Encontrar Certidão de Casamento 1929 Nova Iguaçu

Olá
Estou na busca pela certidão de casamento de meu bisavô EDUARDO LOPES DOS SANTOS, com DEOLINDA MOURA.

Através da certidão de nascimento de inteiro teor de meu avô Joaquim, filho deles, consegui descobrir que eles se casaram em nova iguaçu.
O filho mais velho do casal, José, nasceu em 12/01/1930. E sei que Eduardo nasceu em 1901. Ou seja Eduardo foi pai aos 29 anos.

Agora como saber qual cartorio de Nova Iguaçu e qual a data do casamento ?
Em pesquisa na internet encontrei esse cartorio:

Registro Civil de Pessoas Naturais 1ª Circunscrição 1º Distrito de Nova Iguaçu
R. Humberto Gentil Baroni, 209 - Centro

Será que esse foi o primeiro cartorio de Nova Iguaçu ? Ou seria em outro endereço ?

Pensei em procurar pelo ano de 1928 e 1929. Um ano antes do nascimento do filho mais velho. É possível achar uma certidão de casamento apenas pelo ano ?

Pesquisando pelo fórum, encontrei indicação de livros digitalizados de lá. Porém nao tem digitalizado o livro indice de matrimonio de todo esse periodo a pesquisar. E o que esta disponivel online, ja verifiquei que nao tem o nome dele.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYMJ-ML?i=1&wc=9G5Y-W3V:113333301,119265001,119467601&cc=1582573


Agradeço a atenção de todos
Dayana

Comentários

  • Bom dia, Dayana! Sou de Nova Iguaçu e talvez eu consiga te ajudar.
    Sugiro a você tentar a busca pelos cartórios mais antigos de nova iguaçu, que são os de 1ª e 2ª circunscrições.

    Uma dica que posso te dar é tentar localizar informações de nascimento e casamento no site do Detran, caso eles sejam brasileiros.

    Site: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

    No meu caso, meu pai não tinha mais a certidão de nascimento dele e não sabia me dizer em qual cartório foi registrado, então eu consegui informações como livro, folha e termo no site do Detran, aí ele foi pessoalmente em um dos cartórios e perguntou se esse livro era de lá. Não sendo em um deles, seria o outro. Fizemos isso e não precisamos pagar pela busca. Se você preencher o formulário pelo site de um dos cartórios e se aquele não for o cartório correto, você vai pagar por volta de R$ 70 pela busca, ou seja, dinheiro jogado fora.

    Enfim, se você for de Nova Iguaçu, dê uma passada nos cartórios e converse pessoalmente com alguém de lá.

    Seguem os endereços e contatos dos cartórios:

    - Registro Civil de Pessoas Naturais 1ª Circunscrição 1º Distrito de Nova Iguaçu:
    Endereço: R. Humberto Gentil Baroni, 209 - Centro, Nova Iguaçu.
    Telefone: (21) 3540-0830.
    e-mail: certidao@rc1ni.com.br.

    - Cartório de Registro Civil da 2° Circunscrição do 1° Distrito de Nova Iguaçu:
    Endereço: R. Dr. Frutuoso Rangel, 127 - Centro, Nova Iguaçu - RJ, 26210-310.
    Telefone: (21) 2765-3916.
    e-mail: cartorionircpn@bol.com.br.

    Boa sorte!
    Thiago Lemos.
  • Os 3 RCPNs foram instalados antes da data em questão: o 3º é de 1888. E Nova Iguaçú teve municípios emancipados a partir dela: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Iguaçu#Emancipa.C3.A7.C3.B5es
    Não sei como é nos casos de emancipação de municípios, tem que ver se onde eles moravam na época ainda é Nova Iguaçú. São João de Meriti, fundada em 21 de agosto de 1947, emancipado de Duque de Caxias, também emancipado de Nova Iguaçú tem um cartório instalado em 1889, por exemplo.

    www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta
    Clica em "Clique aqui para Produtividades e localização de Serventias extrajudiciais."
    Seleciona o estado do Rio de Janeiro, Nova Iguaçú (ou outra*)
    Filtrar por atribuição "Registro Civil das Pessoas Naturais"
    Clicando em "Dados" aparecem as datas da criação.

    * Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Mesquita
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.