Consulado do Rio de Janeiro - Agendamento para Visto

Amigos,
Todos sabem que o agendamento do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro não funciona corretamente há meses, seja para visto, para cidadania, etc. Ao entrar no site, o que é informado é que o agendamento precisa ser feito OBRIGATORIAMENTE online e é pedido repetidas vezes para que ninguém se dirija ao consulado sem que esteja com o agendamento marcado. Nada mais contraditório!
Na prática, o que ocorre é que é praticamente impossível realizar o agendamento online. Eu tentei por semanas agendar minha entrevista para visto e, pesquisando na internet, vi relatos de pessoas tentando há até 4 meses diariamente o agendamento e recebendo sempre a informação de que não existem horários disponíveis. No meu desespero procurei até mesmo um despachante que realizasse esse agendamento, pelo que me foi cobrado R$ 600,00 (fora os custos do Consulado!) e foi dado um prazo de 30 dias somente para o agendamento.
Como no meu caso eu estava com urgência para obter o visto, no dia 03/08/2017 eu resolvi me dirigir diretamente ao Consulado (Rua São Clemente, 424, Botafogo), onde verifiquei que existiam duas filas, uma para pessoas com agendamento e outra para informações e para “não-agendados”. Ao conversar com pessoas da fila, o que me foi dito foi que era possível conseguir um agendamento ao entrar na fila de informações/não-agendados, contanto que se chegasse lá bem cedo.
Apesar de já ser quase 11h da manhã (o Consulado abre às 8h) eu resolvi tentar mesmo assim. Decisão mais que acertada. Após esperar rapidamente na fila (com aproximadamente 5 pessoas na minha frente), fui atendido por um funcionário que prontamente anotou meu nome e me agendou para dali a duas semanas, tudo muito fácil, como se fosse esse o procedimento correto a se tomar (importante lembrar que o boleto de pagamento que antigamente era gerado antes do agendamento agora é gerado somente no momento da entrevista, no dia agendado).
Não sei se esse procedimento funciona apenas para visto ou se funciona para todos os tipos de requerimento, assim como também não sei se é sempre fácil assim ou se o foi por se tratar de início de mês ou até mesmo porque eu dei sorte. Não sei. Apenas achei que seria válido compartilhar essa experiência com quem está tentando diariamente o agendamento online, principalmente porque eu mesmo já estava quase desistindo e achando que jamais conseguiria.
Só mais uma dica para quem, como eu, está aplicando para visto por conta de estudos em Portugal. No site é informado que um dos documentos imprescindíveis para a aplicação é a “carta de aceitação” da faculdade portuguesa. Justamente por esse motivo eu precisei esperar para uma data perigosamente perto do início das aulas para tentar o visto. No entanto, conversando com o atendente do consulado me foi informado que também é aceito o comprovante de CANDIDATURA na universidade desejada, o que pode ser obtido antes mesmo da divulgação da seriação dos candidatos.
Se eu soubesse dessas duas dicas antes poderia já estar com tudo resolvido há semanas. Justamente pela dificuldade que tive em obter informações a esse respeito de outras pessoas que passaram por isso que eu resolvi escrever esse post. Espero ajudar alguém.
Resumindo, por mais que o site insista que tudo deve ser realizado pela internet, SEMPRE vale ir presencialmente ao Consulado e conversar com os atendentes.
Boa sorte a todos!

Comentários

  • Obrigado pela dica amigo!
  • Boa noite meu amigo,

    Estou em uma situação bem parecida, para o meu azar vi sua mensagem apenas agora... Eu viajo em fevereiro e estava esperando a carta de aceitação da universidade. Vou amanhã tentar marcar lá diretamente no consulado, minha dúvida é se ainda da tempo de tirar o visto ou terei que pedir a ajuda a um despachante (cobrou muito)

    Gostaria de opiniões , estou muito em dúvida e começo a ficar preocupado. N consigo marcar nada de agendamento pelo site desde de outubro.

    Obrigado e boa noite
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.