Atribuição - dúvidas quanto ao início do processo.

Boa tarde,

Pretendo dar início ao processo de atribuição de minha vó,filha de portugueses casados no Brasil. Lendo os tópicos do fórum, me surgiram algumas dúvidas quanto ao início processo.

Se alguém tiver um tempinho, poderia me ajudar com algumas questões?

1- Minha vó, filha de portugueses casados no Brasil, para obter a cidadania por atribuição precisaria que o casamento dos pais seja transcrito antes? A transcrição do casamento é necessária até para VNGaia e ACP Porto, devido ao fato de ambos serem portugueses, ou não há necessidade da transcrição nessas duas conservatórias? (obs: o declarante da certidão de nascimento de minha avó é seu pai, português, e pretendo pedir a atribuição dela através dele.)

2- Se for preciso a transcrição do casamento: só encontrei o registro do casamento religioso realizado em uma igreja aqui de São Paulo. Segundo minha família, eles nunca casaram no civil. No cartório da Lapa (mais próximo da igreja e de onde eles moravam), não consta registro de casamento civil dos mesmos. (obs: porém, na certidão de nascimento de minha vó consta que os pais dela eram casados). Como proceder? Eles aceitam registro de casamento religioso para a transcrição?
https://drive.google.com/open?id=0B7IVtb1vGcrkN2YyVkxJeEZiQ0E <- esse é o registro encontrado na igreja, nº 345

3- Se for preciso a transcrição do casamento: Pretendo fazer por Ponta Delgada. Tenho o número de assento, ano e local da certidão de baptismo dos pais de minha avó. Para um processo nessa conservatória, seria necessário obter as certidões de baptismo certificadas ou as informações sobre o assento bastam? (obs: uma certidão é de 1894 e a outra de 1901; li que é preciso das certidões de baptismo certificadas para certidões antes de 1911, procede? E isso vale também para o processo de atribuição?)

Obrigada!

Comentários

  • @anafirmo

    1-Quando o casal os dois são portugueses, é obrigatória a transcriçao de casamento em qualquer conservatória.

    2-Pode ser q Ponta Delgada aceite só o registro religioso ou uma certidão negativa de casamento..não sei te responder com certeza.

    3-Para certidões anteriores a 1911 é solicitidada uma cópia certificada, principalmente para processos de atribuiçao.
  • @anafirmo,

    É preciso que você consulte a Conservatória de Ponta Delgada. No formulário de transcrição tem a opção de casamento religioso mas pode ser que façam alguma exigência. O ideal é que você prove que não houve o civil.

    Como disse o @Vlad Pe os assentos anteriores a 1911 precisam ser certificados para processos de atribuição, mesmo assim em Tondela. Para transcrição pode enviar cópias do livro.
  • Obrigada pessoal! Consegui a transcrição do casamento de meus bisavós por PD.

    Só pra constar aqui:

    Ponta Delgada aceitou uma certidão de casamento religioso emitida pela Arquidiocese de São Paulo. Para conseguir essa certidão, descobri a paróquia onde casaram em SP e pelo familysearch achei o registro de casamento. Depois entrei em contato com o Arquivo Metropolitano da Arquidiocese e pedi para procurarem o registro. Depois pedi a emissão da certidão de casamento (custo R$200,00 e demora de 5 dias)

    Também enviei uma certidão negativa de busca da certidão de casamento no civil, provando que não houve casamento civil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.