HELP - Primeiros passos

Olá pessoal, um help please!!

Vou começar a tirar a cidadania da minha avó (viva) filha de portugueses. Eles casaram em portugal e vieram para o Brasil, onde faleceram.

Minha pergunta é: quais as certidões portuguesas que preciso tirar? Casamento e nascimento dos dois? ou só a certidão de nascimento de um deles já posso dar inicio ao processo?

Obrigado

Comentários

• Consiga a certidao de nascimento com o casamento averbado daquele que foi o declarante do interessado em requerer a nacionalidade.
  • Obrigado Denise... mas como consigo essa certidão... no mesmo cartório eles emitem?
  • Tendo os dados completos do portugues (filiacao, lugar exato de nascimento e data) entre no site abaixo, registre-se e peca uma certidao literal para fins diversos. Deve
    vir averbado o casamento (coloque os dados do mesmo) o que facilitara a sua vida. Custa 16.50 euros.
    http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP.htm
    Pode tambem verificar, antes de qualquer coisa, se o portugues fez inscricao consular no consulado mais proximo da residencia habitual dele. Isso ajudaria muito.
    Se mora em Sao Paulo, o Consulado de Portugal funciona muito bem.
  • Acharam Denise!!!Obrigado pela informação.. liguei no consulado e meu bisavô tinha registro lá...fiquei super feliz...
    Então eles pediram a certidão pra mim... chega em torno do 15 dias..

Mas uma vez obrigado pela ajuda.. vcs são 10!!!
  • Transcrição do óbito

Pessoal, no meu caso, meu bisavô portugues faleceu no Brasil. Vou ter que providenciar a transcrição do óbito?

Obrigado
  • As leis em Portugal exigem que todos os atos civis sejam registrados la. Entao, caso o casamento nao esteja averbado na certidao que lhe vao enviar, voce teria que transcrever o casamento e o óbito no mesmo consulado ou em Portugal pessoalmente ou por procurador. A transcricao de casamento custa 100 euros (ver tarifa no consulado) e o óbito é gratuito.
  • Como eles casaram em Portugal é possível que o casamento apareca averbado. Pergunte no consulado se estao pedindo uma certidao literal, pois neste tipo aparecem as averbacoes.
  • Obrigado Denise, agora me diz uma coisa...

para ir adiantando eu já deveria pedir a transcrição do óbito e enviar a certidão de inteiro teor para legalização no itamaraty?

Att,
  • Primeiro tente se informar se foi feita a transcricao de casamento.
    Se voce for fazer o processo atraves do consulado, eles exigirao tanto a de casamento como a de obito. O pessoal aqui recomenda que processos por consulado SÓ se for no de Sao Paulo, pois dizem que os demais sao bem fraquinhos!!
    Voce mora em SP?
    Voce pode ir tirando a certidao de nascimento em inteiro teor do interessado e pode envia-la para o Itamaraty. Se estiver no Rio isto se faz pessoalmente. Em Sao Paulo e Brasilia via correio. Entre no site do MRE e veja o que lhe corresponde.
  • Ok Denise,vou fazer isso. Moro em Curitiba mas estou utilizando o cartório de Santos pois meus parentes moram lá, inclusive minha avó a quem estou encaminhando o processo de atribuição..
    Vou pedindo já a certidão de inteiro teor e enviar pro Itamaraty de SP então...então aguardo pra ver se será preciso transcrever o casamento...o óbito com certeza né...

acho que entendi.. só mais uma coisa.. o óbito da esposa do português tambem precisa ser transcrito?

Obrigado
  • Há depoimentos aqui que o Consulado de Santos é muito eficiente. Depende do de Sao Paulo e com documentos em ordem uma atribuicao sai muito rapido que mandando direto a Portugal. Veja a possibilidade de fazer por la.
  • Pois é, eu liguei lá perguntando e o cara me falou de 2 a 3 meses sai uma atribuição será que é verdade?
  • Thales,
    Estando todos os documentos em regra, como disse, segundo depoimentos aqui, sai mais rapido que mandando a PT.
    Para a autenticacao da certidao brasileira o interessado pode mandar por correio ao ERESP. Veja no no site o endereco e como mandar.
  • OK Denise... muto obrigado pela ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.