Cidadania de filho para mae

Paula GavaPaula Gava Member
editado August 2017 em Mudanças na Lei
Boa tarde,
A pouco tempo concluímos o processo fe atribuição do meu filho. E me parece q com a nova lei, ele poderá passar para mim. Essa informação procede? Como devo fazer?

Comentários

  • Ja tiveste resposta sobre isto?
  • Não existe cidadania de filho para mãe.
    O que pode ser feito é a mãe tirar residência pelo filho português se: ela for idosa e estiver ao encargo do filho. Ou sendo um menor a mãe comprovar renda e que é a responsável pelo sustento do filho. Depois de 6 anos de residência legal pode pedir a naturalização por tempo de residência, não por ter filho português.
    O que mudou é pra quem é casado com português originário.
  • Ola, boa tarde a todos. Alguém sabe se houve alteração nessa informação? Soube por um amigo que tem uma Lei de novembro/2017, mas não consegui encontrar. Agradeço qualquer atualização.
  • @mariavr não existe essa lei por enquanto.
  • ola bom dia tenho uma filha de 3 anos com cidadania portuguesa, como faço para pedir um visto de residencia posso pedir aqui ainda no brasil, na Espanha sei que filho menor espanhol passa nacionalidade para mãe, mais não sei como funciona com a portuguesa. alguém poderia me orientar no que fazer?
  • @Lorranaa a lei de nacionalidade vai mudar e assim a mãe poderá pedir a nacionalidade através do filho.Para visto de residência vc terá q procurar o SEF quando estiver em Portugal.Vc pode ficar no país durante 3 meses como turista.
  • @Vlad Pen sabe me informar se a lei já mudou, se já é possível tirar a nacionalidade pelo filho ?
  • editado May 2019
    @lorrana a lei ainda não foi regulamentada.
  • ImaneImane Member

    Oii alguém tem novidade sobre isso? Vai ser possível filho atribuir para mãe? Obrigada

  • @Imane essa lei ainda não foi regulamentada.

  • @Vlad Pen Boa tarde, uma duvida, desculpe não achei topico expecifico disso aqui...

    Ao fazer a solicitação da minha atribuição minha esposa também terá direito? poderá tirar passaporte POrtugues?

    OU somente terá direitos por ser casada comigo mas sem possibilidade de virar cidadã?

    Obrigado

  • @edujust , depois que sua atribuição sair, com a criação do registo do nascimento, sua esposa também poderá pedir a cidadania pelo casamento , mas será por aquisição

    Atualmente, a prova de vínculos com Portugal são - casamento com português há mais de 5 anos sem filhos ou há mais de 3 anos com filhos atribuídos. A tempo conta da data do casamento aqui no Brasil.

    O tópico a pesquisar seria este:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento/p130

  • @Leticialele Show muito obrigado

  • @Leticialele Mas preciso deixar a minha sair primeiro para depois solicitar a dela ou posso pedir ambas ao mesmo tempo?

    Ja tenho 12 de casado com um filho de 10 anos!

  • @edujust , a sua tem que sair primeiro! Você tem que ser português antes de pedir a cidadania dela!

    Depois que a sua atribuição sair, com a emissão do registo português, precisará transcrever seu casamento (de preferência por Ponta Delgada) e

    pedir a atribuição de seu filho por Tondela, que dá prioridade a menores.

  • Alguma atualização desta informação? Falaram que a lei iria mudar..

  • @DebFarias , que lei? Que mudança?

  • @Leticialele , a que o @Vlad Pen postou lá em cima quando fizeram a pergunta se a cidadania do filho pode passar para a mãe.

  • @DebFarias , não houve modificação nesse sentido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.