Ajuda
Olá a todos!
Minha mãe (falecida) era portuguesa de Funchal, Ilha da Madeira, nascida em 1924. Veio com um ano para o Brasil com meus avós portugueses, mas posteriormente, ela se naturalizou brasileira. Viveu maritalmente (não casou) com meu pai, que era brasileiro, separado.
Vocês sabem quais os documentos preciso para pedir a cidadania (se é que tenho direito!) e como conseguir a certidão de nascimento dela ou outros docs que forem necessários em Portugal? Só sei a data e local de nascimento dela e o nome dos meus avós portugueses.
Alguém sabe me informar?
Minha mãe (falecida) era portuguesa de Funchal, Ilha da Madeira, nascida em 1924. Veio com um ano para o Brasil com meus avós portugueses, mas posteriormente, ela se naturalizou brasileira. Viveu maritalmente (não casou) com meu pai, que era brasileiro, separado.
Vocês sabem quais os documentos preciso para pedir a cidadania (se é que tenho direito!) e como conseguir a certidão de nascimento dela ou outros docs que forem necessários em Portugal? Só sei a data e local de nascimento dela e o nome dos meus avós portugueses.
Alguém sabe me informar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
tens que pedir uma copia da certidão de nascimento dela atraves do portal do cidadão:
http://www.portaldocidadao.pt/PO
ou manda um e-mail pra conservatoria de funchal para saber se a certidão está lá com eles o e-mail é:
crc.funchal@dgrn.mj.pt
(as letras depois do arroba são: de - ge - erre - ene) é que o erre e o ene juntos ficam parecendo um eme. rsrsr
se mandares o e-mail manda todos os dados que tens nome completo,data nascimento,local, nome dos pais.
qualquer coisa entra em contato
Endereço postal:
Av. Calouste Gulbenkian-Edf. 2000, r/c
Código postal:
9000-011 Funchal
Telefone:
291223228
Valeu!!!
Nao mencione a naturalizacao.
Peca uma certidao literal, pois assim podera ver qualquer coisa que esteja averbada na mesma. Se a naturalizacao nao estiver averbada, o que é muito provável, volte aqui para ver que documentos necessitará.
De Portugal somente é a certidao de nascimento mesmo.
Ela nao casou com seu Pai. Mas se foi teu pai que e o declarante na sua certidao de nascimento voce tera que comprovar a uniao dos dois pelo que vejo, para comprovar a filiacao na menoridade conforme exigido e nao gerar duvidas a CRC.
Meu pai faleceu antes da minha mãe e na certidão de óbito consta que deixou a companheira e os filhos. Acho que serve para comprovar, não?
Sendo o seu pai o declarante e a sua mae a portuguesa, voce devera comprovar que ela a reconheceu na menoriade atraves de documentos que ela possa ter assinado como por exemplo: boletins de notas escolares, certificados de vacinacao, etc.
VA revisando documentos enquanto a certidao dela nao chega.