Socorro!
Olá pessoal!
Peço àqueles que já obtiveram nacionalidade portuguesa a gentileza de ajudar mais um interessado.
Vamos lá. Sou neto de portugueses e minha mãe já obteve a atribuição de nacionalidade portuguesa. Pelo que me parece, isso facilita bastante as coisas para que eu também obtenha a minha. Minha mãe não se recorda dos procedimentos relativos à obtenção da dupla nacionalidade e por isso recorro a vocês.
Pelo que vi no site do consulado do Rio, para fazer o pedido da dupla nacionalidade eu preciso apenas de minha certidão de nascimento de inteiro teor legalizada pelo Itamaraty, de meu documento de identidade autenticado, da certidão de nascimento do meu pai (brasileiro e sem nacionalidade portuguesa), da CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DO PROGENITOR e do formulário 1C preenchido.
O que seria essa tal certidão narrativa de nascimento do progenitor? Vi muitos perguntando sobre um documento que precisa vir de Portugal. Trata-se dessa tal certidão?
Meus sinceros agradecimentos a todos!
Peço àqueles que já obtiveram nacionalidade portuguesa a gentileza de ajudar mais um interessado.
Vamos lá. Sou neto de portugueses e minha mãe já obteve a atribuição de nacionalidade portuguesa. Pelo que me parece, isso facilita bastante as coisas para que eu também obtenha a minha. Minha mãe não se recorda dos procedimentos relativos à obtenção da dupla nacionalidade e por isso recorro a vocês.
Pelo que vi no site do consulado do Rio, para fazer o pedido da dupla nacionalidade eu preciso apenas de minha certidão de nascimento de inteiro teor legalizada pelo Itamaraty, de meu documento de identidade autenticado, da certidão de nascimento do meu pai (brasileiro e sem nacionalidade portuguesa), da CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DO PROGENITOR e do formulário 1C preenchido.
O que seria essa tal certidão narrativa de nascimento do progenitor? Vi muitos perguntando sobre um documento que precisa vir de Portugal. Trata-se dessa tal certidão?
Meus sinceros agradecimentos a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Muito obrigado pela ajuda!
Fiz o pedido da certidão narrativa de nascimento de minha mãe pelo Portal do Cidadão hoje. Acredito que não será necessário fazer a transcrição do casamento, pois minha mãe acha que já fez a transcrição na época em que requereu a própria nacionalidade. Eu deveria ter verificado isso antes de pedir a certidão de nascimento dela, mas agora já foi.
Você tem alguma idéia de quanto tempo leva para que o documento chegue em minha casa aqui no Brasil?
E outra coisa, sou natural de Vitória - ES, mas moro em Ouro Preto - MG. Após juntar toda documentação, penso em fazer o pedido de nacionalidade através do consulado português de Belo Horizonte. Vi muitos dizendo que pediram a nacionalidade pelo consulado do Rio, mas eles andam bem lentos por lá. Você sabe algo a respeito do consulado de BH?
Muito obrigado mais uma vez.
qualquer consulado, com excecao do de sp, eh furada, envia seu processo pelo correio, direto pra CRC.
Sobre a transcricao, eh bom voce averiguar, voce preencheu no formulario do portal o nome do seu pai e local do casamento ? Quem sabe eles mandam a certidao averbada, caso o casamento tenha sido transcrito.
Cibele, eu preenchi o campo com o nome do meu pai e local do casamento no site do Portal do Cidadão sim. Agora vou ter que aguardar pra ver se a certidão de nascimento de minha mãe vem averbada. Você sabe quanto tempo leva pra chegar no Brasil esse documento?
Consultei o site do Instituto dos Registos e Notariado e me pareceu realmente simples obter a nacionalidade enviando os documentos direto pra CRC.
Deixe-me ver se entendi bem: Devo obter a ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE por DECLARAÇÃO, de acordo com o que consta no site do IRN, certo?
Assim sendo, eles pedem que eu envie o seguinte documento:
Þ Cópia devidamente certificada do seu documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, EMITIDO PELA AUTORIDADE COMPETENTE DE UM DOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPÉIA, título ou autorização de residência), se o pedido for enviado pelo correio. No caso do impresso ser apresentado em Extensão da Conservatória dos Registos Centrais é suficiente a exibição do documento de identificação.
Que história é essa de documento emitido por país da União Européia???
A cada esclarecimento surge uma nova dúvida...
Fico muito grato pela tamanha paciência que todos tem conosco, que estamos tentando obter a nacionalidade.
Obrigado novamente Cibele.
Isto feito junte:
1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por AUTENTICIDADE.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que pode diminuir o tempo de espera.
Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
Envie o envelope por SEDEX MUNIDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
FORMULARIO 1C:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_r
Em primeiro lugar: voce tem todos os dados? Filiacao, lugar completo e data de nascimento? Voce ja investigou no consulado da localidade onde morava o portugues se ele se inscreveu (isso pode ajudar a encontrar a certidao)?
Tenho o nome de meu avô, meus bisavós, Freguesia, Distrito e Concelho. Enviei um E Mail à Conservatória da Freguesia de Ribeiras. Será que posso confiar numa respostas deles?
Prezados,
Já tenho a certidão de nascimento narrativa da minha mãe com o casamento averbado em mãos e as certidões de nascimento de inteiro teor minha e de minha irmã legalizadas pelo Itamaraty. Falta agora levar os RGs, as Certidões de nascimento e os formulários 1C para serem legalizados no consulado português. Farei isso no consulado de BH, pois estudo em Ouro Preto.
Feito isso, enviarei tudo pelos correios direto pra CRC, conforme orientam aqui na comunidade. Minha dúvida é a seguinte: após conseguir a nacionalidade portuguesa por atribuição, como obtenho o cartão do cidadão e o passaporte europeu?
Agradeço qualquer esclarecimento!
Ola, blz
Uma vez adquirido a nacionalidade, automaticamente vc terá uma certidão de obtenção de nacionalidade (igual a certidão de nascimento portuguesa) sendo assim, vc solicita seu B.I junto ao consulado português no Brasil ou qualquer outra autoridade autorizada a emitir o B.I português, o próximo passo após recebido seu B.I vc pode fazer seu passaporte português (EUROPEU).
Verifique no site do consulado português os documentos necessários para tal procedimento. Ou no www.portaldocidadao.pt
Lembre-se, um passo após outro. Se pular não chegará onde quer.
Boa Sorte