Uma luz por favor, galera!!!!

Olá, pessoal!!

Meu nome é Vanessa... E entrei de cabeça agora nesse processo de aquisição de nacionalidade e já tô quase enlouquecendo.
Gostaria muito que alguém por aqui me ajudasse, tô totalmente sem direção...=(
Já fui 1.000.000 de vezes no consulado aqui em Natal, so que a pessoa responsável lá, nunca me explica direito as coisas =(

Olha só: Meu avô é Português. Meu pai é brasileiro. Então até onde eu sei, meu pai precisa passar por esse processo e logo após eu, correto?

Então: O único documento que eu tenho do meu avô português, é uma certidão de casamento(cópia autenticada) dele com minha avó brasileira e sei que esta não esta averba em portugual.

A moça do consulado pediu para que eu me cadastra-se no portão do Cidadão, assim eu fiz. So que na hora de fazer a solicitação da certidão de nascimento do meu avô, teve dois problemas. 1° Ninguem lembra qual a feguesia / 2° meu avô é nascido em 1983, lá fica dando erro, dizendo que só pode apartir de 1910.

Tudo que eu sei do AVÔ:
Nome completo
Nome dos pais completo
data de nascimento
Filiação
Conselho Vila Nova de Gaia
Distrito: Porto

Só e mais nada...será que ainda TENHO CHANCE DE CONSEGUIR?

Obrigado !!!

Comentários

• CORREÇÃO:

data de nascimento: 16/08/1893
  • CIDADANIA...

Aquele abraço Vanessa, seja bem vinda ao Portal da Cidadania Portuguesa.
    Assim como voce começou, muitos aqui começaram também.
    Tudo começa com a certidão de nascimento, seja do avô ou do Pai.
    No seu caso, voce tem que consegui a certidão de nascimento do seu avô, pois pelo que tudo indica, o seu pai ainda não é português.
    A certidão de casamento de seu avô, ela não serve para iniciar o processo de Naturalização Portuguesa, pois somente a certidão de nascimento Português é que serve.
    Graças a Deus a onde voce mora tem um Consulado Português e geralmente os funcionários dos Consulados, sempre parecem esta de mau humor, mais é assim mesmo, tem que ter muita perseverança.
    Os Consulados, sempre possuem registros dos Português, que resolveram morar definitivamente no Brasil.
    Só a título de exemplo, no meu caso, o meu avô, a todo filho que nascia, ele ia ao Consulado Português e fazia o registro do mesmo. Graças a essa atitude, verificando o livro 4, encontrei a certidão de nascimento do meu Pai e de todos os meus tios e assim iniciamos todo o processo de Nacionalização de nossa familia.
    Quem sabe se o seu avô, fez o mesmo processo no Consulado de Natal???
    Não custa nada voce verificar.
    Leve consigo a certidão de casamento dele, e caso negativo, peça uma audiência com o Consul Português local, com certeza ele vai lhe atender e dar uma solução.
    Não DESISTA, INSISTA E PERSISTA, voce vai consegui.
  • Vanessa

A certidão de seu avô pela a idade q ela tem esta no arquivo distrital do porto http://www.adporto.pt/
    Bom é assim, se vc não encontrar a freguesia tera q pedir um pesguisa no arquivo pq existe 24 freguesias mais no seu caso é registro de batismo!
    liga p/ o arquivo e ve a melhor maneira de se fazer esta pesquisa e de pagar pela certidão.
    O portal do cidadão p/ vc pedir a certidão com mais de 100 anos, tem q se por no ano não mais de 100 anos de nascido e nas OBS : colocar a data de nascimento correto.
    BOA SORTE.
  • Atenção a freguesia tbm pode ser vila nova de gaia então são 25 opções.
  • http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf?nocache=1278430679.62

É assim vc te ai os registro civis de vila nova de gaia são 3 então se o registro de seu avô não estiver no arquivo esta ainda no registro civil em um destes 3 apesar de q os 3 fica no mesmo lugar.
    Então agora é com vc ligar e mandar e-mail vc já tem tudo em mãos.
  • José Alberto e Alexandre

Muito Obrigado pela LUZ...

...O mandar um e-mail para lá...e vê no que dá!!!!

Qq coisa volto a perturbar vocês..=D

Muito Obrigado!!

bjs
  • Vanessa

Se vc tiver paciência poderá procurar no site do etombo. Procure nas diversas freguesias de Vila Nova de Gaia; os livros de nascimentos foram digitalizados e podem ser vistos online. Boa sorte

http://etombo.com/concelho/gaia.html
  • Vanessa , vc está na mesma situação que eu , estou procurando a certidão de nascimento de meu bisavô que é português e como não achei , procurei bastante e achei a carteira de trabalho dele , e com essa carteira, estoou fazendo a busca da certidão ...

O processo de cidadania é demorado quando não se tem os documentos à disposição , mas com persistência e indo no consulado , nós conseguiremos...

Persista e obterá grande sucesso , um grande Abraço!
  • A. Luiza e Lucas

Muito Obrigado pelas dicas...

Hoje mesmo enviei um e-mail para o Conservátorio de Vila Nova do Gaia, para saber se é possivel eles localizarem...e caso localizem como devo proceder para obter a certidão.

Será um trabalho dificil, mais não vô DESISTIR.

beijos a todos!
  • Vanessa...

Minha querida n desista... hj estou com minha dupla cidadania... mas comecei asism como vc e com menos informação ainda sendo q n ersa o meu avô e sim bisavô olha só a bronca... nascido em 1888 :P

fiz o mesmo procedimento... mandei diversos e-mails p o arquivo distrital do Porto passou seculos sem fim amem mas encontraram... agora cuidado... quando eles lhe enviarem a certidao leia bem e veja se na lateral dela n existe nenhuma anotação pois meu processo foi negado uma vez pq havia uma anotação de q ele havia sido cancelado pelo pároco... enlouqueci... mas depois de muito tempo soube q era pq eles transferiram de livro e n anotaram para que livro foi...

mas é assm mesmo :P coisa de portugues... sem ofensas claro!

mas é isso o caminho é este.. boa sorte!
  • Maria Izabel

Muito Obrigado pela força!!!

Olha só, Hj recei um e-mail do Conservátorio de Vila nova do Gaia, eles me mandaram procurar, justamente, no arquivo Distrital de Porto. Só tem um pequeno probleminha, eu não sei qual era a freguesia do meu avô...=(
    Vô ter que procurar livro por livro...mais tudo bem!!! O díficil tem gostinho de VITÓRIA!!!.

Muito pelas palavras! Fiquei mais motivada a procurar!!!

beijos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.