Estado Civil no Formulário 1C, qual o correto a preencher?

Estou preenchendo o formulário para transcrição da minha mãe. Em sua certidão de nascimento consta averbação do casamento, e indicação de alteração do nome. Porém ela se divorciou, e voltou a usar o nome de solteira, que está no RG que enviarei também, e não consta averbação do divórcio em sua certidão, justificando a alteração do nome para solteira novamente.
Como devo preencher o formulário 1C?
Pode me gerar algum problema futuro, para minha atribuição? ou algo que possa facilitar, e não transcrever seu casamento?

Comentários

  • @Murilo Silva, coloque o nome conforme o RG de sua mãe:
    Agora quanto a transcrição de casamento, dependerá de como o estado civil dela consta na sua certidão de nascimento. Se constar casada, terá de transcrever o casamento dela.
  • Certo, e o estado civil do formulário? divorciada? mesmo não constando em sua certidão de nascimento...
  • @Murilo Silva, se quiser facilitar, peça para o cartório averbar o divórcio na certidão de nascimento dela.
    Coloque o estado civil como constar no RG dela.
    De qualquer forma, quando ela for atribuída, ela estará com o estado civil como solteira, ficando pendentes a transcrição do casamento e homologação do divórcio.
  • Entendi @caiodib,

    mas para que depois, eu faça minha atribuição, só preciso transcrever o casamento dela, correto?
  • @Murilo Silva, se ela era casada à época de seu nascimento, sim.
  • @Murilo Silva, anteriormente fiz essa pergunta aqui no fórum e fui aconselhada a não colocar divorciada, pois isso poderia prejudicar meu processo de atribuição. Fazer o divorcio é caro, pois tem que ser com um advogado de Portugal e me cobraram só de honorários 1.600,00 Euros. Veja o link. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7169/atribuicao-crc-mangualde/p7
  • @Murilo Silva,

    bom dia,
    Ao preencher o 1C, sua mãe deve falar a verdade. Ou seja, deve sim, colocar divorciada.
    Isso não atrapalhará EM NADA sua atribuição, pois ela poderá homologar o divórcio se quiser (não é obrigatório estar divorciada para que você seja atribuído).

    No 1C tem que colocar o estado civil que quando a pessoa assina o documento (ou seja, de agora).
  • Ola Pessoal, agradeço as respostas acima, tenho lido alguns relatos a respeito, porém de datas distantes, não sei se houve algum tipo de mudança.

    De qualquer forma, já está preenchido, e reconhecido a assinatura, então não terei tempo hábil para fazer outro, preenchi como divorciada pelo fato de, o nome no documento não levar mais o sobrenome do meu pai, e na fotocópia do seu RG consta uma indicação de averbação de divórcio.
    Entendo também, depois de ler alguns tópicos aqui, o divórcio só será necessário averbar em Portugal, através de advogados, caso ela queira morar lá, o que não é o caso, somente eu vou, após minha atribuição.

    Novamente agradeço a disposição e atenção de todos que responderam.
    Vou postando novidades, de acordo com o andamento do processo...

    Obrigado!
  • @Murilo Silva,

    o 1C dela está correto, como divorciada.
  • Obrigado @Marcia!
  • Olá pessoal!
    Minha avó teve a minha mãe de uma pulada de cerca do avô que era casado na época com outra mulher, minha avó depois de descobrir criou sozinha as filhas, 30 anos depois ela se casou com outra pessoa, e recentemente se divorciou.

    A certidão dela esta com as anotações do casamento e divorcio, então no formulário, pelo que li aqui preciso informar estado civil divorciada e dar entrada na atribuição para ela.

    Quando eu for entrar com processo de atribuição para a minha mãe, vou precisar transcrever esse casamento antes, mesmo ele não sendo o pai da minha mãe?

    Detalhe: Minha avó é filha do portuga e foi declarante no nascimento da minha mãe.

    Desde já agradeço a todos!
  • @marcia

    A minha mãe é divorciada mas no seu RG (que ainda está válido) o seu nome ainda é o de casada... nesse caso, eu preciso preencher o nome dela de casada no e estado civil divorciada?
  • Alguém poderia me ajudar?
    Meu pai está preenchendo o formulário 1C dele e ficou na dúvida sobre o preenchimento do estado civil. Ele é divorciado, porém o casamento dele não aparece em rg ou na certidão e nascimento de inteiro teor. O casamento dele ocorreu em outro cartório, e essas informações não existiam junto ao cartório de nascimento.
    Dessa forma, ele ficou na dúvida se colocar divorciado geraria alguma incoerência.
    Ele é filho de português, declarado pelo meu avô no dia do nascimento. Agradecido. Desculpa se já responderam caso parecido, mas tenho pesquisado bastante e não acho.
  • @fecamarinha, coloca o estado civil correto - no caso, divorciado
  • @fecamarinha, não tem motivo para ter dúvida, o estado civil a ser preenchido é o atual, divorciado.
    Se ele não alterou o nome não tem que comprovar nada quanto ao casamento, não haverá diferença no nome que consta na certidão de nascimento para o RG. Incoerência seria declarar um estado civil diferente do que é.
    Quanto ao que você disse "o casamento dele não aparece em rg", se você reparar, no RG tem um campo documento de origem, lá deve estar indicado que foi feito a partir da certidão de casamento, seria estranho ele declarar, por exemplo, "solteiro" no estado civil do 1C e apresentar um documento que indica que a origem é a certidão de casamento.
  • Obrigado pela informação Liane e Daniel. @danielhenrique eu não havia percebido que constava a origem c. Casamento. Tem razão, obrigado. Última dúvida. Nesse caso específico, tem problema não ser enviada nenhuma certidão de casamento ou não constar na de nascimento de inteiro teor? Atenciosamente
  • @fecamarinha, só tem que mandar comprovação de casamento caso tenha havido alteração no nome e, portanto, o nome no documento de identidade não seria o mesmo do registro do nascimento. O processo de atribuição é apenas o registro do nascimento, os demais atos da vida civil devem ser registrados posteriormente (casamento, divórcio, etc...)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.