Atribuição de Nacionalidade para menor

Boa tarde, nasci no Brasil, tenho a nacionalidade portuguesa, a mim atribuída pela minha mãe, e quero realizar o processo de nacionalidade para minha filha de 5 anos, mas não consigo agendar uma data no consulado do Rio de Janeiro para ela. Tento desde de fevereiro, mas não consigo. Estou com a certidão dela apostilada e gostaria de saber se existe algum outro meio de eu dar entrada neste processo. Posso enviar os documentos direto para Portugal?

Comentários

  • @Flora, sim.. Existem outras formas além do consulado e que nos parecem muuuuito melhor... Aqui no forum, existe muita explicação a respeito.. Eu sugiro que você começe fazendo uma breve pesquisa aqui (usando a lupa).. Acho que já vai te dar uma boa noção pra depois vc colocar os pontos mais específicos e os experientes (tem uma turma muito boa aqui) poderem ajudar ...
  • @Flora,seu casamento já está transcrito?
    A Conservatória de Tondela dá prioridade a atribuição de menores
  • Não sou casada.
  • @Flora,

    Complementando a @Maria Nelida, quem é o DECLARANTE na Certidão de Nascimento dos seus filhos e com quanto anos eles foram registrados?
  • @Theresa, no caso dela que o filho é menor (tem 5 anos) não faz diferença quem registrou, já que ela e o pai vão ter que assinar o formulário. Não é isso? Porque mesmo que tivesse sido o pai, ela está solicitando na menoridade o que já comprova que ela reconhece o filho.
  • Sim, @Vanessa, você está coberta de razão. Que distração a minha!
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado August 2017
    Mas você é sempre tão atenciosa @Theresa que no meio de tantas perguntas por vezes repetidas (e mesmo assim respondidas com cordialidade e educação) pode deixar passar um detalhe não é? Inclusive sobre esse fato do formulário, aprendi com um comentário seu, só queria confirmar mesmo, aprendo muito aqui no fórum, já fiz a dos meus filhos, estou fazendo a do meu marido e sempre dou uma olhada para aprender um pouco mais.
  • @Maria, @Theresa e @Vanessa muito obrigada pela ajuda!
  • Boa noite, vi aqui que o tópico a mãe que é a portuguesa quer iniciar a atribuição da filha e não é casada, exatamente como o meu caso, e essa é a minha preocupação. Não preciso me preocupar com exigência de transcrição de casamento, certo? Já que não sou casada, não tem transcrição a ser feita, com isso não mudei meu nome. Está tudo ok. E outro fato curioso na certidão da minha filha, que tem 6 anos, não tem declarante registrado na certidão, mas foi o pai que foi no cartório registrar, enfim vou preencher o formulário assinado por mim e pelo pai por autenticidade e será que cairá em alguma exigência? Agradeço mais uma vez a benção que é esse fórum, obrigada!!
    OBS: os documentos que preciso juntar já sei quais são com a ajuda de vcs.
Esta discussão está fechada.