Dúvidas com transcrição de casamento

Amigos,

Depois de finalmente ter encontrado a certidão de meu avô, estou agora em dúvidas sobre como realizar a transcrição do casamento dele para Portugal.

Ele, português, ainda é Vivo (com 92 anos) e minha avó (brasileira) é falecida.

No site do consulado encontrei a seguinte orientação:

"Apenas os nubentes podem requerer a transcrição, não sendo permitido a terceiros efetuar tal requisição enquanto um dos nubentes estiver vivo. Neste caso providencia-se ao mesmo tempo o Cartão do Cidadão do mesmo (ou de ambos, caso os dois estejam vivos). Caso os nubentes sejam falecidos, a transcrição pode ser requerida por um parente próximo (filhos ou netos)."

Será que existe alguma exceção dado o fato da idade avançada de meu avô, de que eu possa fazer essa requisição no lugar dele? Alguém já realizou tal procedimento?

Comentários

• Emerson,

voce esta em qual estado do Brasil ?

O ideal seria seu avo fazer uma procuracao.
  • Se voce estiver em SP pode conversar com eles explicando a idade do avo. Os pedidos sao feitos por correio de acordo ao formulario que eles colocam no site. Ele teria que ir la so para fazer o cartao do cidadao, mas quem sabe explicando, eles entendem que ele NUNCA vai necessitar o tal cartao, nao é?
  • Estou em SP mesmo. Vou tentar ligar lá e explicar a situação.
    Obrigado!!
  • Bom, apenas para quem possa estar em busca da mesma informação, liguei para o consulado e o que me informaram é que neste caso, eu precisaria de um atestado médico declarando que meu avô não tem condições de comparecer ao consulado, com a assinatura do médico reconhecida em cartório.

É algo, o problema agora vai ser encontrar algum médico que possa fazer esse tipo de serviço, ainda mais por ser necessária a firma reconhecida :s
  • Como dado adicional, isso também não pode ser feito por intermédio de procuração.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.