Processo de Atribuição Via Correio - Conservatória de Tondela.

Boa tarde!

Estou estudando a possibilidade de realizar o processo de atribuição via Correio na Conservatória de Tondela. Já levantei toda documentação (inclusive já realizei os apostilamentos).

Alguém saberia me informar como, ao final do processo, eu busco a declaração? Eles mandam para o Brasil?

Além disso, como emito o vale postal em favor do IRN,IP? É só informar na agência dos correios?

Grata.

Comentários

  • Em caso de procuração, eu preciso apostilar a procuração?
  • @Valquiria,

    a certidão portuguesa é encaminhada para sua residência.
    Vale Postal é emitido junto aos correios, levar dinheiro (reais) e números do CPF e do RG do requerente.
    Informar que deseja fazer vale para IRN.IP, e fornecer o endereço completo da conservatória.
    Motivo do vale: Manutenção de Residentes.
  • Muito obrigada pelo esclarecimento.
  • @Valquiria fui indicada a fazer por Tondela tmb. Poderia me dizer quais documentos foram requeridos por essa Conservatória para atribuição??
  • Também estou com essa dúvida ... Quais documentos Tondela exige??
  • @Va Christine esses são os seguintes documentos exigidos por Tondela (resposta que recebi da conservatória):

    Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:
    - formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento
    presencial da assinatura;
    - certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a
    registar;
    -cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo
    a filiação do interessado;
    - indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de
    baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);

    A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como
    estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
  • Além disso, alguém sabe como preencher no 1C o Código Postal, porque tem um espaço a menos. Parece que o código aqui tem mais números que lá. Preencho ao lado?
  • editado September 2017
    @Valquiria, coloque o primeiro dígito do CEP antes do primeiro quadrado, porque o resto fica certo.
  • @Valquiria,
    recebi hoje a mesma resposta por e-mail de Tondela q vc relatou anteriormente.
    Vc já enviou os documentos?
    Uma informação interessante: algumas agências dos Correios aceitam débito em conta do Banco do Brasil (não sendo necessário levar dinheiro). Utilizei deste recurso qdo fui transcrever o casamento de minha avó em PD.

    @Valquiria, @Va Christine,
    p q vcs decidiram fazer por Tondela? Tem sido melhor que ACP (Arquivo Central do Porto)?

    Uma dúvida (se puderem me ajudar, eu agradeço!)
    - certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a
    registar: são dois documentos? uma certidão inteiro teor apostilada + fotocópia (reprográfica) apostilada?

    Abs,
  • @PhiLL
    É um único documento. É o tipo de certidão que muda. Nesse caso você irá solicitar uma cópia reprográfica da certidão e solicitar junto o apostilamento.
  • AnaCNCAnaCNC Member
    editado October 2018
    Olá,
    Muito obrigada por todas as informações fornecidas.
    O que significa "A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como
    estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa."?
    Estou preenchendo o formulário para atribuição de nacionalidade portuguesa à filha menor de mãe portuguesa.
    Obrigada,
  • @Valquiria
    Como pode ser feito o reconhecimento presencial das assinaturas do formulário 1C? Poderia ser um reconhecimento de firma por verdadeiro num cartório aqui do Brasil? Obrigada,
  • @AnaCNC

    "A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como
    estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa."?
    - Ter sido reconhecida com até 1 ano de idade

    A mãe portuguesa é casada?Quem foi o declarante do nascimento?

    O reconhecimento da firma se dá por autenticidade,presencialmente ou verdadeira
    Cada cartório tem seu critério

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.