Já dei o primeiro passo. Alguém me ajuda no 2º?
Recebi ontem a certidão de nascimento da minha mãe, pela conservatória do Funchal, Ilha da Madeira, porém, quando minha mãe se naturalizou brasileira, ela tirou um dos sobrenomes, e então, na minha certidão de nascimento brasileira, consta que ela se chama Maria Margarida Gomes, e não Maria Margarida Garcês Gomes, como consta no Registro Civil do Funchal. O nome dos meus avós estão corretos em ambas certidões.
Meu pai (brasileiro) foi o declarante do meu assento e tanto meu pai quanto minha mãe, já são falecidos.
Será que vou ter problemas com a papelada por conta disso?
E agora, de posse dessa certidão de nascmento dela, qual seria meu próximo passo?
Meu pai (brasileiro) foi o declarante do meu assento e tanto meu pai quanto minha mãe, já são falecidos.
Será que vou ter problemas com a papelada por conta disso?
E agora, de posse dessa certidão de nascmento dela, qual seria meu próximo passo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
na certidão da tua mãe tem alguma averbação, o casamento dela , o obito ou a naturalização? se não tiver teras que transcrever o casamento e o obito dela, a naturalização tu nem comenta nada, tu moras aonde?
tenta modificar o nome direto no cartorio, nao fale nada que ela mudou de nome por causa da naturalizacao, diga apenas que houve erro de digitacao ou algo assim, bem provavel que a CRC ira pedir correcao.
Se seus pais nao foram casados, e sua mae nao foi sua declarante, tera que juntar provas de reconhecimento dela na sua menoridade, qualquer documento seu assinado por ela : boletim escolar, certidao de batismo, matricula de escola, etc.
E se eles me pedirem um documento para comprovar que houve o erro de digitação, devo apresentar a certidão de nascimento portuguesa aonde consta o sobrenome Garcês que foi omitido?
Minha mãe era naturalizada brasileira, mas não consta nada na certidão portuguesa, e penso que se eu apresentar a certidão portuguesa aqui no Brasil para comprovar o erro, eles pedirão o RNE... (que ela não tem porque se naturalizou)
Como posso sair dessa?
Depois só vai faltar o documento do reconhecimento dela na minha menoridade.
Como sou de jogar tudo fora, não será fácil.
Um só documento basta?
nao sei, tudo depende do conservador, mas se tiver um, ja eh um otimo comeco.
Como meus pais não eram casados e meu pai (brasileiro) quem foi o declarante no meu nascimento, se eu não conseguir comprovar o reconhecimento da minha mãe durante a minha menoridade, perderei o direito à cidadania portuguesa??? Mesmo provando na minha certidão de nascimento, que SOU FILHA DA MÃE (portuguesa)?
Exato. Porque o declarante nao foi o nacional portugues. Vc tera que cruzar as informacoes declaradas na sua certidao pelo brasileiro. Senao dara margem para eles dizerem que a sua maternidade nao foi na menoridade. Ficara muito vulneravel
Estou na batalha a mais ou menos quatro anos. Já consegui, para teres uma idéia, acertar tudo na certidão de meu avô, lá em Portugal. Só para teres idéia, descobri que minha avó, brasileira, casada com meu avô português, teve em sua vida cinco nomes diferentes. E para cada certidão que tive que alterar, foi montado um processo com documentos comprovando o que queria que fosse alterado. Isso pode ser feito por ti através do Cartório ou por um advogado. Estou na fase de acertar os nomes na certidão de meu pai para solicitar a cidadania dele para depois partir para minha e por fim a do meu filho que é meu último passo. O processo em andamento é para alteração do nome de minha bisavó por parte de pai.
Primeiro vou te perguntar se consultaste, no Consulado se tens direito a esta cidadania? Digo isso, por já ter a tua mãe falecido.
Se tens, é preciso também saber o que consta, em termos de nomes, na tua certidão. O caminho seria fazer o assentamento do casamento da tua mãe em Portugal. E partir deste assento a tua cidadania. Se tua mãe foi citada na tua certidão, o ideal seria somente reverter o nome dela através de processo, utilizando a Certidão portuguesa dela que tens em mãos, aí sim, sem citar a naturalização como te foi sugerido.
Por outro lado, é preciso verificar a situação da naturalização da tua mãe. Eu tenho uma colega que se naturalizou e, para poder fazer a cidadania das filhas, ela teve que reverter a naturalização em Portugal. Não sei se continua assim.
Desculpa se estou pondo um pouco de areia,mas eu já andei tanto por essas questões de nomes. Como disse estou com um processo em andamento para alteração do nome de minha bisavó por parte de pai. Eu teria um monte de coisas para te dizer. O que estiver ao meu alcance... Teoricamente, tua mãe teria que ter te registrado, pois não era casada. Então, daí, vem uma série de questionamentos. Acho que não cabe aqui. Teríamos que ficar trocando uma série de informações. Se quiseres podes me add e fazer as questôes que quiseres. Acho que, por enquanto, é isso.
Na minha certidão de nascimento, consta o nome da minha mãe reduzido, sem o sobrenome Garcês. Já na certidão de nascimento dela (portuguesa), consta Maria Margarida Garcês Gomes e não há nenhum registro de naturalização, nem casamento, porque meu pai era desquitado e naquela época, não existia o divórcio.
Já os nomes dos avós maternos, estão corretos em ambas as certidões: portuguesa dela e brasileira, minha.
Então, vou tentar a correção no cartório, pessoalmente. Se negarem, constituirei um advogado para pedir judicialmente.
Depois da correção do nome, farei o registro do óbito na conservatória do Funchal e entrarei com o processo requerendo a cidadania.
Assim que tiver algum resultado, posto aqui.
Mais uma vez, agradeço a ajuda de todos!