe se pra ser legalizado no itamaraty a certidão tem que ter firma reconhecida?

    Obrigada!

    Paloma, no site do consulado não fala, mas o orgão responsável pelas legalizações é o ERESP (site abaixo).
    Vc precisa enviar TODAS as certidões brasileiras para eles legalizarem.
    Se as certidões forem de SP não precisam ter firma reconhecida, caso não seja de SP, acho melhor dar uma ligada lá e perguntar, pois no meu caso td mundo é de SP...

    Site ERESP:
  • Paloma,

                    realmente, parece que não estão mais exigindo a legalização no Itamaraty.

                    Tenho aqui o conteúdo antigo do site do consulado SP, no caso de 'aquisição nacionalidade para netos':

     2ª Via (original) da Certidão de Nascimento brasileira do requerente, se possí­vel, de cópia integral e emitida por fotocópia, com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui). Esta certidão deve comprovar que a filiação ficou estabelecida na menoridade (ou seja, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo); 

                     No conteúdo atual não consta mais a legalização no Itamaraty:

    Certidão de nascimento do requerente, em Inteiro Teor e emitida há menos de um ano. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do requerente;

  • Oi


    Pois é Guilherme! achei estranho não falarem nada no site do consulado!


    Wladmir, mas todas as certidões (incluindo de casamento e óbito) ou todas as certidões de nascimento apenas?


    obrigada!

  • Paloma, quando eu fiz a do meu avô (1 ano atras) era necessária a legalização de TODAS as certidões....não sei como esta agora!

    No meu entendimento a legalização serve como uma "garantia de autenticidade" ao país que irá recebe-la....
  • Honestamente eu prefiro pecar pelo excesso....
  • Paloma,

                    quando vi este seu post reconheci seu nome, mas não consegui lembrar do que vc havia postado aqui anteriormente. Hj me lembrei. Vc procurava a certidão de bisavô/ó, vc achava que era de Socorro/Lisboa.

                    Como vc vai providenciar a atribuição de sua avó, concluo que conseguiu encontrar a certidão. Acho que seria interessante colocar aqui como encontrou.

  • Oi Guilherme!

    Isso mesmo! Depois de mandar e-mails pra CRC duas vezes (ele morava numa rua em que cada pedaço fazia parte de uma freguesia diferente e na internet constava que poderia ser socorro ou santa justa) e eles não encontraram então fui até Lisboa (pq agora moro em Londres) pra pesquisar pessoalmente na torre do tombo, lá me informaram pelo endereço que eu tinha quando meu bisavô nasceu que a freguesia era Anjos, então pedi para consultar o livro de batismo de Anjos do ano 1907 e depois de uns 5 minutos encontrei o registro dele! 

    Eu havia pago estadia em Lisboa pra uma semana, pois achava que fosse demorar a encontrar ja q eles tinham olhado pra mim duas vezes e nada, por um lado foi bom ter encontrado tão rapido ams por outro eles poderiam ter me poupado tempo e o dinheiro que gastei de ir até la simplismente consultando no livro de freguesias a que freguesia o endereço que havia informado pra eles fazia parte!

    Enfim, pelo menos deu tudo certo! A sensação de encontrar ali naquele livro velho caindo aos pedaços todas as informações que voce procura é uma experiencia e tanto tbm! :)

  • Para sair de duvidas ligue para o consulado em SP e eles informarao se precisa ou nao da legalizacao no ERESP (escritorio de relacoes exteriores em SP).
    Lembrando que essas legalizacoes no ERESP son gratuitas e feitas pelo correio.
  • Mais uma vez obrigada Denise, irei esse fim de semana verificar de perto o passaporte e tirar "essas  dúvidas" o portal que vc mencionou eu entrei no mesmo dia, fiz o cadastro e vi que são bem detalhados e precisos, eu sei onde minha mãe morou e até o distrito, alias, ainda tenho parentes lá.
    Você mencionou: " pedir uma certidão para tramite para menor" eu não entendi o termo "menor" se refere a minha mãe na época que viveu lá, seria possível eles terem tirado uma nova certidão dela lá? desculpe eu bombardear com tantas perguntas, mas é que minha mãe não tem muitas lembranças da época e é meio confusa devido a idade.
  • Renato,
    No Portal do Cidadao se concentram todos esses servicos. Se ela nao sabe qual é a Conservatoria, no Portal pode ser mais facil.
  • Concordo com a Denise, se a sua mãe conseguiu um passaporte português é porque ela antes conseguiu a certidao de nascimento portuguesa, o primeiro passo é vc conseguir este documento, para isso tem que procurar no cartório da região onde ela morou em Portugal (consegui minhas certidoes de nascimento portuguesas todas via internet, os cartórios estão on-line, facilita muito).

    Depois vc tem que decidir se vc vai pedir a sua cidadania ou apenas sua filha, pois são 2 processos diferentes.
  • Zenaide,
    Como ela nasceu no Brasil é possivel que seus avos tenham pedido a atribuicao de cidadania portuguesa para ela, pois eles eram portugueses. Entao, sempre quando se solicita uma nacionalidade é emitida uma certidao de nascimento nova. Nessa certidao deveria aparecer que ela nasceu no Brasil em tal data, etc. etc.
    No portal do cidadao quando voce solicita uma certidao de nascimento ha um custo. Acontece que se essa certidao vai ser usada para fazer tramites relacionados com um menor de idade, nao ha que pagar.

  • Estava vendo no Portal e nao encontrei a opcao que lhe mencionei acima. Se nao a encontra, faca um pedido normal.
  • Zenaide boa sorte para voce. Estou passando por aqui para lhe desejar todo o sucesso do mundo nesse processo. A luta é grande mais voce vai conseguir. Todos aqui, atravessamos o mesmo oceano que voce irá atravessar. As provas serão duras, porém lhe garanto com toda a certeza o sabor da vitória é indescritível. Eu me lembro, que nunca tive uma alegria tão grande, quando recebi em minha casa, minha certidão como Cidadão Português e saber que poderia gozar de todos os atributos concedidos pela União Européia. Nunca desista, insista e persista em seu objetivo, por voce nunca estará só, pois essa comunidade estará sempre aqui para lhe ajudar, a alcançar o seu objetivo...Boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.