Processo de Atribuição Via Correio - Conservatória de Tondela.
Valquiria
Member
Boa tarde!
Estou estudando a possibilidade de realizar o processo de atribuição via Correio na Conservatória de Tondela. Já levantei toda documentação (inclusive já realizei os apostilamentos).
Alguém saberia me informar como, ao final do processo, eu busco a declaração? Eles mandam para o Brasil?
Além disso, como emito o vale postal em favor do IRN,IP? É só informar na agência dos correios?
Grata.
Estou estudando a possibilidade de realizar o processo de atribuição via Correio na Conservatória de Tondela. Já levantei toda documentação (inclusive já realizei os apostilamentos).
Alguém saberia me informar como, ao final do processo, eu busco a declaração? Eles mandam para o Brasil?
Além disso, como emito o vale postal em favor do IRN,IP? É só informar na agência dos correios?
Grata.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
a certidão portuguesa é encaminhada para sua residência.
Vale Postal é emitido junto aos correios, levar dinheiro (reais) e números do CPF e do RG do requerente.
Informar que deseja fazer vale para IRN.IP, e fornecer o endereço completo da conservatória.
Motivo do vale: Manutenção de Residentes.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:
- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento
presencial da assinatura;
- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a
registar;
-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo
a filiação do interessado;
- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de
baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como
estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
recebi hoje a mesma resposta por e-mail de Tondela q vc relatou anteriormente.
Vc já enviou os documentos?
Uma informação interessante: algumas agências dos Correios aceitam débito em conta do Banco do Brasil (não sendo necessário levar dinheiro). Utilizei deste recurso qdo fui transcrever o casamento de minha avó em PD.
@Valquiria, @Va Christine,
p q vcs decidiram fazer por Tondela? Tem sido melhor que ACP (Arquivo Central do Porto)?
Uma dúvida (se puderem me ajudar, eu agradeço!)
- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a
registar: são dois documentos? uma certidão inteiro teor apostilada + fotocópia (reprográfica) apostilada?
Abs,
É um único documento. É o tipo de certidão que muda. Nesse caso você irá solicitar uma cópia reprográfica da certidão e solicitar junto o apostilamento.
Muito obrigada por todas as informações fornecidas.
O que significa "A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como
estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa."?
Estou preenchendo o formulário para atribuição de nacionalidade portuguesa à filha menor de mãe portuguesa.
Obrigada,
Como pode ser feito o reconhecimento presencial das assinaturas do formulário 1C? Poderia ser um reconhecimento de firma por verdadeiro num cartório aqui do Brasil? Obrigada,
"A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como
estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa."?
- Ter sido reconhecida com até 1 ano de idade
A mãe portuguesa é casada?Quem foi o declarante do nascimento?
O reconhecimento da firma se dá por autenticidade,presencialmente ou verdadeira
Cada cartório tem seu critério