minha freguesia sumiu!

oi pessoal,

preciso da ajuda de vocês. é o seguinte:

minha avó nasceu em campelos no distrito de braga.

no google maps este lugar existe mas fui no portal do cidadão (site que descobri graças a comu. :p) e pedi a certidão como:

campelos - guimarães - braga.

me responderam que não havia nenhum registro.

se campelos não é freguesia como descobrir qual a freguesia agora?

agradeço desde já.

Comentários

• Telefone: 351253 473080 / Fax: 351253 570015
    freguesia de pontes
    http://www.cm-guimaraes.pt/htm/FRponte.htm
    freguesia de São clemente de sandes
    Telefone: 351253 575860
    http://www.cm-guimaraes.pt/htm/FRsande_s_clemente.htm

freguesia de Sandes vila nova
    Telefone: 351253 572389 / Fax: 351253 479668
    http://www.cm-guimaraes.pt/htm/FRsande_vila_nova.htm

Campelos é uma localidade e esta dentro de uma desta 3 freguesia vc tem q ligar e ver qual delas assumil campelos como pertencendo a sua junta de freguesia.
  • P/ mim esta na freguesia de vila nova.
    O registro civil a onde esta a certidão é o de Guimarães!
    Pode tbm ligar p/ eles ou mandar um e-mail perguntando como proceder
    tel:351 2534-17705
    E-mail: crc.guimaraes@dgrn.mj.pt
  • jorge, é em braga mesmo.

alexandre, muito obrigado. vou entrar em contato e posto aqui o resultado.
  • Nomes. É complicado.

Estou na batalha a mais ou menos quatro anos. Já consegui, para teres uma idéia, acertar tudo na certidão de meu avô, lá em Portugal. Só para teres idéia, descobri que minha avó, brasileira, casada com meu avô português, teve em sua vida cinco nomes diferentes. E para cada certidão que tive que alterar, foi montado um processo com documentos comprovando o que queria que fosse alterado. Isso pode ser feito por ti através do Cartório ou por um advogado. Estou na fase de acertar os nomes na certidão de meu pai para solicitar a cidadania dele para depois partir para minha e por fim a do meu filho que é meu último passo. O processo em andamento é para alteração do nome de minha bisavó por parte de pai.
    Primeiro vou te perguntar se consultaste, no Consulado se tens direito a esta cidadania? Digo isso, por já ter a tua mãe falecido.
    Se tens, é preciso também saber o que consta, em termos de nomes, na tua certidão. O caminho seria fazer o assentamento do casamento da tua mãe em Portugal. E partir deste assento a tua cidadania. Se tua mãe foi citada na tua certidão, o ideal seria somente reverter o nome dela através de processo, utilizando a Certidão portuguesa dela que tens em mãos, aí sim, sem citar a naturalização como te foi sugerido.
  • Obrigada pelas dicas, Maestro Alex e Esperança!

Na minha certidão de nascimento, consta o nome da minha mãe reduzido, sem o sobrenome Garcês. Já na certidão de nascimento dela (portuguesa), consta Maria Margarida Garcês Gomes e não há nenhum registro de naturalização, nem casamento, porque meu pai era desquitado e naquela época, não existia o divórcio.

Já os nomes dos avós maternos, estão corretos em ambas as certidões: portuguesa dela e brasileira, minha.

Então, vou tentar a correção no cartório, pessoalmente. Se negarem, constituirei um advogado para pedir judicialmente.
    Depois da correção do nome, farei o registro do óbito na conservatória do Funchal e entrarei com o processo requerendo a cidadania.

Assim que tiver algum resultado, posto aqui.
    Mais uma vez, agradeço a ajuda de todos!
  • Nomes. É complicado

Por outro lado, é preciso verificar a situação da naturalização da tua mãe. Eu tenho uma colega que se naturalizou e, para poder fazer a cidadania das filhas, ela teve que reverter a naturalização em Portugal. Não sei se continua assim.
    Desculpa se estou pondo um pouco de areia,mas eu já andei tanto por essas questões de nomes. Como disse estou com um processo em andamento para alteração do nome de minha bisavó por parte de pai. Eu teria um monte de coisas para te dizer. O que estiver ao meu alcance... Teoricamente, tua mãe teria que ter te registrado, pois não era casada. Então, daí, vem uma série de questionamentos. Acho que não cabe aqui. Teríamos que ficar trocando uma série de informações. Se quiseres podes me add e fazer as questôes que quiseres. Acho que, por enquanto, é isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.