DÚVIDA: AQUISIÇÃO OU ATRIBUIÇÃO?
gabsvf
Member
Pessoal, bom dia!
Já li e reli vários artigos, sites do IRN, Consulado, etc.
Meu avô será requerente da Cidadania Portuguesa. Ele é neto de portugueses, mas a mãe nasceu no Brasil e não se naturalizou portuguesa.
Já tenho todos os documentos, inclusive as certidões de nascimento e casamento dos avós deles que veio do Arquivo de Leiria.
Estou com MUITA dúvida em qual processo seguir: Atribuição de Nacionalidade - artigo 1º n.º 1 alínea d) ou Aquisição de Nacionalidade.
Meu vô preenche todos os pré-requisitos, só temos que pensar naquele item de "comprovar laços efetivos".
Daremos entrada na 3ª CRC de Porto. Mas a minha dúvida é, qual processo seguir? AQUISIÇÃO ou ATRIBUIÇÃO? Qual a diferença principal entre elas para netos de portugueses?
Abraços
Já li e reli vários artigos, sites do IRN, Consulado, etc.
Meu avô será requerente da Cidadania Portuguesa. Ele é neto de portugueses, mas a mãe nasceu no Brasil e não se naturalizou portuguesa.
Já tenho todos os documentos, inclusive as certidões de nascimento e casamento dos avós deles que veio do Arquivo de Leiria.
Estou com MUITA dúvida em qual processo seguir: Atribuição de Nacionalidade - artigo 1º n.º 1 alínea d) ou Aquisição de Nacionalidade.
Meu vô preenche todos os pré-requisitos, só temos que pensar naquele item de "comprovar laços efetivos".
Daremos entrada na 3ª CRC de Porto. Mas a minha dúvida é, qual processo seguir? AQUISIÇÃO ou ATRIBUIÇÃO? Qual a diferença principal entre elas para netos de portugueses?
Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
Ter parentes em Portugal não serve como laços efetivos
Veja nesse link de que maneira vc pode comprovar esses laços
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
Pra atribuição de nacionalidade para netos, agora são 175 Euros
Alguém sabe informar se a CRC de Ovar recebe os documentos para dar entrada para o pedido de atribuição?
Então isso significa que eu não vou conseguir a cidadania portuguesa, haja vista que o processo por aquisição não existe mais?
Vc consegue a cidadania se conseguir comprovar laços efetivos
Atribuição para netos somente na conservatória de Lisboa
Vou entrar em contato com os meus parentes de Portugal e ver o que pode ser feito!!
Obrigado.
- eu sabia que quando o nacional português é falecido e os filhos também, os netos não tem como conseguir a nacionalidade. Certo?
- se não existe mais aquisição de nacionalidade, então qual é a diferença entre atribuição e naturalização, para netos? Conforme @Vlad Pen explicou, tem que comprovar laços efetivos de ligação com a comunidade portuguesa, quando é para a atribuição. E o que é então a naturalização?