Documento Oficial sobre Processo de Cidadania
Alguem sabe me dizer se ha algum documento Oficial emitido pelo CRC comprovando o processo de Cidadania em andamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Creio que você pode pedir uma certidão à CRC, mas acho que esse pedido tem de ser feito pessoalmente. Não sei se eles mandam por e-mail
Eles estão fazendo assim agora.
Quando voce liga para a CRC, pelo numero do processo, voce sabe o andamento do mesmo.
Se voce foi acentado eles lhe passarão o registro do acento e com esse numeral, voce tirar o Cartão Cidadão e o passaporte, através do Consulado.
Eles não estão mais mandado as certidões, tudo funciona pelo numeral do registro.
A certidão voce tem que tirar pelo Portal do Cidadão.
Prezados amigos, Boa Noite!
Depois de muitas desinformações e confusões, encontrei essa Comunidade, que tenho certeza vai me ajudar a atingir o meu objetivo, a Cidadania. O interessante em todo essa história que já me fez perder a paciência algumas vezes, tive o prazer de descobrir após algumas pesquisas que meu tataravô é considerado uma figura ilustre em Póvoa de Varzim, o famoso "Cego de Maio", portanto, além de ter como objetivo a Cidadania, começei um trabalho de buscar contato com quem conhece a história, ou até mesmo, faça parte da família.
Tenho uma dúvida a tirar com os senhores, estou providenciando uma segunda via das certidões de casamento e óbito de meu avô. Após transcreve-las no Consulado, as remeto a comunidade onde ele nasceu para as devidas averbações ou o própio Consulado faz isso e quanto tempo demora?
Como um primeiro contato, agradeço muito a atenção de quem puder me dar informações que efetivamente vão me ajudar a realizar meu objetivo.
Sds,
Alexandre
Seu avo é ou era portugues? Casou-se onde?
Em que Estado voce mora?
Mário, aquele abraço meu irmão, muita saúde para voce e toda a tua família.
O que acontece Mário, é que sempre estou ligando para a CRC, para saber da situação do processo dos meus filhos e semana passada religuei para la de novo e o informe foi o seguinte.
Conversei com a serventuária pelo telefone, que por sinal muito educada, a mesma me deu toda atenção necessária, para as perguntas que lhe fazia, inclusive falei diretamente com o responsável pelo setor dos Conservadores, os quais dão o parecer, se voce vai ser português ou não.
Tudo agora na CRC, se resume no numero do registro da sua cidadania.
Voce através do numero do processo, voce sabe todo o andamento da situação do seu processo na CRC.
Ele ja informatizaram tudo por lá, pelo que a atendente me falou.
Todos os cartorios portugueses são digitais, nada mais lá é na base do livrão ou papel.
A coisa mudou.
Quando um candidato a Cidadania Portuguesa, recebe o seu registro Portugues, de posse desse numeral voce pode tirar o seu cartão de cidadão e o seu passaporte, isso em qualquer Consulado Portugues no Brasil, basta voce ter o numeral do registro.
Eu ja requeri a minha certidão também, pois com certeza esse documento vai servi para os meus neto, mais até agora não chegou nada pra mim.
Tudo o que lhe informei aqui foi passado pela CRC.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas.
Se o seu pedido for por naturarização, vc tem q andar com a fotocopia das certidões, por tempo( vc tem residência), descendência(até 2 grau neto certidão de nascimento ou batismo do avô(ó)) ou atribuição (certidão de nascimento da mãe ou pai).
O resto é na conversa, agora não pense vc q vc pode ir viajar pela europa c/ estes documento, pq não pode!!!!!!!
Isso é caso o SEF pare vc na noite lhe peça documentos, tbm tem q esta com o seu passaporte Brasileiro!!!!rsrsrsrsr
Denise,
Obrigado por fazer contato.
Meu avó era portugues de Povoa de Varzim. Casou-se no Brasil e eu moro em Vitória no Espírito Santo.
Hoje já solicitei a certidão de casamento de inteiro teor do meu avô. Agora estou providenciando a certidão de óbito, para que possa legalizá-las no consulado. Estou no caminho certo?
Sds,
Alexandre
Voce possui a certidao de nascimento do seu avo? Esse documento é fundamental.
Eu ganhei um recebi de pagto de 175 euros porque fui pessoalmente a Lisboa, depois pedi que mandassem o numero do processo por email para poder a companhar. Eles mandaram. So isso.
Se quiser vir passearm venha como turista. Nao diga nada sobre processo. Dai e que a tesoura come na entrada da UE
Acredito que a certidão de nascimento seja o próximo passo depois de eu averbar o casamento e o óbito. Estou correto?
Dei entrada na minha cidadania em agosto e não me pediram todas essas certidões que pediram pra vc.
