AJUDA! Processo de atribuição
Olá
Tenho 21 anos, sou neta de português (meu avô nasceu em portugal e naturalizou-se mais tarde como brasileiro) . Minha mãe ainda não tem a nacionalidade e gostaria de tirar diretamente pelo CRC a nacionalidade por atribuição. Isto é possível??
Desde já muito obrigada!!
Tenho 21 anos, sou neta de português (meu avô nasceu em portugal e naturalizou-se mais tarde como brasileiro) . Minha mãe ainda não tem a nacionalidade e gostaria de tirar diretamente pelo CRC a nacionalidade por atribuição. Isto é possível??
Desde já muito obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Olá pessoal,
gostaria de saber uma coisa. A certidão do meu bisavô que estou procurando em Portugal tem mais de 100 anos. Essa certidão vai pro arquivo distrital certo? Então eu devo somente procurar nos arquivos distritais mais próximos ou esta certidão está também nos arquivos locais??
Obrigado pela ajuda
PS: Na certidão de óbito dele (faleceu no Brasil) ele está como natural de Beira Baixa - Guarda... alguém conhece essa localidade?
Pergunte no consulado da regiao onde habitualmente ele morou se fez inscricao consular.
Na guia de ajuda desta comunidade esta, entre outras boas dicas, o passo a passo para os processos de atribuicao. De uma olhada.
Meu avô ainda é vivo, mas não sei explicar a ele o que é essa Inscrição Consular que você citou.
Entrei sim no guia de dicas, mas no link sobre Atribuição diz que a Atribuição só se aplica:
•Aos indivíduos menores, nascidos no estrangeiro, filhos de mãe portuguesa ou de pai português;
•Aos indivíduos maiores, nascidos no estrangeiro, filhos de mãe portuguesa ou de pai português, que comprovem documentalmente que a filiação relativamente ao progenitor português (mãe ou pai) foi estabelecida durante a menoridade.
Por isso estou na dúvida se eu sendo neta de português e tendo pais brasileiros, também posso tirar diretamente a cidadania pelo CRC?
pode sim , não tem problema, 1º passo é pedir uma copia da certidão de nascimento do teu avô, tens que ter todos os dados dele (nome completo, data de nascimento, filiação, e local de nascimento- concelho e freguesia) ai é só pedir pelo portal do cidadão.
Guia de Ajuda - documentos para atribuicao
Certidões com mais de 100 anos se vhamam de Assento de Baptismo.
Comigo foi assim, pois meu avô era da Freguesia de Dardavaz, Concelho de Tondela, distrito de Viseu.
Como não tava conseguindo localizar, mandei um mail pro Arquivo Distrital de Viseu dand os dados que eu tinha, como filiação e data de nascimento, e eles responderam dizendo que tinham localizado.
Não custa mandar um mail e tentar, ok?
Espero que tenha ajudado.
Abs
mas valeu pelas dicas!!!