HELP - Primeiros passos
Olá pessoal, um help please!!
Vou começar a tirar a cidadania da minha avó (viva) filha de portugueses. Eles casaram em portugal e vieram para o Brasil, onde faleceram.
Minha pergunta é: quais as certidões portuguesas que preciso tirar? Casamento e nascimento dos dois? ou só a certidão de nascimento de um deles já posso dar inicio ao processo?
Obrigado
Vou começar a tirar a cidadania da minha avó (viva) filha de portugueses. Eles casaram em portugal e vieram para o Brasil, onde faleceram.
Minha pergunta é: quais as certidões portuguesas que preciso tirar? Casamento e nascimento dos dois? ou só a certidão de nascimento de um deles já posso dar inicio ao processo?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
vir averbado o casamento (coloque os dados do mesmo) o que facilitara a sua vida. Custa 16.50 euros.
http://www.portaldocidadao.pt/PORT
Pode tambem verificar, antes de qualquer coisa, se o portugues fez inscricao consular no consulado mais proximo da residencia habitual dele. Isso ajudaria muito.
Se mora em Sao Paulo, o Consulado de Portugal funciona muito bem.
Então eles pediram a certidão pra mim... chega em torno do 15 dias..
Mas uma vez obrigado pela ajuda.. vcs são 10!!!
Pessoal, no meu caso, meu bisavô portugues faleceu no Brasil. Vou ter que providenciar a transcrição do óbito?
Obrigado
para ir adiantando eu já deveria pedir a transcrição do óbito e enviar a certidão de inteiro teor para legalização no itamaraty?
Att,
Se voce for fazer o processo atraves do consulado, eles exigirao tanto a de casamento como a de obito. O pessoal aqui recomenda que processos por consulado SÓ se for no de Sao Paulo, pois dizem que os demais sao bem fraquinhos!!
Voce mora em SP?
Voce pode ir tirando a certidao de nascimento em inteiro teor do interessado e pode envia-la para o Itamaraty. Se estiver no Rio isto se faz pessoalmente. Em Sao Paulo e Brasilia via correio. Entre no site do MRE e veja o que lhe corresponde.
Vou pedindo já a certidão de inteiro teor e enviar pro Itamaraty de SP então...então aguardo pra ver se será preciso transcrever o casamento...o óbito com certeza né...
acho que entendi.. só mais uma coisa.. o óbito da esposa do português tambem precisa ser transcrito?
Obrigado
Estando todos os documentos em regra, como disse, segundo depoimentos aqui, sai mais rapido que mandando a PT.
Para a autenticacao da certidao brasileira o interessado pode mandar por correio ao ERESP. Veja no no site o endereco e como mandar.