Eu tenho direito?

Olá pessoal, estou com um dúvida, talvez vc´s possam me ajudar. A minha avó é filha de portugueses, mas nasceu aqui no Brasil e nunca tirou a naturalização, ela está viva ainda, porém sofre de Alzheimer. Sem ela ter tirado a cidadania, eu consigo tirar a minha?
Tenho toda a documentação dos país dela, que comprovam serem de Portugal.

Grata pela ajuda.

Bárbara Almeida

Comentários

• Bárbara, ela teria que tirar pra aí sim você ter direito.
  • Barbara no seu caso vc tem ir ao consulado portugues mais proximo a sua residência p/ dar entrada no processo de sua avó por ATRIBUIÇÃO ou fazer uma procuração caso a sua avó não poça assinar os documentos ai vc assina por ele, no seu caso tempo é um fator primordial se ela falecer vc perde o seu direito a se naturarização portuguesa
    .
  • Obrigada, pela ajuda, vou ir ao consulado mais próximo para verificar o procedimento.
  • Onde vc mora???

Geralmente nesses casos a aquisição da cidadania tem que ser um ato voluntário , ou seja sua avó deveria manifestar o interesse de obter a cidadania...
    Sua avó ainda assina?? Ela tem a doença há qto tempo? Se vc encontrar alguém com muito, mas muito boa vontade no consulado da sua cidade vc pode informar que sua avó é acamada e que ela não pode assinar o formulário 1C presencialmente no consulado e levar depois a assinatura dela e uma identificação como o RG para a conferência da assinatura...
    Antes de conseguir as certidões de seus bisavós já imprima um formulário 1C e peça para sua avó assinar e não ponha data nenhuma.... vai na fé que vc consegue
  • Oie,
    Então minha avó, está com alziemer, ela não está de cama, mas não tão lucida quanto foi um dia. Eu estou com um problema maior, eu consigo a certidão de óbito, mas não sei como vou conseguir a de casamento, minha avó não sabe onde os pais delas casaram, e eu não tenho a minima idéia?? Alguém sabe
    Moro em São Paulo, Ipiranga
  • Barbara,

faca o quanto antes uma procuracao, sua avo tem que assinar pessoalmente no cartorio, alguns cartorios oferecem servico de recolher a assinatura em casa, a procuracao tem que ser publica e legalizada no consulado, se sua avo nao se tornar portuguesa, voce perdera o direito.
  • Barbara vc já tem a certidão de nascimento de Portugal?
    Pode até ser q os seu bisavos tenha se casados em pt.
    E já esteja averbado no nascimento.
    Mais isso não lhe impede de fazer a cidadania de sua avó o q importa é o declarante do nascimento tem q ser o Portuga!
  • Eu tenho o passaporte do meu bisavô, que é português, mas ele casou aqui no Brasil. Me disseram que preciso da Certidão de Casamento, mas só tenho um papel que diz que ele foi casado. :(
  • Que tipo de procuração eu preciso fz? tem algum modelo que o consulado pede específico?
  • minha freguesia sumiu!

oi pessoal,

preciso da ajuda de vocês. é o seguinte:

minha avó nasceu em campelos no distrito de braga.

no google maps este lugar existe mas fui no portal do cidadão (site que descobri graças a comu. :p) e pedi a certidão como:

campelos - guimarães - braga.

me responderam que não havia nenhum registro.

se campelos não é freguesia como descobrir qual a freguesia agora?

agradeço desde já.
  • P/ mim esta na freguesia de vila nova.
    O registro civil a onde esta a certidão é o de Guimarães!
    Pode tbm ligar p/ eles ou mandar um e-mail perguntando como proceder
    tel:351 2534-17705
    E-mail: crc.guimaraes@dgrn.mj.pt
  • jorge, é em braga mesmo.

alexandre, muito obrigado. vou entrar em contato e posto aqui o resultado.
  • Telefone: 351253 473080 / Fax: 351253 570015
    freguesia de pontes
    http://www.cm-guimaraes.pt/htm/FRponte.htm
    freguesia de São clemente de sandes
    Telefone: 351253 575860
    http://www.cm-guimaraes.pt/htm/FRsande_s_clemente.htm

freguesia de Sandes vila nova
    Telefone: 351253 572389 / Fax: 351253 479668
    http://www.cm-guimaraes.pt/htm/FRsande_vila_nova.htm

Campelos é uma localidade e esta dentro de uma desta 3 freguesia vc tem q ligar e ver qual delas assumil campelos como pertencendo a sua junta de freguesia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.