COmo moro no RJ, pode ser que o consulado daqui haja diferente, mas acho que vc deveria se informar diretamente no consulado pra não gastar muito dinheiro em certidões que não vão ser úteis.
Estou falando pq vi que vc tá tirando as dúvidas na comunidade, ok?
Abs
Obrigado por ajudar. Na verdade estou fazendo conforme o consulado do Rio me informou, pois tenho de averbar o casamento e o óbito de meu avô na certidão de nascimento. Po favor se o processo for diferente, por favor me de uma ajudinha.
Abraço,
Alexandre
Eu comecei a ver isso em 2008 e nessa época tinha que averbar tudo isso.Fiquei desanimada e recomecei a mexer, mandando um mail pro consulado.
Eles me responderam mandando eu ver tudo no site http://www.consuladoportugalrj.org.br/re
Lá vc vê as opções de obter a nacionalidade. No meu caso eu sou neta de português, e meu pai é falecido sem ter adquirido a nacionalidade portuguesa.
Explore o site, e perceba que em cada opção tem um link "Mais detalhes", clique em cima que vai dar o rol de documentos que você precisa.
Eu já fiz tudo e já mandei pelo correio, mas por enquanto só tenho o n. do processo, e pelo que se fala aqui na comunidade, ainda vai demorar bastante.
Se tiver alguima dúvida, pode perguntar, ok?
Abs e espero ter ajudado.
alexandre abre um topico pra ti, pois ai fica melhor pro pessoal te ajudar.
tudo bem? tambem tenho um parentesco com o cego do maio, meu avô era da povoa de varzim e a mãe dele se chamava maria rodrigues maio, inclusive tenho muitas informações sobre os maios, meu avô quando veio para o brasil morou um tempo ai em vitoria (decada de 30), tu és neto de portugues né? o filho do portugues ainda é vivo?
Já estve no endereço que você mencionou. Na verdade estou por enquanto obtendo as certidões com data atual para fazer as averbações. Depois disso feito é que efetivamente vou entrar no processo específico para pedir a nacionalidade por atribuição. Por favor não deixe de fazer contato e obrigado pela ajuda.
Abraço,
Alexandre
O cego de maio é meu tataravô. Se você puder mandar o nome dos seus ascendentes... estou tentando montar a arvore genealogica da família.
Qual o caal que você abriu?
Obrigado pela gentileza.
Abraço,
Alexandre
No que eu puder ajudar, conte comigo!
qual o teu e-mail pra eu poder mandar algumas coisas que tenho sobre os "maio"
segue meu e-mail
odnax@ig.com.br
É provável que sejamos parentes, pois pelo que sei a família maio de póvoa de varzim é uma só.
Abç.
Alexandre
Quando for solicitar a cidadania de minha mãe, vou ter de apresentar a certidão de nascimento ou a de casamento dela?
Sds,
Alexandre
Naquele site diz.
Primeiro vc tem que levar a certidão de nascimento dela, em inteiro teor.
Depois que ela tiver a cidadania vc vai transcrever o casamento dela, e depois o seu nascimento em Portugal.
Quando fui pedir a minha fiquei na dúvida e coloquei meu nome de casada.
Enquanto esperava pra ser atendida eu fiz outro requerimento, que eu tinha levado em branco pra qualquer emergência, com o nome de solteira, apesar de constar que eu era casada.
Ainda bem, pois tinha que ser com o nome de solteira...rssss
Obrigado pela resposta. Tem lógica porque é preciso que ela primeiro enha que "nascer" para depois casar. Valeu!!!
A certidao de nascimento do portugues é fundamental.
Quando a tenha defina se vai fazer o processo da sua mae no consulado ou por correio.
O Consulado de SP é muito eficiente. Se sua mae reside na area de influencia deste consulado podem solicitar a cidadania ai, seguindo as indicacoes do site.
Caso prefiram mandar por correio, na guia de ajuda da comunidade ha um listado de documentos necessarios.
Minha mãe mora no Rio de Janeiro. Soube que o Consulado no Rio está meio confuso, por isso questionei se era melhor fazer pelo correio.
Estou ainda na primeira fase do processo.
Tirei a certidão de casamento e obito, inteiro teor, de meu avô. Agora vou legalizá-las no Itamarati e no Consulado. Atranscrição é feita no próprio Consulado ou tenho de enviá-las para o Conselho?
Sds,
Alexandre
So ha duas formas que nos conhecamos para fazer a transcricao: no consulado ou em Portugal presencialmente pelo interessado ou por procurador.
Em um lado ou outro um dos nubentes deve solicitar. Se ambos estiverem mortos aceitam que o facam os filhos ou os netos.